Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > O coronavírus não é um vírus letal, não mata ninguém e nunca matará #boato

O coronavírus não é um vírus letal, não mata ninguém e nunca matará #boato

O coronavírus não é um vírus letal, não mata ninguém e nunca matará, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Médico revela que novo coronavírus é apenas especulação financeira e não é letal, pois “não está em sua biologia matar”. 

O surto de coronavírus continua ganhando força no Brasil. Até o momento, o Ministério da Saúde confirmou 98 casos, mas é possível que esse número seja maior, uma vez que os dados das Secretarias de Saúde dos estados são mais atualizados.

O Ministério da Saúde já informou que o novo coronavírus tem transmissão comunitária em São Paulo e no Rio de Janeiro, isto é, quando não se pode identificar a trajetória da infecção e o vírus está circulando livremente na sociedade. Diversas instituições já cancelaram aulas ou eventos com grande número de pessoas, como é o caso da Unicamp, que suspendeu as aulas e serviços não-essenciais por 13 dias.

Porém, uma montagem de dois vídeos que está circulando nas redes sociais tem chamado a atenção para as informações que estão sendo divulgadas na mídia. Segundo um homem, identificado como médico patologista e professor da Faculdade Paulista de Medicina, Benny Schmidt, o novo coronavírus “nunca matou ninguém e não matará, porque não está na biologia dele matar”. Outro homem também aparece nas imagens e afirma que o surto da doença é apenas especulação financeira e a mídia está a serviço da China. Confira:

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Comentário: “”O coronavírus não é patogênico e sequer pode causar uma gripe”, afirma o patologista de 45 anos de profissão, Dr. Beny Schmidt, da Escola Paulista de Medicina. ALERTA À HUMANIDADE! CORONA VIRUS NÃO É UM VIRUS LETAL! Tenhamos calma pessoal, a grande mídia vive mentindo e temos que ter fé no Criador!”.

Vídeo: “Cientificamente, como patologista da Escola Paulista de Medicina, há 45 anos que eu exerço a profissão, tenho a dizer que o vírus não é patogênico, não é capaz de causar nem mesmo a gripe que a gente conhece e que todo mundo conhece. E esse vírus também está muito longe de ser letal. É verdade que morreram algumas pessoas que eram portadoras de coronavírus, mas isso não significa, de maneira alguma, que o vírus foi o causador da morte”.

O coronavírus não é um vírus letal, não mata ninguém e nunca matará?

A afirmação serviu como embasamento para muitas pessoas que também não acreditam no potencial do novo vírus. Mas será que o coronavírus realmente não é letal, nunca matou ninguém e nem vai matar? A resposta é um belo não!

Vamos aos detalhes! Ao analisar as imagens, descobrimos que, de fato, o médico gravou o vídeo em questão. Porém, afirmar que o novo coronavírus não mata e não é patogênico é uma desinformação (das grandes!), mesmo vinda de um médico.

As informações apresentadas pelo médico, além de não terem embasamento algum, também não condizem com o conhecimento produzido por pesquisadores que estão estudando o novo vírus. Vale ressaltar que o site da Fiocruz organizou uma página com diversos links de produções científicas relacionadas ao assunto para ajudar a comunidade científica e também a população a se informarem.

Além disso, a fonte da informação (do vídeo) não parece estar à frente de qualquer força-tarefa sobre o assunto para ter supostas informações privilegiadas que vão completamente contra o que está acontecendo e sendo dito pela comunidade científica. Por se tratarem de informações impactantes (que podem trazer consequências graves à saúde de muita gente), elas, no mínimo, necessitariam de provas, o que não ocorreu. Como é possível observar, a pessoa apenas fala, mas não cita e nem apresenta nenhuma prova que possa balizar sua afirmação.

Um ponto bastante significante no vídeo é a declaração de que o coronavírus não matou ninguém. Falar isso é simplesmente negar os dados de mortes relacionadas às pessoas infectadas pelo novo vírus. Até o momento, o número de mortos no mundo todo pelo coronavírus já ultrapassa as 5600 pessoas.

Vale destacar também que, assim como aponta o Estadão, a fala do médico contraria todos os documentos oficiais divulgados pela OMS e pelo Ministério da Saúde, como os sintomas e a letalidade do vírus.

Por fim, ainda vale dizer que, após toda a repercussão do vídeo, o próprio autor do vídeo deletou o material de todos os seus canais oficiais, o que fortalece a tese de que ele poderia ter divulgado informações equivocadas. A cereja do bolo vem agora: até o momento, nenhum pesquisador ou órgão oficial divulgou alguma informação que pudesse sustentar a tese do médico.

Em resumo: a história que diz que um médico afirmou em vídeo que o novo coronavírus não é letal, não matou ninguém e nunca vai matar é falsa! Além do material ter sido retirado dos canais oficiais do médico, as informações dadas pelo profissional vão totalmente contra as recomendações da OMS, Ministério da Saúde e pesquisadores sobre o assunto. O próprio número de mortos pela pandemia comprova o equívoco (já são mais de 5600 mortos que foram infectados pelo vírus). Ou seja, a história é pura balela. Não compartilhe e apenas siga as recomendações dos órgãos oficiais (como OMS e Ministério da Saúde).

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164. 

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2Ub6wpR