Foto falsa: mulher dá a luz em frente à maternidade Bom Pastor

Foto mostra mulher dando luz a recém nascido
Foto mostra mulher dando luz a recém nascido

Boato – Após não ser atendida, uma mulher se sentou na rua, e sem perceber, um bebê caiu no chão. Isso teria acontecido na maternidade Bom Pastor, da cidade de Queimados (RJ).

Esse é mais um exemplo de “foto denúncia” que não passa de uma montagem, mas que faz sucesso na rede. Desde o mês de dezembro de 2013, circula na internet uma imagem de uma mulher negra sentada na rua e um bebê caído no chão. Não se sabe a origem da mensagem, mas faz uma denúncia contra a maternidade Bom Pastor, da cidade de Queimados, no Rio de Janeiro. Leia:

Descaso é isso aqui, ó: Ontem, uma mulher chegou à maternidade da “Bom Pastor” sentindo fortes dores em sua barriga. O médico se virou e disse à ela que ainda não estava na hora de seu bebê nascer. A mulher atravessou a rua, voltou à sentir dores, sua bolsa estourou e seu bebê caiu no chão. E ainda há quem passe a mão na cabeça desses médicos safados! Alegaram falta de incubadoras. É o ápice do ridículo! Me enoja! Me faltam as palavras! Lamentavelmente, é mais uma vida que se vai. Brasil, mostra a tua cara!

Esta é outra versão do boato:

É um absurdo as coisas que acontecem nesse país. Essa senhora foi até uma unidade de saúde em Queimados no RJ e lá disseram que as dores que ela sentia não era nada. A mandaram de volta para casa sem ao menos consultá-la, alguns minutos depois ela sentou-se na praça proxima a unidade de saúde, começou a passar a mal…. e a imagem mostra o que aconteceu. Mas tudo bem não é? Ano que vem tem carnaval, tem copa do mundo e com certeza mais vítimas da Saúde e Educação dessa m… de país. Brasil – um país de tolos

Como podemos ver, a imagem causou indignação nas pessoas. Tanto que as mensagens têm muitos xingamentos e pouca informação. Resolvemos procurar na internet mais informações a respeito do caso. Não encontramos uma matéria que falava do tal “flagra”. Será que não seria uma pauta para veículos de mídia?

Só para constar, a tal maternidade Bom Pastor, de Queimados, tem um histórico de problemas com recém nascidos. Essa reportagem da Record fala de um caso mal explicado de morte de um bebê. O mesmo caso é relatado pelo jornal Extra. Mas nada do tal caso que viralizou em redes sociais. Porque será?

Resolvemos, então, analisar a tal imagem. Alguns fatores apontam que se trata de uma montagem. O primeiro é relativo a própria lógica da imagem. Será que ninguém faria nada para ajudar a mulher? E se ela estivesse acabado de dar a luz, será que não estaria com outra expressão? Afinal, ter um bebê não é uma das tarefas mais fáceis.

Tem mais: a cor do bebê destoa da cena. Note que há luz do sol incidindo na perna da mãe, mas ela não passa para a parte onde está a poça de água e o bebê. Além disso, não há respingos de líquido na parede em que ela está sentada. Note que a poça de água vai até uma distância considerável. Por fim, o bebê parece ser muito claro para ser filho da mulher negra. Esse indícios apontam que a história é falsa e que a foto é uma montagem.

Compartilhe este artigo:

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

7 comentários em “Foto falsa: mulher dá a luz em frente à maternidade Bom Pastor

  • 20/04/2014 em 00:57
    Permalink

    a maternidade do interior da bahia ” ALAGOINHAS” não é indiferente da do rio de janeiro …

  • 19/04/2014 em 15:06
    Permalink

    Não tem uma gota de sangue ou de líquido nas pernas ou no vestido, só no chão …

  • 17/04/2014 em 22:48
    Permalink

    Se e fake eu não sei, mais se pesquisarem no google maps irão ver que em frente a essa maternidade não existe pedras portuguesas e não há indícios de canteiros com arvores, isso já fica estranho. Agora sobre o comentário em relação da cor da mãe e do bebê nada haver, isso só mostrou o preconceito que existe, tenho amigas negras que os filhos são brancos, isso depende da genética.

    • 14/04/2014 em 01:54
      Permalink

      Esse vídeo que só mostra a foto com uma narração amadora no fundo também não prova que o evento aconteceu na República Dominicana. Provavelmente pegaram a foto — que com certeza é uma montagem — na internet e fizeram sua própria propaganda barata com ela.

  • 17/03/2014 em 17:01
    Permalink

    É óbvio que essa foto é montagem. Pesquisei a noticia na WEB em sites de noticia e não tem nada. Bebes não “caem” de suas mães sem que elas sintam. O descaso acredito que seja verdadeiro.

Fechado para comentários.

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)