Enfermeira Mônica Calazans já havia sido vacinada contra a Covid-19 #boato

Boato – A aplicação da vacina Coronavac na enfermeira Mônica Calazans foi uma farsa. Na realidade, ela já havia sido vacinada duas vezes contra a Covid-19.

Agora é real e oficial! Finalmente, temos uma vacina contra a Covid-19 sendo aplicada na população do Brasil. Só que, mesmo com essa boa notícia, parece que há pessoas que não estão muito felizes com a novidade. A prova disso está em uma teoria da conspiração que começou a circular na internet, olha só, entre perfis favoráveis ao presidente Jair Bolsonaro.

De acordo com mensagens e até um vídeo de um youtuber bolsonarista, a vacinação de Mônica Calazans foi uma farsa. Isso teria ocorrido porque a enfermeira, de acordo com as mensagens, já havia sido vacinada. Leia algumas das mensagens que estão viralizando por aí:

Versão 1: A internet rapidinho descobre as fralcatruas dos governos. Olha ai mais uma farsa do governo Doria. A enfermeira “vacinada” hoje no Show do Doria já era cobaia da vacina chinesa. Alguém do marketing esqueceu de apagar os rastros da notícia sobre isso, em 08 de janeiro. É certo que a enfermeira recebeu hoje uma dose de qualquer outra coisa. Foi apenas uma performance artística, senhoras e senhores.

Versão 2: Essa enfermeira que fez todo um teatro hoje, na verdade já havia sido vacinada antes. ! 2 doses na fase de “testes”!! Esse calça atolada só vive de mentiras!! Versão 3: A enfermeira “vacinada” hoje no Show do Doria já era cobaia da vacina chinesa. Alguém do marketing esqueceu de apagar os rastros da notícia sobre isso, em 08 de janeiro. É certo que a enfermeira recebeu hoje uma dose de qualquer outra coisa. Foi apenas uma performance artística, senhoras e senhores.

Enfermeira Mônica Calazans já havia sido vacinada contra a Covid-19?

Em meio a muita gente feliz com a vacinação, algumas pessoas resolveram compartilhar a tese de farsa (só por motivos políticos). Porém, a informação que aponta que a enfermeira Mônica Calazans já havia sido vacinada é falsa.

Apesar de a mensagem ter algumas características de boatos online como ser vaga, alarmista e ter erros de português, ela não tem uma característica de fake news. A mensagem, de fato, cita uma fonte confiável: uma matéria publicada no site do Conselho Regional de Enfermagem (Coren).

Ao olhar a matéria, percebemos que, de fato, Mônica Calazans dá o seu relato sobre ter participado dos testes da vacina contra a Covid-19. Porém, a matéria, em nenhum momento, diz se ela tomou a vacina ou o placebo. E aí está a solução.

Como aponta essa matéria do Metrópoles, Mônica Calazans participou dos testes e, apenas após a divulgação dos resultados, soube que havia tomado o placebo. “A enfermeira participou dos testes clínicos da fase 3 da Coronavac, mas soube depois do fim dos testes que recebeu o placebo, não a vacina”, aponta o texto. A matéria aponta, ainda, que todos os voluntários que não receberam a dose real nos testes serão vacinados primeiro.

Resumindo: a história que aponta que a enfermeira Mônica Calazans já havia recebido a vacina contra a Covid-19 é falsa. Durante os ensaios clínicos da vacina Coronavac, ela havia recebido um placebo.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/318Tn5c
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet