Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Vídeo de Drauzio Varella alertando sobre “novo surto de Covid-19” é de novembro de 2022

Vídeo de Drauzio Varella alertando sobre “novo surto de Covid-19” é de novembro de 2022

Drauzio Varella alertou para novo surto de Covid-19 e pediu para todos usarem máscaras em 2023, diz boato (Foto: TikTok/Reprodução)

Boato –  O Dr. Drauzio Varella pediu para todos usarem máscaras por conta de um novo surto de Covid-19 em agosto de 2023.

  Análise

Agora, em agosto de 2023, notícias sobre uma nova subvariante da Covid-19 chamada Éris têm chamado a atenção de algumas pessoas. É neste contexto que um vídeo do médico Drauzio Varella está circulando na internet.

Junto com a legenda “Novo surto Preocupa a todos. Uso de máscara volta a circular,e o que deixa a maioria das pessoas preocupante”, o vídeo mostra o médico recomendando a volta do uso de máscaras para a prevenção da Covid-19.

Vídeo: é falso que imagens mostram Lulinha agredindo a esposa

No vídeo, Drauzio diz que ouviu relatos do aumento de casos de Covid-19, que as vacinas protegem contra casos graves e que é recomendável que voltemos a usar máscara em ambientes fechados.

Na parte da checagem do conteúdo, vamos abordar as seguintes questões: 1) O Dr. Drauzio Varella disse que devemos voltar a usar máscaras por conta de um novo surto em agosto de 2023? Houve um aumento de casos de Covid-19 no Brasil recentemente? 3) É possível que tenhamos, no futuro, que voltar a usar máscaras por conta da Covid-19?

Checagem

O Dr. Drauzio Varella disse que devemos voltar a usar máscaras por conta de um novo surto em agosto de 2023?

Não disse. Na realidade, a solução para o caso se dá quando buscamos pelo momento em que o vídeo foi gravado. Ele é de novembro de 2022. Na época, de fato, o Brasil teve um aumento de casos da Covid-19 por conta da variante Ômicron do vírus. Felizmente, o aumento não resultou em mortes. No Youtube dele, há um aviso claro que o vídeo é de novembro de 2022. Não encontramos nenhuma recomendação recente dele para que voltemos a utilizar máscaras.

Houve um aumento de casos de Covid-19 no Brasil recentemente?

Apesar de países como Reino Unido e Estados Unidos estarem com aumento de casos de Covid-19 por conta da Éris, o mesmo impacto não é visto no Brasil. A última semana teve cerca de 8 mil casos e 116 mortes. Foi a semana com menos casos e a terceira com menos mortes no último ano.

É possível que tenhamos, no futuro, que voltar a usar máscaras por conta da Covid-19?

Infelizmente, é possível. Porém, as chances são menores do que em outros momentos. A maioria absoluta da população já adquiriu alguma resistência ao coronavírus (seja por infecção, por vacinação ou por ambos). Mesmo assim, o aumento de casos e uma eventual variante que escape da proteção natural das pessoas pode nos levar a mais um novo período em que teremos que utilizar máscaras.

Conclusão

Fake news ❌

O vídeo do Dr. Drauzio Varella que está circulando na internet como se fosse de 2023 é, na realidade, de novembro de 2022. No momento, não há orientações para que voltemos a utilizar máscaras para se proteger da doença.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm