Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > “Estudo do Japão” revelado em vídeo contraria evidências científicas e não comprova que vacinas fazem mal

“Estudo do Japão” revelado em vídeo contraria evidências científicas e não comprova que vacinas fazem mal

Grupos de estudos sobre problemas com a vacina no Japão prova que imunizantes fazem mal, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – O “grupos de estudo de problemas com vacinas nos Japão” revelou que as vacinas fazem mal e não devemos nos vacinar porque 201 problemas estão relacionados aos imunizantes.

Análise

A pandemia arrefeceu, as vacinas foram uma das grandes responsáveis e, por incrível que pareça, ainda tem gente espalhando desinformação sobre imunizantes contra a Covid-19.

A mais nova história aponta para um suposto estudo que teria ocorrido no Japão. De acordo com textos e vídeos que estão sendo publicados na internet, um “grupo de estudo de problemas com vacinas” teria revelado que a vacinação é um grande mal.

O grupo teria revelado que os imunizantes causariam 201 doenças e, claro, deixam intrínseco que o melhor a fazer é que não deveríamos nos vacinar. Leia algumas das mensagens que estão circulando online:

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Versão 1: JAPÃO: Grupo de Estudo de Problemas com Vacinas realizou uma COLETIVA DE IMPRENSA para relatar os resultados de investigações de eventos adversos das injeções: “Os médicos nunca viram isso. Elas podem ocorrer em todo o corpo, várias doenças podem ocorrer simultaneamente.”

Versão 2: Japão 🇯🇵 Wowsers 🔥 Conferência de imprensa sobre efeitos colaterais da Vax 🔥 “201 doenças foram identificadas com 3.071 artigos escritos sobre efeitos colaterais. É sem precedentes na história da humanidade” “Doenças do coração, rins, tireóide, diabetes, fígado, pele, olhos, sangue, nervos, cérebro e pulmões foram relatados” Houston, temos um problema 

Checagem

Por se tratar de uma questão gravíssima (não é exagero dizer que é de vida ou morte), não vamos deixar esta checagem batida. Por isso, vamos responder às seguintes questões: 1) O tal grupo de estudos do Japão prova mesmo que as vacinas fazem mal e causam 201 doenças? 2) O que podemos falar dos pesquisadores do tal “grupo de estudos” do Japão? 3) É verdade que as vacinas fazem mais mal do que bem?

O tal grupo de estudos do Japão prova mesmo que as vacinas fazem mal e causam 201 doenças?

Não. Desde o início da pandemia, o que não faltou em fake news foram grupos de pseudoespecialistas que apontariam para os “males” da vacinação. Infelizmente, este é mais um caso.

Para começar, o que é chamado de pesquisa não passa de uma meta-análise de notificações que não comprovam a relação entre vacinas e males citados. Além disso, o grupo (assim como outros) tem ido contra o consenso científico de que as vacinas contra a Covid-19 têm mais benefícios do que riscos.

O que podemos falar dos pesquisadores do tal “grupo de estudos” do Japão?

Eles já espalharam outras alegações classificadas como falsas por serviços de checagem e autoridades do Japão. Além disso e, ao contrário do que transparecem as mensagens, os trabalhos deles atacando as vacinas não estão em âmbito acadêmico e sim fazem parte de um grupo privado.

Vale apontar, novamente, que o que eles apontam vai contra o consenso cientifico. Por mais possam haver efeitos colaterais (em minoria, pesados) em relação às vacinas, não podemos esquecer que o “efeito colateral” de pegar Covid-19 sem se vacinar seria muito pior: um caso grave ou até a morte.

É verdade que as vacinas fazem mais mal do que bem?

Não é. Precisamos, em alguns casos, ser redundantes, e seremos. O risco de uma pessoa (principalmente quando a pandemia estava descontrolada) contrair a doença e morrer sem estar vacinada era muito maior do que quem estava vacinado.

Por outro, os riscos de eventos adversos graves da vacinação são raríssimos. Ou seja: as mesma pessoas que falam de supostos casos graves (muitos não comprovados) de efeitos da vacina são os que ignoram as milhões (sim, milhões) de mortes causadas por quem não se vacinou.

Conclusão

Boato sem comprovação 👎

Deveríamos colocar como fake news, mas vamos ser “conservadores” e classificar a história como “boato sem comprovação”. Não é verdade que o grupo do Japão “provou” os males da vacina. Trata-se de mais um discurso negacionista que circula online.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).