Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > É falso que Drauzio Varella disse que vacina contra dengue, a Qdenga, causa câncer e altera DNA

É falso que Drauzio Varella disse que vacina contra dengue, a Qdenga, causa câncer e altera DNA

Drauzio Varella disse que vacina contra dengue (Qdenga) é transgênica, altera DNA e causa câncer

Boato – O Dr. Drauzio Varella disse que a vacina contra a dengue Qdenga é transgênica, altera DNA e causa câncer.

Análise

Talvez nunca antes da história deste país, a dengue tem causado um alarde tão grande com casos e mortes. Tanto que o governo federal está tentando o mais rapidamente possível começar a aplicação da vacina contra a doença (a Qdenga, produzida pelo laboratório japonês Takeda) em alguns grupos (já que o número de doses é reduzido).

O quadro está fazendo com que uma fake news contra a vacina da dengue (sim, já começou) passasse a circular em redes sociais. Ela usa a imagem do médico Drauzio Varella.

Junto a um vídeo em que ele explica como funciona a vacina contra a dengue, é dito que Drauzio Varella teria “denunciado” que a vacina contra a dengue alteraria o DNA das pessoas e causaria câncer. Leia o conteúdo que circula online e assista ao vídeo:

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Drauzio Varella: A vacina da dengue é transgênica, altera o dna e causa câncer Veneno OGM – Organismo Geneticamente Modificado Vacina Qdenga transgênica Perigo

Checagem

O assunto é muito sério e, por isso, aqui estamos para desmentir a fake news. Para tanto, vamos responder três questões: 1) É verdade que Drauzio Varella disse que a vacina contra a dengue altera DNA e causa câncer? 2) Qual é o contexto do vídeo de Drauzio Varella sobre a Qdenga? 3) A vacina contra a dengue altera DNA e causa câncer?

É verdade que Drauzio Varella disse que a vacina contra a dengue altera DNA e causa câncer?

Não é verdade. O trecho do vídeo em questão foi cortado e picotado. Mesmo assim, não é possível cravar, em nenhum momento, que o Dr. Drauzio Varella tenha falado sobre a vacina contra a dengue causar câncer, alterar DNA ou ser transgênica. Pelo contrário, o vídeo dele incentivava a vacinação.

Qual é o contexto do vídeo de Drauzio Varella sobre a Qdenga?

O vídeo original tem 4 minutos e 41 segundos e foi publicado no canal do YouTube de Drauzio no dia 23 de janeiro de 2023. No início do vídeo, ele fala sobre como a dengue age no corpo da pessoa.

Depois, ele começa falando sobre como funciona a vacina. No trecho cortado, ele fala sobre a produção da vacina (que se utiliza da tecnologia do DNA recombinante, algo novo) e que o número limitado de vacinas fez com que as crianças fossem escolhidas em um primeiro momento.

Em nenhum momento, ele fala sobre a vacina alterar o DNA das pessoas ou causar câncer. Se você quiser conferir, pode assistir ao vídeo completo abaixo:

A vacina contra a dengue altera DNA e causa câncer?

Não. Trata-se de uma mentira (isso, mentira) que circula desde o tempo do desenvolvimento de vacinas que se utilizam do RNA mensageiro (como da Pfizer, para a Covid-19). Não faz o mínimo sentido falar em mudança de DNA e a vacina contra a dengue japonesa se mostrou segura.

Conclusão

Fake news ❌

Assim como é falso que a vacina contra a dengue cause câncer, é falso que o médico Drauzio Varella disse que o imunizante Qdenga cause os males em questão. Tudo não passa de mais uma fake news de grupos antivax.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).