Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Fiocruz está alinhada com traficantes e com a esquerda para controlar Ministério da Saúde #boato

Fiocruz está alinhada com traficantes e com a esquerda para controlar Ministério da Saúde #boato

Fiocruz está alinhada com traficantes e com a esquerda para controlar Ministério da Saúde, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Atenção! Descobriram que a Fiocruz está alinhada com traficantes de Manguinhos e com a esquerda para controlar o Ministério da Saúde.

Além de desmentir notícias falsas, uma das ideias que tivemos na criação do Boatos.org era expor o quanto de notícias falsas absurdas circulavam na internet. E, hoje, temos um exemplo de uma fake news que, literalmente, seria cômica se não fosse trágica.

Junto com um áudio antigo de Mayra Pinheiro (secretária da Gestão do Trabalho do Ministério da Saúde e chamada de “Capitã Cloroquina”), há uma mensagem que aponta que a Fiocruz se uniu a esquerda e traficantes para “controlar” o Ministério da Saúde. Leia a mensagem que circula online:

ATENÇÃO! ATENÇÃO! ATENÇÃO! ATENÇÃO! URGENTE! URGENTE! URGENTE! URGENTE! MUITO GRAVE! MUITO GRAVE! OBS: NESSES 2 ÁUDIOS VAZADOS, JUNTAMENTE COM ESSA FOTO , DRa. MAYRA, COMO APARECE EM AUDIO, INFORMA QUE O PRESIDENTE BOLSONARO TEM QUE SER INFORMADO DO QUE ESTA ACONTECENDO DENTRO DA FIOCRUZ, ONDE A MAIORIA DAS PESSOAS QUE TRABALHAM NO LABORATÓRIO, SÃO TODOS DE ESQUERDA E ESTÃO TODOS ALINHADOS COM TRAFICANTES DAS MESMA FACÇÃO DE MANGUINHOS QUE DORMEM NOS APARTAMENTOS CEDIDOS PARA OS CIENTISTAS QUE VEM DE FORA FAZER PESQUISAS. ESSES APARTAMENTOS SÃO COLOCADOS A DISPOSIÇÃO DE TRAFICANTES COM SEGURANÇAS TOMANDO CONTA DELES.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

OBS: A DENÚNCIA É TÃO GRAVE QUE A PESSOA QUE ESTÁ FALANDO TEM MEDO DE SER DESCOBERTA E MORTA. OBS: NA ( FIOCRUZ ) TODA ÁREA DO CONSELHO NACIONAL DA SAÚDE DO BRASIL, ESTÃO EM CONLUIO COM A ESQUERDA MANIPULANDO E CONTROLANDO TODO O MINISTERIO DA SAÚDE. URGENTE! U. R. G. E. N. T. E U. R. G. E. N. T. E U. R. G. E. N. T. E DIVULGUEM!!!!!!!! DIVULGUEM!!!!!!!! DIVULGUEM!!!!!!!!

Fiocruz está alinhada com traficantes e com a esquerda para controlar Ministério da Saúde?

A mensagem circulou com força em redes sociais e serviu para inflamar adoradores do presidente Jair Bolsonaro. Porém, não há qualquer prova de que a Fiocruz tenha pacto com traficantes e com a esquerda para “controlar o Ministério da Saúde”.

Antes de falar sobre essa história, queria só fazer um comentário sobre o áudio de Mayra Pinheiro. De acordo com essa matéria da revista Piauí, o áudio em questão foi gravado em maio de 2019 e, nele, Mayra teria dito que a Fiocruz tem um pênis na porta de sua sede, tapetes com a figura de Che Guevara, figurinhas do Lula livre e da Marielle vive por todos os locais.

Ainda em 2019, eu tive a felicidade de participar de uma mesa redonda sobre fake news na Fiocruz em Brasília. No evento, eu, inclusive (como por ser visto no vídeo abaixo), havia alertado sobre como notícias falsas podem induzir ações da população em um surto (usando o exemplo do surto da febre amarela em São Paulo).

Na ocasião, pude entrar no prédio-sede da Fiocruz em Brasília. E, pasmem, não vi nenhum tapete do Che Guevara, adesivos do Lula Livre e da Marielle Vive ou, ainda, um “pênis na porta”. Com isso, temos três possibilidades: 1) Esconderam tudo na minha visita. 2) Os aparatos estão em outra sede. 3) O áudio deu uma informação errada (até porque se a denúncia fosse real, teríamos provas como fotos ou processos administrativos internos, não).

A resposta sobre a denúncia dos “traficantes” e do “esquerdismo” segue a mesma toada. Apesar de a mensagem (que tem todas as principais características de boatos online como ser vaga, alarmista, com erros de português e não citar fontes confiáveis) apontar uma denúncia gravíssima (um caso de polícia, inclusive), não há qualquer prova de que traficantes usem o prédio da Fiocruz.

Tentamos achar um lastro (o mínimo que seja) que comprove a tal tese de que traficantes estão dominando a Fiocruz. O máximo que há é uma notícia de 2011 que aponta que a polícia prendeu cinco traficantes que estavam escondido na fundação. Na época, havia a suspeita de que um funcionário teria envolvimento no caso.

Apesar de existir um relato, o fato é que se trata de um acontecimento de dez anos atrás e, desde então, não houve nenhum incidente do tipo no local. Vale apontar, também, que não se tratava de algo sistemático e que denúncia envolvia um funcionário (que foi preso na época).

Sobre o tal conluio com a “esquerda”, já desmentimos essa tese em outro texto. Novamente, não é possível dizer que a Fundação Oswaldo Cruz está em conluio com a esquerda para “derrubar” Bolsonaro. Ao contrário! Junto com o Instituto Butantan, a Fiocruz é a instituição brasileira que está a frente da produção de vacinas contra a Covid-19. Ou seja: não está “jogando contra”.

Resumindo: assim como no áudio citado, a mensagem que circula online é um amontoado de acusações sem provas e sem fontes. Não é verdade que a Fiocruz (em 2021) está em conluio com traficantes e não há qualquer prova de que a fundação tenha um conluio com a esquerda para derrubar Bolsonaro. Acusações como essa precisam mais do que “palavras ao vento” para serem levadas a sério.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3aIzl5T
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3w3sv3d
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3wa3LY1