Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > É falso que a China proibiu a Coca Cola e a classificou como produto de limpeza

É falso que a China proibiu a Coca Cola e a classificou como produto de limpeza

China proibiu o consumo de Coca Cola e a classificou como produto de limpeza, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – A China proibiu a Coca Cola para consumo humano e classificou o produto como de limpeza.

Análise

Tem circulando em redes sociais e, principalmente, no WhatsApp, uma mensagem que aponta para uma suposta decisão drástica da China.

De acordo com o texto (que está circulando em português e também de um post em espanhol), a China teria proibido a Coca Cola para o consumo humano. Mais do que isso: teria classificado o produto como de limpeza.

O texto aponta, ainda, que outros países teriam vetado o uso do refrigerante (exemplos são a Turquia, a Letônia, a Inglaterra e a Ucrânia. Leia a mensagem que está circulando online:

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Versão 1: *A CHINA PROIBIU A COCA-COLA PARA CONSUMO HUMANO E CLASSIFICADA COMO MATERIAL DE LIMPEZA* Na *China*, a Coca-Cola será vendida como limpador de esgoto e o refrigerante Coca-Cola produzido pela American Coca-Cola Company será transferido, de acordo com a decisão do Comitê Central Chinês para a Qualidade dos Alimentos, para a categoria de Líquidos Sanitários recomendados para limpeza de tubos…

A razão desta decisão estrita é a investigação científica sobre o conteúdo da bebida e o seu efeito na saúde humana. Mais de 500 prisioneiros foram escolhidos nas prisões chinesas para realizar experiências e pesquisas. Eles beberam Coca-Cola três vezes por dia durante seis meses. A experiência terminou com a morte de 75 pessoas e a infecção de 150 pessoas. Outros estavam deficientes e os restantes sofriam de exacerbações de doenças crônicas e havia sido exposto a danos à saúde de vários graus de gravidade…

Com base nesses dados, a Autoridade chegou a conclusões sobre o perigo dos refrigerantes para a vida e a saúde humana, levando à decisão de retirar imediatamente a Coca-Cola de todas as mercearias do país chinês 🇨 🇳… Ao mesmo tempo, observam-se propriedades positivas do líquido. Especialmente em canalizações como eficaz limpa canos de esgoto e sanitários em banheiros, cozinhas…

Na *Turquia* e pela primeira vez no mundo, foi iniciado um julgamento contra a empresa americana Coca-Cola pela composição da bebida, que poderia causar leucemia pulmonar, hepática, tiroideia… Na *Índia*, o Supremo Tribunal proibiu a distribuição de bebidas Coca-Cola devido aos seus riscos para a saúde… *Letónia* proibiu a distribuição de Coca-Cola e Pepsi nas escolas primárias, e na *Inglaterra* e na *Ucrânia* foi imposta a proibição de consumi-las nas escolas…

Versão 2: *CHINA PROHIBIÓ LA COCA-COLA PARA CONSUMO HUMANO Y LA CLASIFICAÓ COMO MATERIAL DE LIMPIEZA*
En *China*, la Coca-Cola se venderá como limpiador de aguas residuales y el refresco Coca-Cola producido por la American Coca-Cola Company se transferirá, según la decisión del Comité Central Chino para la Calidad de los Alimentos, a la categoría de Líquidos sanitarios recomendados para la limpieza de tuberías…

El motivo de esta estricta decisión es la investigación científica sobre el contenido de la bebida y su efecto en la salud humana. Más de 500 prisioneros fueron elegidos en las cárceles chinas para realizar experimentos e investigaciones. Bebieron Coca-Cola tres veces al día durante seis meses. El experimento terminó con la muerte de 75 personas y la infección de 150 personas. Otros estaban discapacitados, y el resto padecía exacerbaciones de enfermedades crónicas y había estado expuesto a daños a la salud de diversos grados de gravedad…

Con base en estos datos, la Autoridad llegó a conclusiones sobre el peligro de los refrescos para la vida y la salud humana, lo que llevó a la decisión de retirar inmediatamente la Coca-Cola de todas las tiendas de comestibles en el país chino 🇨🇳… Al mismo tiempo, se observan propiedades positivas del líquido. En particular, en fontanería como eficaz limpiador de tuberías de alcantarillado y sanitarios en baños, cocinas…

En *Turquía*, y por primera vez en el mundo, se inició un juicio contra la empresa estadounidense Coca-Cola por la composición de la bebida, que podría causar leucemia pulmonar, hepática, tiroidea… En *India*, la Corte Suprema prohibió la distribución de bebidas Coca-Cola debido a sus riesgos para la salud… *Letonia* prohibió la distribución de Coca-Cola y Pepsi en las escuelas primarias, y en *Inglaterra* y *Ucrania* se impuso la prohibición de consumirlas en las escuelas…

Checagem

Na parte da checagem do conteúdo, vamos responder às seguintes questões: 1) É verdade que a China proibiu o consumo de Coca Cola e classificou como produto de limpeza? 2) Os outros países também vetaram a marca de refrigerante? 3) A Coca Cola faz mal?

É verdade que a China proibiu o consumo de Coca Cola e classificou como produto de limpeza?

Não. Na realidade, a história surgiu em um site em espanhol que publica mensagens, no mínimo, duvidosas. Não há a informação em nenhuma fonte confiável ou oficial.

Além disso, não tem a mínima lógica o produto ser classificado como de limpeza (a prova disso é que a China não classificou como nada). O mesmo podemos falar sobre o “teste” e mortes de presos

Os outros países também vetaram a marca de refrigerante?

Também não. Nada consta a história que aponta que países como a Turquia, Inglaterra, Ucrânia e Letônia vetaram a Coca Cola. Novamente, estamos diante de uma história falsa.

 A Coca Cola faz mal?

É claro que o consumo excessivo de refrigerantes (como a Coca Cola) pode ser prejudicial à saúde (causar problemas como obesidade, diabetes e outros males), mas a mensagem é exagerada. Não é possível que haja uma taxa de mortes como a apresentada na história.

Conclusão

Fake news ❌

É falso que a China tenha proibido o consumo da Coca Cola, tenha feito testes com presos e que o refrigerante tenha sido vetado em outros países. Trata-se de uma fake news que não tem lastro na realidade.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).