Cuidado: água de quiabo não cura diabetes

Boato aponta que água de quiabo cura diabetes
Boato aponta que água de quiabo cura diabetes

Boato – Se você cortar as pontas de dois quiabos, botar na água e bebê-la, você estará curado da diabetes.

No dia (25) 23 de novembro de 2013, três estudantes mineiros conseguiram faturar R$ 30 mil no programa Caldeirão do Huck, da TV Globo. O prêmio foi conquistado após eles mostrarem o resultado de um projeto que começou na escola em que estudam (em Minas Gerais). A invenção seria uma alternativa para o tratamento de diabetes.

No programa, os estudantes apontaram que o quiabo poderia ser um aliado para baixar a glicemia de quem sofre da doença. Como o legume não tem o gosto muito apreciado, a saída seria colocá-lo na água e beber. De acordo com testes em parentes e amigos, a ação se tornou eficaz. Depois disso, o seguinte texto começou a viralizar na internet.

Parabenizo o Programa Caldeirão do Hulk por divulgar a invenção dos 3 jovens…corte as pontas e o fundo de 2 quiabos coloque em um copo com água e deixe dormir, no outro dia retire os quiabos e tome a água…Diabete vai sumir e suas injeções nunca mais…Tudo foi Deus…quem criou

Pelo o que vimos, duas mensagens similares a essa tiveram, ao todo, 300 mil compartilhamentos. E isso acende um sinal amarelo. Por mais que a invenção dos estudantes tenha se mostrado promissora, há um grande perigo em se adotar o quiabo como única saída para a cura da diabetes e partir para o “injeções nunca mais”. Aliás, vale lembrar que a doença é crônica e, até o momento, não tem cura.

No próprio programa do Luciano Huck, as pessoas que estavam no júri e o próprio apresentador tiveram o cuidado de avisar que a ideia da invenção era muito boa, mas precisava ser trabalhada e que, pelo menos por enquanto, não representava a verdadeira cura para a doença.

Há outros detalhes que são apresentados por um blog especializado em diabetes. Um deles diz que, mesmo se a pessoa adotar a tal “dieta do quiabo” é essencial continuar tomando medicação recomendada por um médico, continuar com uma alimentação saudável e manutenção ou perda de peso.

Também foi levantada a hipótese de os testes com a água de quiabo terem sido (involuntariamente) manipulados. Não se sabe se os “amigos” dos estudantes não mudaram os hábitos de alimentação durante os testes. Por isso, é tão importante realizar testes mais aprofundados para saber a eficácia da receita.

Será ótimo que os estudantes utilizem os R$ 30 mil para aprofundar os estudos e mesmo que alguma universidade, por exemplo, resolva abraçar a ideia e realizar mais testes. Porém, não dá para dizer, assim como no boato do Facebook, que a água de quiabo cura diabetes. Tampouco substitui medicação e consultas a especialistas. Com isso, podemos afirmar que a informação de que “quiabo cura diabetes” é, no mínimo, precipitada.

Compartilhe este artigo:

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

35 comentários em “Cuidado: água de quiabo não cura diabetes

  • 18/08/2018 em 11:11
    Permalink

    A minha tb.
    Tomei três semanas e nada

  • 20/11/2016 em 20:23
    Permalink

    Olha hj é o segundo dia que tomei a água de quiabo.
    Me bateu um for no estômago daquelas, tive que tomar muito líquido e tomar omeprazol ,
    Não sou diabética, só estava um pouco alta e como eu gosto do quiabo fiz esta besteira.

  • 03/03/2016 em 01:26
    Permalink

    boa noite gente eu tenho um filho com diabet tipo tipo 1 ele tem 2 anos e comecei dar agua de quiabo para ele funciona sim graças a deus olha eu acredito mais em coisas naturais deus deichou tudo para tudo entao nos seres humanos sofremos por falta de sabedoria, no mundo a cura para tudo deus é a propria cura entao quiabo nao mata nao viu gente olha antes de criticar qualquer coisa prove primeiro para nao falar besteiras. e outra eu dou agua de quiabo coloco po de suco outra hora coloco refrigerante zero e outra hora ponho limao e acrescento agua e adoçante gente é otimo prove e veras resultado ates eu nao dava e chegava a 495 ele chorava para comer as coisas mais nao podia hoje ele toma o suco de quiabo com quatro bolachas salgada e fica 140 é maravilhoso e estou diminuindo a insulina que ele toma duas veses ao dia porque fica muito baixa chega a ficar 57 muito perigoso entao estou diminuindo unsulina e com fé em deus ele vai ser curado eu confio em deus é uma tortura furar seu proprio filho o dia todo é uma tortura sofro muito mais estou feliz com os resultados creio que jesus ira curar meu filho amem!

    • 01/12/2018 em 21:31
      Permalink

      Rosilene, boa noite. Tenho gêmeos de 4 anos e um deles tem diabetes tipo 1. Você continuou com a água de quiabo? Poderia por favor me passar alguma informação a respeito. A diabetes é terrorismo para os pais … muito obrigado. Rogerio.

  • 14/10/2015 em 23:11
    Permalink

    Maria eu me apareceu diabete depois dos 60 anos tomo meteformina e uso chá da folha amora branca e minha glicose é90 em jejum estou muito feliz mas busco a cura em Deus; pois ele me curou ha anos ; de eplipsia que para os homens nâo tem cura mas para Deus tem; busque a Deus;

  • 15/09/2014 em 20:23
    Permalink

    Olá não poderia deixar de falar da minha experiencia a minha mãe tem diabete muito alta e alguem falou para gente desta agua de quiabo minha mãe ficou com nojo mas eu como minha glicose sempre que e medida está em 119/121 eu fui e começei a tomar deu quinze dias eu fiz os exames e quando eu peguei o resultado estavo em 88 eu fiquei boba porque nunca que minha glicose foi tão baixa eu acredito sim que foi devido a agua porque eu não faço uso de remédio algum de controle, mas quem tem Diabetes que faz controle com remédios não pare de tomar e passa tambem a tomar a agua do quiabo que acredito que vai ser uma boa. Fiquei muito contente pois hoje a gente ver tanta coisa absurda e um receita caseira, e que não e ruim de tomar eu toda vez que estou com sede eu tomo a agua. e vou continuar para não sair do controle. um abraço para todos .

  • 12/05/2014 em 19:25
    Permalink

    Se são burros ao ponto de parar com a medicação e apostar as vossas vidas numa ideia de duas crianças, força nisso. Quanto menos gente burra neste planeta, melhor!

  • 12/05/2014 em 19:22
    Permalink

    Este texto informa não difama, que não devem seguir teorias de meninos que tal como você assume, são estudantes e nao cientistas. De forma alguma devem para com a medicação.
    As probabilidades de um vegetal curara diabetes é a mesma que eu ganhar asas e voar!

  • 22/04/2014 em 14:00
    Permalink

    Bom Dia a todos
    Engraçado tava lendo os comentarios e li tanta bobagem tanta agressões tanta falta de fé eu não acredito em remedos acredito na fé e em um Deus que tudo pode que nos ama que cura que liberta que cuida ouvi algumas pessoas dizerem que não tem cura pq profetizam isto não entendo Jesus venceu a morte não existe nada que ele não possa curar ele ressusitou Lazaro dos mortos gente não qro fkar pregando aki pq sei que tbem terei criticas não é este o intuito e sim quem tem diabete ou qualquer outra doença lembre-se vc tem um Deus de milagres ele me curou de uma doença que leva a morte muitas pessoas eu acreditei na cura e tive fé e hj falo dele vive pra ele e digo procurem enquanto se pode achar pq ele so ele pode te dar tdo que vc precisa pq ele é seu pai e te ama fiquem tdos na paz do Senhor e a tdo aquele que falta sabedoria procurai e acharas dxo meu email se alguem quizer conhecer este maravilhoso Deus
    [email protected]

  • 21/04/2014 em 05:23
    Permalink

    Cientistas só querem dinheiro?!!! kkkk vc não sabe nada sobre cientistas… são pessoas que dedicam a vida em prol da humanidade… e ganham muito pouco pra isso… quem ganha dinheiro são pessoas como o Luciano Hulk que enganam a população ignorante… esses sim ficam milionário… Não fale besteiras …por favor…

  • 15/04/2014 em 02:05
    Permalink

    Saber se esse achado dos quiabos vai dar certo, pode ate dar sim, porem, ainda é bastante cedo para saber se realmente da resultado.
    Normalmente quando se tem uma ferida, a primeira ideia é curar a ferida, esquecendo que o problema é interno, tem que saber a causa da ferida, assim é a cura do diabete, tem que saber a causa, que normalmente é o pâncreas que não está trabalhando direito, portanto é remédio é para curar o problema (pâncreas) e não o sintoma (diabetes), se curar o pâncreas, acaba o diabete.
    Outro detalhe, os médicos e laboratórios vão sempre dizer que isso não da resultado, imagina, se der, o estrago que vai causar com prejuízos.
    Eu tinha um problema sério de gastrite, fui fazer endoscopia deu problemas e tive que tomar um certo remédio, no final de 2 semanas, continuava a dor, um caboclo de sitio me ensinou a tomar limão galego ou Taiti em jejum, 1, 2 ,3 até 10 dias e volta de 9 , 8, 7 , acabei fazendo porque a dor era muita, até o 4º dia ardeu, depois não ardia mais, no final do 8 dia, acabou a dor e continue tomando até o 10º e parei, já fazem 15 anos, nunca mais tive problema, acontece que o acido do limão é contra o acido do estomago, agora o acido da laranja é péssimo para o estomago.

  • 06/04/2014 em 16:10
    Permalink

    será que medico e cientistas diabeticos não provaram desta agua milagrosa?

  • 04/04/2014 em 13:11
    Permalink

    minha esposa estava com a diabete muito alta,começou a tomar a agua do quiabo

    e ja esta se sentido bem melhor Graças a DEUS,alias foi ele que dexou o quiabo no mundo

    para tomarmos e ficar bem melhor.

  • 01/04/2014 em 02:06
    Permalink

    Acho importante além dos cientistas ter esta meninada preocupada com essa doença terrível, pois nos obriga viver uma eterna dieta alimentar, mas por favor ñ abandone seu médico e muito menos seus medicamentos, este tratamento é alternativo e por enquanto está em estudo se ajudar a diminuir a dose da insulina ou a dose de metformina já é um grande negocio. Parabéns pela iniciativa

  • 31/03/2014 em 13:36
    Permalink

    Minha experiência: sou diabético tipo 2, há 15 anos. Faço tratamento não insulínico

    para controlar a glicemia. Todos os dias verifico minha e glicemia e anoto em um caderno. Comecei a tomar água de quiabo em jejum, fiz a comparação, antes e depois do uso do quiabo, constatei a diminuição da Glicemia. Anteriormente minha glicemia em jejum era da 100, hoje não passa de 92/93. Conclusão: a medicação correta prescrita por um médico e paralelamente usando o quiabo o resultado é notório. Esta é a minha experiência com o quiabo. Sem mudar a minha rotina alimentar e das caminhadas diárias. o meu exame de glicemia glicada, feito no laboratório, também, teve uma redução glicêmica considerável. Abraços a todos.

  • 30/03/2014 em 15:22
    Permalink

    Quem assistir cuidadosamente os vídeos e ler as entrevistws dos estudantes que descobriram os efeitos da água do quiabo AUXILIANDO o controle da glicemia, vai verificar que ficou bem claro que os estudantes que ganharam o prêmio repetiram Várias Vezes , que a água do quiabo NÃO substitui NENHUM medicamento para diabetes e os mesmos estudantes que ganharam MERECIDAMENTE o prêmio por essa sensacional descoberta também deixaram bem claro que NENHUM paciente pode e NEM deve parar nenhu medicamrnto prescrito pelo medico , mas os mesmos estudantes repetiram que os diabéticos devem seguir TODAS as recomendações e prescrições de seus respectivos médicos.
    Os referidos estudantes que descobriram essas propriedades do quiabo, disseram CLARAMENTE QUE A ÁGUA DO QUIABO FUNCIONARIA APENAS COMO UM ALIMENTO AUXILIAR , UM SUPLEMENTO ALIMENTAR , MAS NUNCA COMO SUBSTITUTO DE NENHUAM MEDICAÇÃO PARA DIABETES.

    Para que se faça justiça à esses dedicados estudantes , médicos e leitores e pacientes poderiam assistir cuidadosamente os videos e entrevistas desses estudantes , que foram bem ÉTICOS ao falar que a água do quiabo NÃO cura o diabetes , mas que pode funcionar APENAS COMO UM AUXILIAR , MAS NUNCA COMO UM SUBSTITUTO DE NENHUM MEDICAMENTO.1

  • 29/03/2014 em 16:57
    Permalink

    eu tomei foi otimo,,de 129 caiu pra 90

  • 29/03/2014 em 16:55
    Permalink

    tomei por 20 dias a agua do quiabo.de 129 caiu pra 90 ,estou feliz pelo resultado,,,

  • 18/03/2014 em 23:12
    Permalink

    E quem diz que vigarizar e manipular é fazer algo de bom??? Não sejamos acefalos.

  • 18/03/2014 em 23:12
    Permalink

    E quem diz que vigarizar e manipular é fazer algo de bom??? Não sejamos acefalos.

  • 05/03/2014 em 02:12
    Permalink

    Tem um versículo bíblico que costume ditar…O MEU POVO FOI DESTRUÍDO, PORQUE LHE FALTOU O CONHECIMENTO; PORQUE TU REJEITASTE O CONHECIMENTO, TAMBÉM EU TE REJEITARE…Oséias 4:6
    Tomar água de quiabo com certeza não fará mal, isto é não é um veneno; se baixa ou não a glicose no sangue eu não sei…o que custa depois fazer o exame glicêmico; será que todas as pessoas entrevistadas estão mentindo????

  • 03/03/2014 em 22:43
    Permalink

    A indústria farmacéutica geralmente não cura ninguém e a água de quiabo cura mesmo, sei de pessoas que estão tomando e ficam com a glicose até baixa d++, não deve tomar todos os dias não, senão baixa muito, umas 3 vezes por semana já tá de bom tamanho, vou começar e depois comento aqui.

  • 01/03/2014 em 09:51
    Permalink

    Bebo água de quiabo e também uso metformina…Somente com metformina estava com 145…160…após associar com o quiabo estou sempre com 97 ou no máximo 110…em jejum…lógicamente, como não sou idiota…continuo com a água de quiabo e metformina, só que agora ao invés de tomar 3 comprimidos de metformina, uso 2 ao dia e continuo com 97 a 110

  • 01/03/2014 em 09:44
    Permalink

    Para mim, está dando certo…logo, não dou a míinima para criticas e referências…Azar de quem não tentar!

  • 23/02/2014 em 06:05
    Permalink

    Sr Marcos antonio, victosa é um assalto financeiro, so toma quem pode compra-la… o QUIABO, alem de substituir todos essas droga SEM EFEITO COLATERAIS ELE é barato e quem planta no quintal tem ele de graça … a industria farmaceutica ta ferrada, vao escorregar na baba do quiabo!!!

  • 22/02/2014 em 21:26
    Permalink

    eu passei a tomar de de dezembro apos uma semana não tomei mais metformina e fiz um teste e parei uma semana voltou tudo de novo .olha e fico sossegada parei até de fazer direto teste de glicemia e economizo fita ….

  • 20/02/2014 em 22:21
    Permalink

    Esse cara aí já ta apelando e todos sabem que apelou perdeu.

  • 13/02/2014 em 15:39
    Permalink

    Oi Susana, concordo plenamente com seu comentário…sou diabetico tipo 2 e estou a 3 anos tomando 4 comprimidos de metiformina por dia e a um mês iniciei o tratamento com o quiabo e o resultado é impressionante…minha glicemia esta bem baixa….fui reduzindo os comprimidos 1 a menos por semana e medido duas vezes ao dia a glicemia, esta semana parei de tomar os comprimidos e todos os dias a água do quiabo, por incrivel que pareça minha glicemia esta dentro do normal entre 90 e 110….mas é lógico que continuo seguindo o controle alimentar e atividade fisica.

    • 16/04/2014 em 10:39
      Permalink

      Bom dia. Tenho tipo dois tb e venho usando a agua com quiabo, no meu caso sem sucesso por enquanto. Temos cortado o quiabo ao meio, nao somente as pontas. Como Vc tem feito? Obrigado e bom dia. Se puder responda por email tb. [email protected]

  • 12/02/2014 em 11:22
    Permalink

    Olá, a titulo de informação, eu estou usando a água de quiabo desde novembro/2013, todos os dias regularmente, e a minha glicemia glicada foi de 8,1 para 6,5 sem deixar de tomar os medicamentos. Comentario da minha medica: “esta água não tem nenhum estudo comprovado, tome a água de quiabo, mas Não deixe de tomar os medicamentos.” Tem dias que minha glicemia, após o almoço cai para 70 ou 65. Acho que esta água de quiabo precisaria ser melhor avaliada pelos medicos.

  • 11/02/2014 em 01:26
    Permalink

    na verdade todas essas repercussões e validas mas na minha opinião alimentos naturais,sempre foi saudável por isso concordo com o experimento… e o qui não mata,engorda .kkkk.

  • 08/02/2014 em 14:36
    Permalink

    Talvez os estudantes estejam no caminho certo. Os únicos interessados em derrubar este tratamento com o quiabo são médicos alopatas e a indústria farmacêutica.

  • 07/02/2014 em 22:37
    Permalink

    gosto muito de quiabo afogado pois melhora muito o funcionamento de meu intestino, será que perde a função do controle da diabéts?

  • 07/02/2014 em 19:23
    Permalink

    Diabetes tipo I, ainda não tem cura, apenas por transplante de pâncreas, pois o pâncreas não produz NADA de insulina, acho que a água que quiabo nesse caso não terá efeito algum. Agora quem tem a diabetes tipo II, nesse caso sim a água de quiabo pode ser realmente boa, pois o pâncreas produz insulina normalmente, até mesmo em excesso, o que ocorre que é o corpo rejeita essa insulina, a famosa resistência a insulina. Então a água de quiabo pode ser sim um ótimo coadjuvante com o seu medicamento, sendo ele a insulina ou algum remédio tomado via oral, e quem sabe após um tempo tomando, posa diminuir a quantidade de medicamento necessário diariamente para controlar a taxa de glicose. A melhor coisa para um diabético tipo II seria aliar tudo isso a um dieta alimentar e exercícios físicos, e quem sabe ate mesmo após um tempo não precisar mais de medicamento algum. Eu além de tomar a água de quiabo como a farinha de banana verde, não tem muito tempo que comecei isso, mas em breve colorei todos os resultados, estou enviando vídeos para o youtube com todas minhas “experiências” para controle da glicose. Basta procurarem Christian Ceccato no youtube

Fechado para comentários.

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)