Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Adultos e idosos têm direito a fraldas de graça na Farmácia Popular #boato

Adultos e idosos têm direito a fraldas de graça na Farmácia Popular #boato

Boato – Na Farmácia Popular do governo, adultos e idosos que apresentarem receita de uso contínuo podem pegar até 40 fraldas geriátricas de graça a cada dez dias.

Em termos de cuidados com a saúde, a terceira idade é, sem dúvida, o período mais crítico. Ao ponto que doenças e complicações aparecem, gastos com serviços de saúde (como planos de saúde) ficam cada vez mais caros. Em meio a esta situação, uma notícia está deixando algumas pessoas mais aliviadas.

De acordo com mensagens que circulam no WhatsApp e redes sociais, o programa Farmácia Popular dá, de graça, fraldas geriátricas para adultos. Para ganhar, só seria preciso levar a receita médica e pegar o produto (com um limite de 40 fraldas a cada 10 dias). Leia a mensagem que circula online:

Versão 1: Gente na farmácia popular do governo , Vocês podem pegar fralda de graça,para adulto ,basta pedir a receita de uso contínuo, para o medico, que o paciente usa fralda e ir na farmácia, você tem direito a 40 fraldas de 10 em10 dias .Vamos divulgar para mais gente ficar sabendo dos nossos direitos.

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

Versão 2: Idoso tem direito a fralda geriátrica gratuita na farmácia popular. Por este programa, é possível comprar este produto, de marcas pré-selecionadas, com desconto de até 90%. Basta apresentar CPF, documento com foto e indicação médica para a utilização do produto nas farmácias credenciadas.

Adultos e idosos têm direito a fraldas de graça na Farmácia Popular?

A notícia empolgou muita gente. Mas será mesmo que, pelo Programa Farmácia Popular, é possível pegar as fraldas geriátricas de graça só com a receita médica? A resposta é não. Para você entender tudo, vamos aos fatos.

Quando nos deparamos com a informação (que tem algumas características de boatos como ser vaga, alarmista, ter erros de português e não citar fontes confiáveis), resolvemos buscar mais detalhes. E aí achamos uma notícia boa e uma ruim.

A notícia boa é que, de fato, há benefícios do programa Farmácia Popular envolvendo fraldas geriátricas. A ruim é que não é distribuição de “fraldas de graças” e sim com desconto de 90%. Veja o que diz o site do Ministério da Saúde sobre produtos da categoria “copagamento”:

Já os valores de referência dos medicamentos que são da Modalidade Copagamento, Dislipidemia (colesterol alto), Doença de Parkinson, Osteoporose, Rinite, Glaucoma, Anticoncepcionais e Fraldas, o Ministério da Saúde paga até 90% do valor comercializado e o cidadão 10%.

O site da marca Bigfral explica como é procedimento para a retirada das fraldas geriátricas pelo programa Farmácia Popular. Ao contrário do que diz o texto, apenas idosos com mais de 60 anos e com uma lista de documentos têm direito ao desconto. Leia:

Com objetivo de ampliar o acesso da população a medicamentos essenciais para tratamento de diversas doenças, foi criado o Programa Farmácia Popular. Um programa que oferece desconto de até 90% sobre o valor de referência calculado pelo governo e garante o acesso a diversos medicamentos para diversas finalidades. O Programa possui uma rede própria de Farmácias Populares e a parceria com farmácias e drogarias da rede privada, chamada de “Aqui tem Farmácia Popular”.

Em 20 de outubro de 2010 passou a constar na lista do governo, fraldas adultas: o único não medicamento disponível pelo programa. Tem acesso ao programa e consequentemente a compra de Produtos Bigfral os pacientes com mais de 60 anos. A compra com desconto poderá ser realizada a cada 10 dias nas farmácias conveniadas ao Programa. É liberada a compra de até 40 fraldas por vez, mediante a apresentação da receita médica que tem validade de 4 meses.

Já deu para ver que a mensagem que circula online está equivocada. Mas calma que, para além do desconto, há ainda outra esperança. Em algumas cidades, há programas de entrega de fraldas geriátricas (não sabemos se ainda estão em vigência). Achamos três exemplos: Sorocaba (SP), Vila Velha (ES) e Campo Grande (MS). Aí cabe a você verificar que se Prefeitura da sua cidade fornece o benefício.

Resumindo: apesar de existir um desconto no programa Farmácia Popular para fraldas geriátricas e elas serem entregues em algumas cidades, a informação que circula online é falsa. Não adianta ir com receita médica só na Farmácia Popular e achar que é só retirar as fraldas de graça.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.