Dexametasona é a cura para a Covid-19 e previne o coronavírus #boato
Boato – Corticoide dexametasona previne e cura pacientes com coronavírus em todos os tipos de casos. Corra a farmácia e garanta o seu remédio.
Ainda nem superamos a onda de fake news que juram de pé junto que a cloroquina (ou hidroxicloroquina) seria a solução para todos os problemas da Covid-19 (ou cura como você preferir), mais um tratamento mirabolante surgiu nas redes sociais. Dessa vez, a fórmula surgiu a partir de uma notícia real e positiva.
Nos últimos dias, pesquisadores britânicos, coordenados pela Universidade de Oxford, divulgaram dados preliminares sobre a atuação do corticoide dexametasona em pacientes com Covid-19 em estado grave. Segundo os cientistas, o medicamento poderia, de fato, diminuir a mortalidade de pacientes entubados.
Isso foi o suficiente para que muita gente saísse por aí cantando que o corticoide seria a grande solução para casa manter a Covid-19 distante. Nas redes sociais, não foi difícil encontrar publicações que apontavam que a dexametasona curaria a doença e poderia até prevenir a doença.
Dexametasona é a cura para a Covid-19 e previne o coronavírus?
Pois bem, assim como nos casos envolvendo outros medicamentos, a informação viralizou e causou um novo efeito cascata nas redes sociais. Mas, no final das contas, o a história de hoje termina como as outras: Não, a dexametasona não cura e nem previne a Covid-19.
Vamos aos detalhes! Em meio à uma enxurrada de novas publicações esperançosas (e até equivocadas), achamos ser pertinente (e prudente) esclarecer que os avanços apresentados no estudo britânico (diga-se de passagem, preliminar) são bem diferentes de encontrar uma cura.
Confira também: é falso que Luciano Huck seja dono de ONG envolvida em tráfico no Rio
Siga-nos no Youtube
No dia 16 de junho de 2020, pesquisadores britânicos divulgaram resultados preliminares positivos de um ensaio clínico com cerca de 11 mil pacientes no Reino Unido. O estudo buscava entender o efeito do corticoide dexametasona em pacientes infectados pela Covid-19.
Segundo os resultados divulgados, a dexametasona foi capaz de reduzir a mortalidade entre os pacientes que necessitavam de respiração assistida (isto é, casos muito graves) e também de oxigênio (casos graves). De acordo com o estudo, a dexametasona não mostrou benefícios em pacientes com casos leves da doença. De acordo com os cientistas, a dexametasona pode evitar uma em cada 8 mortes entre casos muito graves. Já nos casos graves, esse número cai para um em cada 25 óbitos. O que é promissor, mas não significa que seja a “cura” da doença.
A ação da dexametasona no organismo de pacientes infectados pela Covid-19 em estado muito grave ou grave se dá pelo combate à forte reação inflamatória desencadeada pela doença. Dessa forma, o medicamento não atua sobre o vírus. Pelo contrário, a dexametasona tenta amenizar a reação inflamatória ocasionada pela Covid-19, ajudando o organismo a não colapsar e, consequentemente, aumentando as chances de sobrevivência do paciente.
Por isso, o medicamento não traz benefícios para pacientes com quadros leves. Vale ressaltar que a automedicação não é recomendada nesse caso (na verdade, em nenhum), uma vez que a classe dos corticoides pode trazer riscos sérios à saúde. O uso indevido de medicamentos como a dexametasona pode causar perda de massa óssea, aumento da pressão arterial, do sódio e da glicose no sangue. Além disso, o uso contínuo de corticoides pode levar à uma queda na imunidade.
É importante destacar também que, assim como indica o professor do Instituto de Química, da Universidade Estadual de Campinas (SP), Luiz Carlos Dias, ainda é preciso cautela na análise dos dados da pesquisa, uma vez que o estudo ainda não foi publicado em revistas científicas revisadas por pares, atestando assim, sua validade.
Por fim, repetimos novamente: a Covid-19 ainda não tem cura! A Organização Mundial da Saúde (OMS) já disse não saber se pessoas recuperadas estariam imunes à doença. Além disso, ainda existe a possibilidade da mutação do vírus, a ausência de uma vacina ou um tratamento eficaz etc.
Em resumo: a história que diz que a dexametasona poderia curar e também previnir a Covid-19 é falsa! A verdade é que a dexametasona foi capaz de reduzir a mortalidade em casos muito graves ou graves. Mas não trouxe benefícios em quadro leves. Nesse sentido, o medicamento vem para ser um auxílio no tratamento da doença, não a cura. Ou seja, a história é apenas boato. Não compartilhe!
Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164.
Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:
– Siga-nos no Facebook | http://bit.ly/2OU3Zwz |
– Siga-nos no Twitter | http://bit.ly/2OT6bEK |
– Siga-nos no Youtube | http://bit.ly/2AHn9ke |
– Siga-nos no Instagram | http://bit.ly/2syHnYU |
– Grupo no WhatsApp | http://bit.ly/2CZjkqO |