Hoax sobre ex-paquita Patrícia usa foto de Luciana Vendramini

Boato – Ex-paquita teria se envolvido com drogas e, pouco antes de morrer, escreveu carta alertando os jovens do Brasil.

Um dos textos que mais circulam na internet é um suposto relato de Patrícia, uma menina de 17 anos da cidade de Florianópolis que se envolveu com drogas. De acordo com o texto (publicado neste artigo do Boatos.org), Patrícia foi paquita do programa da Xuxa, teve que se prostituir e pegou Aids. A carta teria sido escrito antes de a ex-paquita morrer.

Outra postagem do Boatos.org já esclareceu que o conteúdo da carta não é verdadeiro. Você pode ler com detalhes neste link, mas vamos resumir alguns tópicos por aqui:

– Cronologicamente, a história não fazia sentido. O texto falava que Patrícia morreu em 1997 e teria sido paquita aos 13 anos. Só que em 1993, o programa não existia.

– Além disso, o texto falava que ela morreu com 24 quilos e dois meses após descobrir que tinha Aids. Seria muito pouco tempo para a doença matá-la.

Na outra versão do hoax, foi utilizada uma foto de Fernanda Barroso, ex-namorada do jogador Neymar. Já na versão que começou a circular com força em novembro de 2013, foi utilizada uma montagem mostrando um “antes e depois” da suposta Patrícia. Detalhe: a imagem mostra a comparação entre os anos de 2004 e 2007. Isso contradiz totalmente o texto. Mas quem seriam as pessoas das imagens?

Uma das imagens é realmente de uma paquita. Trata-se da atriz Luciana Vendramini, que posou nua na Playboy em 1987 antes dos 18 anos e usou fantasias de paquita em algumas das imagens. Essa matéria do IG mostra, inclusive, a imagem da atriz utilizada no hoax e fala do projeto de ela apresentar um programa sobre sexo.

Já a imagem de “Patrícia em 2007” é de uma foto usada tradicionalmente em campanhas antidrogas no mundo. Trata-se, na realidade, de um ensaio fotográfico feito em 2005. Não conseguimos verificar se a modelo é realmente uma viciada em crack. Mas com certeza não é nenhuma ex-paquita.

Sendo assim, reafirmamos que a história não passa de uma farsa da internet. Desta vez utilizando uma imagem diferente.

Leia na íntegra o texto que fala da trajetória da ex-paquita Patrícia

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet