Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Diretor da OMS diz que vacinas contra Covid-19 matam crianças #boato

Diretor da OMS diz que vacinas contra Covid-19 matam crianças #boato

Diretor da OMS diz que vacinas contra Covid-19 matam crianças, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Em fala pública, Tedros Adhanom, diretor-geral da OMS, diz que doses de reforço das vacinas contra a Covid-19 servem para matar crianças.

O ano virou, esperamos um 2022 melhor, mas a pauta das fake news (pelo menos por enquanto) continua a mesma: a desinformação sobre a pandemia. No caso, sobre a vacinação de crianças. E na história de hoje, o principal personagem é o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom.

Um vídeo de uma fala pública de Tedros Adhanom está circulando em grupos que são contrários à vacinação em massa contra Covid-19. Uma legenda na filmagem aponta que ele teria falado que as vacinas servem para “matar as crianças”.

Junto ao vídeo, há mensagens que apontam, por exemplo, “Diretor da OMS assume que existem países usando a vacina para matar crianças”, “Diretor da OMS afirma: Vacinas Matam Crianças”, “Veja o que principal representante da OMS fala sobre o resultado das “picadas” em crianças… Abra seus olhos” e “Diretor da OMS afirma: Vacinas Matam Crianças”. Leia a legenda do vídeo:

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Tedros Adhanom: Vacinas que estão emergindo agora, e seus benefícios, especialmente em grupos de idosos, especialmente acima de 60 e acima de 65. Então se for usada, é melhor focar nesses grupos que tem risco de doença grave e morte. Ao invés, de como vemos, alguns países estão usando (vacinas) para doses de reforço PARA MATAR CRIANÇAS (????), o que não é correto.

Diretor da OMS diz que vacinas contra Covid-19 matam crianças?

Não demorou para a mensagem se espalhar com todas as forças na internet. Só que é falsa a informação que aponta que o diretor-geral da OMS disse que vacinas servem para matar as crianças. Na realidade, houve uma distorção da tradução do que ele disse.

Quando o vídeo com o erro começou a se espalhar, a própria OMS tratou de explicar o que ocorreu. À BBC, representantes da Organização Mundial de Saúde trataram de explicar que Tedros Adhanom gaguejou na hora de falar “children” (criança em inglês). Como ele falou “chil, children” (com sotaque), houve a impressão que ele teria falado “kill children” (matar crianças). Uma busca na transcrição da fala, que ocorreu no dia 20 de dezembro de 2021, dentro do site da OMS esclarece toda a confusão. Veja o que está escrito.

It’s better to focus on those groups who have the risk of severe disease and death, rather than, as we see, some countries are using to give boosters to children, which is not right. (É melhor focar (a vacinação) nos grupos que correm o risco de doenças graves e morte, em vez de, como vemos, alguns países que estão aplicando para aumentar a proteção ds crianças, o que não é certo”.

Em nenhum momento, Tedros Adhanom disse que as vacinas matam as crianças. Na realidade, a OMS, no momento tem um posicionamento contrário às doses de reforço e à vacinação das crianças por acreditar que é preciso que haja uma melhor distribuição de doses entre países (visto que, por exemplo, países da África têm uma cobertura vacinal baixíssima). Vale apontar que isso não tem qualquer relação com efeitos adversos dos imunizantes.

Resumindo: é falso que Tedros Adhanom, diretor-geral da OMS, falou que as vacinas contra Covid-19 matam crianças. O vídeo que está circulando online distorce uma fala dele e se aproveita de uma gaguejada.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3HIppbu
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso