Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Começar o banho lavando a cabeça (ou cabelo) pode causar AVC #boato

Começar o banho lavando a cabeça (ou cabelo) pode causar AVC #boato

Começar o banho lavando a cabeça (ou cabelo) pode causar AVC, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Tomar banho começando pela cabeça (ou cabelos) pode fazer com que vasos sanguíneos se rompam e causem AVC. O jeito certo de tomar banho é começando pelos pés. 

Muita gente anda preocupada com a saúde. Não só com as doenças mais comumente encontradas por aí, como a gripe, mas também com doenças que podem decorrer de hábitos não muito saudáveis. Por isso, diversas pessoas buscam por métodos de prevenção a algumas doenças, entendendo que a prevenção é o melhor remédio.

Nesse intuito, fórmulas milagrosas acabam fazendo sucesso na internet. E a história de hoje fala exatamente sobre isso. De acordo com uma publicação, alguns cuidados seriam suficientes para evitar um acidente vascular cerebral (AVC) no banho. Segundo a história, a orientação seria tomar banho dos pés em direção à cabeça e não molhar a cabeça primeiro. O motivo seria que o resfriamento da cabeça poderia estreitar os vasos sanguíneos e causar o AVC. Confira:

Confira o desmentido em vídeo:

“Desbotando ou diminuindo no banheiro. Qual é a causa? Sempre ouvimos falar de pessoas que tiveram um derrame após cair no banho. Por que não ouvimos falar de quedas em outro lugar? Quando participei de um curso de estilo de vida saudável, uma professora do Conselho Nacional de Esportes, que também participou do curso, disse que: a cabeça não deve ser lavada primeiro no processo de banho (mesmo lavando o cabelo). outras partes do corpo devem ser limpas primeiro.

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Isso ocorre porque quando a cabeça está molhada e resfriada, o sangue flui para a cabeça para aquecê-lo.Se os vasos sanguíneos se estreitarem, isso poderá causar ruptura. Como isso geralmente acontece no banheiro, certifique-se de aumentar a conscientização para impedir que isso aconteça novamente. PROCESSO DE BANHO CORRETO: Comece a molhar o corpo a partir da planta do pé. Progrida para as pernas pequenas, a coxa, o abdômen e depois o ombro. Point Nesse ponto, faça uma pausa de 5 a 10 segundos. Pode-se observar uma sensação de vapor / vento transbordando do corpo; depois tome um banho como sempre.

IS SABEDORIA: Quando um copo é enchido com água quente, de repente é esvaziado e enchido com água fria; o que esta acontecendo? O vidro vai quebrar !!! E o corpo humano? Naturalmente, a temperatura do corpo é muito quente, enquanto a água é muito fria” […]

Começar o banho lavando a cabeça (ou cabelo) pode causar AVC?

A informação logo viralizou nas redes sociais e deixou muita gente preocupada. Mas será que essa história de que molhar a cabeça antes do corpo pode causar AVC é verdadeira? A resposta é não!

Vamos aos fatos! Ao ler as mensagens, de cara, ficamos desconfiados. As publicações apresentam caráter vago, alarmista, erros de português e falta de fontes confiáveis.

Além disso, infelizmente, esse tipo de história é bastante recorrente nas redes sociais. A equipe do Boatos.org já desmentiu diversas delas, como a que dizia que evitar usar celular à noite poderia ajudar no combate ao câncer de olho. Também a que apontava que beber água gelada pode causar câncer e infarto e, por fim, a que dizia que limão com água quente pode matar células cancerígenas.

Pois bem. A história diz que sempre ouvimos falar de quedas no banho e nunca em outro lugar. Porém, ao contrário do que aponta a publicação, o AVC pode ocorrer em qualquer situação, inclusive dormindo. Vale ressaltar que, em 2005, durante o Big Brother Brasil 5, uma das participantes do programa, Marielza Santos, sofreu um AVC enquanto estava sentada na hidro-spa do programa.

Em seguida, o texto cita uma professora do “Conselho Nacional de Esportes”, o que enfraquece ainda mais a tese. Tudo porque a profissão não tem nada a ver com AVCs, que seriam a especialidade de um neurologista. Além disso, percebemos que o cargo e a instituição não condizem com um local brasileiro. Ou seja, a história poderia ter surgido em outro idioma. Dito e feito. Ao buscar por mais detalhes, descobrimos a mesma corrente em inglês.

Porém, ao buscar por fontes confiáveis, não encontramos nenhuma que embase tal recomendação. Nem em inglês, muito menos em português. Ao buscar por qualquer relação entre AVC e não lavar a cabeça primeiro, também não encontramos nada.

Para quem não sabe, um AVC acontece quando vasos sanguíneos que levam sangue ao cérebro entopem ou se rompem. Ele causa paralisia na região do cérebro que permaneceu sem circulação sanguínea.

Entre os sintomas estão o formigamento da face, do braço ou da perna, confusão mental, alteração da fala ou compreensão (a pessoa começa a falar enrolado, como se estivesse alcoolizada), tontura, alteração no andar e dor de cabeça súbita, intensa e sem causa aparente.

Já entre os hábitos e/ou condições que podem aumentar o risco de um AVC estão a hipertensão, colesterol alto, diabetes tipo 2, obesidade, tabagismo, sedentarismo e histórico familiar. Ou seja, nada de banho na água gelada.

Por fim, a comparação entre os vasos sanguíneos e um copo de vidro é, no mínimo, absurda. O tipo de vaso sanguíneo que leva sangue do coração ao resto do corpo são as artérias. Elas são espessas e dilatáveis, ao contrário do copo de vidro. Além disso, o corpo humano possui um processo de termorregulação. Se o ambiente externo está muito frio e a temperatura corporal cai, o complexo hipotálamo-hipófise envia uma mensagem nervosa, o que desencadeia o processo de vasoconstrição. Por sua vez, a vasoconstrição permite que haja diminuição na perda de calor para o exterior. Os vasos sanguíneos não estouram nesse processo, uma vez que é um processo natural do corpo humano e os vasos sanguíneos podem dilatar e contrair nesse movimento.

Em resumo: a história que diz que lavar primeiro a cabeça na hora do banho pode causar AVC é falsa! A publicação surgiu do nada, é cheia de contradições e não cita nenhuma recomendação balizada por órgãos de saúde ou fontes confiáveis. Ou seja, a história não passa de balela. Não compartilhe!

P.S.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164.

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2tQ4YZ9