Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Homem toma 24 latas de red bull e seu coração incha para fora do peito #boato

Homem toma 24 latas de red bull e seu coração incha para fora do peito #boato

Boato – Vídeo mostra equipe médica atendendo homem que tomou 24 latas de red bull. Inchaço do coração o fez bater praticamente fora do peito.

Já faz um tempo, a mídia tem alertado para os perigos de se tomar energético em excesso. O alerta recai principalmente sobre os jovens que costumam misturá-lo a bebidas alcoólicas em festas.

Com doses de cafeína, Vitamina B e taurina, os energéticos também são muito utilizados por quem precisa/adora trabalhar muito. No entanto, como acontece com quase tudo, passar do ponto na bebida pode causar problemas preocupantes, como tremores e taquicardia.

Nesse clima de cuidados e incertezas, um vídeo impressionante se espalhou (por vários países) na internet. Cerca de 35s de imagens mostram uma equipe médica atendendo a um homem que tem o coração prestes a explodir. Por razões óbvias não mostraremos o vídeo aqui, mas é isso mesmo, com um inchaço avermelhado do lado esquerdo do peito, um homem se contorce de dor enquanto o que parece ser seu coração está prestes a explodir. Com o vídeo, a seguinte legenda: “‘CUIDADO!!! Você que diz que energético é gostoso, e curti tomar algumas latas com álcool olha o efeito que dá’”.

Vídeo: é falso que viúva de Eduardo Campos, Heloísa, escreveu texto sobre Lula

O vídeo realmente não é bonito, mas já ultrapassou 53 mil compartilhamentos e apesar de ter sido postado em um perfil do Facebook há duas semanas, essas imagens rodam pelo Youtube com descrições em diferentes idiomas desde o ano passado.

Na maioria das postagens afirma-se que a causa do problema foi o excesso de energéticos e em nossas buscas encontramos até uma descrição dizendo que o homem é o cantor Cristiano Araújo logo depois do acidente que resultou em sua morte. Pois bem, todas essas versões são falsas.

A verdade é que o vídeo mostra um homem que sofreu fraturas múltiplas nas costelas, o que acarretou um agravante chamado de respiração paradoxal. Consultamos um profissional da saúde que esclareceu as imagens e que nos explicou que ingerir energético em quantidade excessiva não causaria a lesão mostrada no vídeo. Alguns comentários antigos também já explicavam o mesmo e tudo foi desmentido no site Snopes em julho passado. Mesmo assim a história continua sendo compartilhada na web.

Além disso, no próprio Youtube há vários outros exemplos de acidentes semelhantes e sem qualquer relação com a ingestão de red bull. No fim, o vídeo é verdadeiro, porém a causa do problema não, o que faz dessa história de coração batendo fora do peito por causa de 24 latas de energético, #boato.