Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Foi comprovado que alimentos transgênicos causam câncer #boato

Foi comprovado que alimentos transgênicos causam câncer #boato

Boato – Pesquisas teriam indicado que alimentos transgênicos causam câncer e indústrias estão tentando esconder essa informação.

Os alimentos transgênicos (aqueles modificados geneticamente em laboratório) já estão no mercado há algum tempo. O primeiro alimento transgênico a ser comercializado foi o tomate, ainda nos anos 1990, nos Estados Unidos.

Desde então, muitas críticas têm recaído sobre esse tipo de produto. No Brasil, desde 2003, um símbolo (com a letra “T”) que indica a presença de alimentos geneticamente modificados passou a ser impresso em diversas mercadorias.

E, de acordo com algumas publicações nas redes sociais, os consumidores precisam ficar atentos com o consumo de produtos transgênicos. Segundo a história, esse tipo de alimento estaria causando câncer e a indústria tentando esconder essa informação. A informação foi embasada por um vídeo da Globo News. Confira:

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

Versão 1: “Todo biscoito que tem esse #T ai ele e TRANSGÊNICO -> CANCERÍGENO -> FAVORECE O CRESCIMENTO TUMORAL MALIGNO -> CAUSA INFERTILIDADE -> UM DOS FATORES RESPONSÁVEIS POR ESSE SURTO DE CRIANÇAS COM AUTISMO -> ALZHEIMER -> CONTÉM GENES QUE CAUSAM RESISTÊNCIA A ANTIBIÓTICOS EM BACTÉRIAS PATOLÓGICAS -> ALERGIAS… ENTRE OUTRAS COISAS. COISAS QUE A INDUSTRIA NÃO QUER QUE VC SAIBA,POR ISSO ELES SÃO OBRIGADOS A AVISAR NA EMBALAGEM QUE O PRODUTO É TRANSGÊNICO,EMBORA QUASE NINGUÉM SABE O QUE ISSO SIGNIFICA”. Versão 2: “Utilidade pública! Caiu como uma bomba na europa sobre os alimentos transgênicos”. Versão 3: “Produtos Transgênicos causam câncer!!! E estão escondendo isso de você!!! Ao ver produtos com o triângulo amarelo e a letra T, evitem”.

Foi comprovado que alimentos transgênicos causam câncer?

A informação causou frisson nas redes sociais e deixou muita gente preocupada com o consumo desse tipo de alimento, bastante comum no mercado. Mas a dúvida é: será que essas publicações são realmente verdadeiras? Bem, descobrimos que a história não é bem assim.

Vamos aos fatos! O tema “transgênicos”, obviamente, é polêmico, mas precisamos destacar que esse é um assunto ainda em aberto na comunidade científica. As discussões sobre esse tema são bastante comuns e as opiniões dos pesquisadores são divididas. Enquanto alguns defendem que os alimentos transgênicos não causam problemas à saúde, outros apontam que os alimentos geneticamente modificados podem trazer riscos consideráveis à saúde das pessoas.

Apesar da polêmica e das dúvidas sobre esse tipo de produto, o fato é que a informação que liga o desenvolvimento do câncer diretamente ao consumo de transgênicos não foi “confirmada”. E vamos te explicar o porquê.

A base dessa história é um estudo publicado pela Universidade de Caen, na França, em 2012. Na época, pesquisadores realizaram testes em 200 camundongos e constataram que os animais que se alimentavam com transgênicos desenvolviam câncer com mais frequência, além de morrerem mais cedo em comparação àqueles que não ingeriram alimentos modificados.

O grande problema é que esse estudo foi questionado, em 2013, pela revista Food and Chemical Toxicology, que retirou o artigo de circulação, após pedir uma retratação aos pesquisadores. De acordo com a revista, referência na área de segurança alimentar, o número de camundongos analisados não foi suficiente para formular uma afirmação absoluta sobre o assunto.

Em 2014, o artigo chegou a ser republicado na revista Environmental Sciences Europe. Entretanto, diversos pesquisadores voltaram a criticar a publicação. Entre as críticas, os cientistas destacam que a dieta que os camundongos recebiam estava distorcida em relação à ingestão natural de alimentos e também a escolha da espécie de camundongos, que é mais propensa a desenvolver câncer, especialmente na velhice.

Vale ressaltar que a divulgação de resultados científicos deve ser feita com o máximo cuidado, afinal de contas, na ciência, os resultados podem ser refutados e não existe uma verdade absoluta, justamente porque novos dados podem ser descobertos e teorias aceitas podem ser reformuladas. Também é importante destacar que não houve nenhum outro estudo que relacionasse o desenvolvimento de tumores malignos com o uso de alimentos transgênicos.

Em resumo: a história que diz que alimentos transgênicos causam câncer é falsa! A história surgiu após a publicação de um estudo na Universidade de Caen, na França, em 2012, que foi retirado de circulação após apontamentos de outros cientistas, que identificaram falhas no processo de análise. Além disso, não existem outros estudos que relacionem o desenvolvimento de tumores malignos com o uso de alimentos transgênicos. Até que se prove o contrário, é boato.

Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.