Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Fotos mostram pessoas infectadas pelo vírus Mayaro #boato

Fotos mostram pessoas infectadas pelo vírus Mayaro #boato

Boato – Imagens que estão circulando na internet mostram infecção pelo vírus Mayaro. Sintomas incluem olhos vermelhos e manchas pelo corpo.

Pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) divulgaram um dado preocupante na última semana. Após diversas análises, os estudiosos confirmaram que, em 2016, três pacientes da cidade de Niterói (RJ) foram infectados pelo vírus Mayaro.

Transmitido por mosquitos do gênero Haemagogus (que vivem em matas e também são responsáveis por transmitir a febre amarela silvestre), o vírus é conhecido por ser um ‘primo’ da chikungunya (causando sintomas muito parecidos, como dor nas articulações e febre).

E, nas redes sociais, publicações estão afirmando que pacientes infectados já foram fotografados e a prova seriam fotos que estão circulando na internet. As imagens mostram pessoas com olhos vermelhos e manchas pelo corpo.

Fotos mostram pessoas infectadas pelo vírus Mayaro?

As imagens causam grande desconforto (e, por esse motivo, não vamos publicá-las aqui), mostrando pessoas com olhos bastante vermelhos e uma criança com manchas pelo corpo. A descoberta da infecção pelo vírus Mayaro no Rio de Janeiro causou verdadeira preocupação, mas será que as fotos que andam circulando nas redes sociais realmente mostram pessoas infectadas pelo vírus que causa a febre Mayaro? A resposta é não! Se você quiser mais detalhes, então continua lendo.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Vamos lá! Para começo de história, as publicações apresentam diversas características de boatos online já observadas em outros textos desmentidos pela equipe do Boatos.org. São vagas (não dizem onde e nem quando as imagens foram registradas e muito menos quem são as pessoas), alarmistas (muito!) e não citam fontes confiáveis.

Vale ressaltar que usar fotos chocantes para divulgar determinadas doenças (ou situações envolvendo saúde) é uma situação bastante recorrente na internet. Aqui no Boatos.org já desmentimos algumas delas, como o caso da foto que mostraria o pé de uma cliente após contrair uma infecção de pé em uma manicure e também a imagem de uma pessoa infectada pelo novo inseto assassino que espalharia um vírus mortal.

Mas toda a farsa dessa história é facilmente identificada após uma análise das imagens das supostas pessoas infectadas. Nas primeiras fotos (que mostram os olhos bastante vermelhos), na realidade, as pessoas estão com um quadro severo de conjuntivite. As imagens, inclusive, foram retiradas de sites que falam sobre a doença.

Já a foto que mostra um menino com diversas manchas no corpo, na verdade, trata-se de uma pessoa infectada pela febre chikungunya. A imagem foi retirada de uma matéria sobre a doença na Colômbia.

Em resumo: a história que diz que fotos mostram pacientes infectados pelo vírus Mayaro é falsa! As imagens que aparecem nas postagens não mostram infecções causadas pela febre mayaro. As fotos dos olhos vermelhos retratam um quadro severo de conjuntivite, enquanto a imagem das manchas é um quadro de febre chikungunya na Colômbia. Ou seja, não encontramos nenhuma foto de pessoa infectada pelo vírus Mayaro. Até a próxima!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.