Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Criança de 12 anos morre no aeroporto de Cuiabá após tomar vacina contra Covid-19 #boato

Criança de 12 anos morre no aeroporto de Cuiabá após tomar vacina contra Covid-19 #boato

Criança de 12 anos morre no aeroporto de Cuiabá após tomar vacina contra Covid-19, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – Vídeo mostra o momento em que uma criança de 12 anos cai e morre no aeroporto de Cuiabá (MT). Motivo da morte foi a vacina contra a Covid-19.

Enquanto o Brasil está prestes a iniciar, em meio a uma explosão de casos da variante Ômicron da Covid-19, a vacinação de crianças, as fake news sobre imunizantes continuam circulando por aí. A última delas aponta para algo que teria ocorrido no aeroporto de Cuiabá.

Um vídeo de uma criança caindo no saguão do aeroporto está sendo acompanhado de uma mensagem que aponta que se trata de uma criança 12 anos que morreu após tomar a vacina contra a Covid-19. Leia algumas das mensagens que circulam online (o vídeo não iremos colocar aqui):

Versão 1: Criança com 12 anos cai sem vida 3 dia após tomar a vacina, ela estava com a mãe no aeroporto de Cuiabá MT prontas para embarcar Versão 2: No aeroporto de Cuiabá MT, criança de 12 anos tomou a vacina e no 3º dia estava “pronta” para viajar e caiu sem vida e a mãe entra em desespero. O vídeo foi cortado…

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Versão 3: (Segundo consta. Não pude verificar) criança com 12 anos cai sem vida 3 dias após tomar a vacina, ela estava com a mãe no aeroporto de Cuiabá MT prontas para embarcar. LEVANTE-SE É PRECISO PARAR COM ESSA MATANÇA ATRAVÉS DAS VACINAS DA MORTE !! VOCÊ TEM O DEVER DE SABER A VERDADE.

Criança de 12 anos morre no aeroporto de Cuiabá após tomar vacina contra Covid-19?

Não demorou muito para a história se espalhar com todas as forças em redes sociais e, claro, servir de combustível para quem prega contra a vacinação. Só que duas informações contidas na mensagem estão erradas: nem a menina morreu tampouco o incidente tem relação com as vacinas contra o coronavírus.

O texto que circula online tem algumas características de fake news que já nos deixam desconfiados. A mensagem é vaga, alarmista, tem erros de português e não cita qualquer fonte confiável que comprove a história.

Não bastasse isso, a mensagem segue um histórico recente que engloba diversas fake news sobre vacinas e crianças. Falamos sobre o assunto no nosso último A Semana em Fakes (e já havíamos falado aqui e aqui).

Ao procurar mais detalhes sobre o caso, chegamos a algo que ocorreu no dia 8 de janeiro de 2021 no aeroporto de Cuiabá. Na ocasião, uma menina de três anos passou mal após uma viagem de avião. Essa matéria ressalta que ela recebeu atendimento em um hospital da região e não morreu.

Como a menina tem três anos (e não 12 como apontam as mensagens), já podemos imaginar que ele não havia sido vacinação. Se você pensou assim, está certo. Essa outra matéria ressalta que o incidente não teve qualquer relação com vacinação e reiterou que a menina teve apenas enjoos e passa bem.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que uma criança de 12 anos morreu no aeroporto de Cuiabá após tomar a vacina contra a Covid-19. Incidente não resultou em morte e nada tem a ver com a vacinação infantil.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3HIppbu
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso