Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Fernando Parrillo, dono da Prevent Sênior, diz que dados de mortes por coronavírus estão sendo escondidos #boato

Fernando Parrillo, dono da Prevent Sênior, diz que dados de mortes por coronavírus estão sendo escondidos #boato

Fernando Parrillo, dono da Prevent Sênior, diz que dados de mortes por coronavírus estão sendo escondidos, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Áudio enviado pelo CEO da Prevent Sênior, Fernando Parrillo, diz que dados corretos sobre o coronavírus no Brasil não estão sendo divulgados e que já morreram nove pessoas no hospital do Plano de Saúde. 

O número de boatos na internet sobre o novo coronavírus e a Covid-19 tem chegado a níveis alarmantes. E para piorar, a desinformação sobre o assunto acaba gerando um pânico desnecessário que pode levar a ações irracionais. Nesse sentido equipe do Boatos.org tem trabalhado para tentar desmentir o maior número de fake news possíveis. E nos últimos dias, uma história tem chamado a atenção nas redes sociais.

De acordo com a publicação, um áudio do CEO da Prevent Sênior (plano de saúde que atendia as duas primeiras vítimas de Covid-19, em São Paulo), Fernando Parrillo, indicaria que os dados reais do novo coronavírus no Brasil estão sendo escondidos. Segundo o áudio, o número de mortes, de pessoas infectadas e em estado grave pela Covid-19 no Brasil seria muito maior. O áudio indica que nove pessoas contaminadas pela Covid-19 já morreram no hospital da Prevent Sênior. Confira:

“Oi, Fabiana! Brigado, brigado pelas palavras. Realmente não está sendo fácil, a responsabilidade é enorme. É, estamos todos muito preocupados, porque os dados não tão sendo falados, não está sendo falado a verdade pra população. Então, nós tivemos ja nove óbitos.

Vídeo: é falso que viúva de Eduardo Campos, Heloísa, escreveu texto sobre Lula

Ontem, de ontem pra hoje e não tão noticiando, não estão falando. Então, assim, no Einstein, a gente deve ter mais de cem pacientes na UTI que não estão falando, no Sírio Libanês. Então, minha preocupação não é só com o Prevent Sênior, que é o público que mais vai ser prejudicado, mas é com a população em geral, porque eles tão ocupando todos os leitos, né, os pacientes doentes e precisaremos de leitos pros nossos filhos, maridos, né? Pessoas da nossa idade, e nós não vamos ter.

Então, assim, e esses dados não estão sendo falados, num tá se comentando. Tem que fechar o país urgentemente, sabe? Isole todo mundo que você conseguir, passe a mensagem pra todos, isola, isola mesmo. Nós precisamos de um período de isolamento pra que o vírus não se propague na mesma velocidade, ele se propague mais lentamente, e a gente consiga consiga suportar essa demanda violenta de pacientes doentes, entubados e morrendo. Então, assim, é preciso que todos tenham muita consciência nesse momento, que não é do jeito que tá sendo passado.

É muito, mas muito mais grave. Então, é, assim, eu agradeço a sua mensagem, mas eu passo essa mensagem pra você, pra que você distribua pras pessoas. Que elas fiquem alertas, se protejam em casa, no sentido de não se contaminarem, pra não contaminar o outro. É o que nós devemos fazer nesse momento e, realmente, exigir das autoridades que realmente eles divulguem os verdadeiros dados pra que a população consiga se defender, tá bom? Um grande abraço, muito obrigado pela mensagem”.

Fernando Parrillo, dono da Prevent Sênior, disse que dados de mortes por coronavírus estão sendo escondidos?

A informação caiu como uma bomba nas redes sociais e alimentou (mais ainda!) o pânico de algumas pessoas. Mas será que essa história de que o Brasil estaria escondendo os verdadeiros dados sobre a Covid-19 é verdadeira? Não é!

Vamos aos detalhes! O áudio surge em um contexto onde as mortes por Covid-19 no Brasil já são reais. Além disso, Fernando Parrillo já gravou outros materiais tentando explicar a situação do novo coronavírus em São Paulo. Mas, apesar do CEO da Prevent Sênior ter, de fato, gravado dois áudios falando sobre a gravidade da Covid-19, o áudio da história de hoje não é de Parrillo e ainda apresenta informações equivocadas.

O primeiro ponto que chama a atenção nessa história toda é a acusação de que os dados verdadeiros estão sendo escondidos e de que há nove mortes confirmadas no hospital da Prevent Sênior. Ao pesquisar nos canais oficiais de comunicação da operadora de saúde, encontramos os dados divulgados pela Prevent Sênior. E, bem, eles contradizem totalmente o que é apontado na história. No dia 18 de março de 2020, o plano de saúde informava apenas duas mortes de assistidos em decorrência da Covid-19.

Essa discrepância no número de mortos chama a atenção. Além disso, a teoria da conspiração que indica que alguém está escondendo dados, simplesmente, não faz sentido. Se houvesse algo do tipo, a Prevent Sênior poderia divulgar os supostos dados verdadeiros em seus canais de comunicação, uma vez que poderia provar tudo.

Resolvemos, então, buscar por mais detalhes sobre essa história, porém, não encontramos nada que sustentasse a teoria. Pelo contrário, acabamos nos deparando com um desmentido. Como apontamos anteriormente, Fernando Parrillo enviou dois outros áudios falando sobre a pandemia, mas o material de hoje é falso. O Estadão elaborou um texto apontando os equívocos da publicação e destaca a inconsistência dos números apontados pela publicação quando comparados com os dados divulgados pela própria Prevent Sênior.

Por fim, ao comparar as voz do áudio com outros materiais produzidos por Fernando Parrillo, é possível perceber que as vozes são diferentes.

Em resumo: a história que diz que Fernando Parrillo, CEO da Prevent Sênior, gravou um áudio afirmando que o Brasil está escondendo os dados verdadeiros sobre a pandemia no país é falsa! Os próprios dados divulgados pela operadora de saúde são diferentes daqueles apresentados no áudio. Além disso, a voz de Parrillo não parece com a voz do homem da gravação. Por fim, outros serviços de fact-checking já desmentiram a informação. Ou seja, tudo não passa de balela. Até a próxima!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164. 

Confira a lista de todas as fake news sobre o novo coronavírus

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/2WpysZT