Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Chá de erva-doce cura a “nova gripe” porque tem Tamiflu, diz diretor do HC #boato

Chá de erva-doce cura a “nova gripe” porque tem Tamiflu, diz diretor do HC #boato

Diretor do HC, preocupado com nova gripe, recomenda chá de erva-doce no lugar de Tamiflu, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O diretor do HC, preocupado com a “nova gripe”, deu uma dica nas redes sociais. Ele falou que o chá de erva-doce, por ter Tamiflu, cura o vírus influenza H1N1.

Podemos dizer que a pandemia da Covid-19 chegou a uma nova fase. O Brasil, graças à vacinação, vive uma fase de arrefecimento no número de casos e mortes, mas vive sob tensão pela chegada da variante Ômicron, crescimento de casos e mortes na Europa e, de quebra, um surto de gripe atinge algumas regiões como o Rio de Janeiro. No meio disso, uma mensagem voltou a circular online.

O texto aponta que médicos como o “diretor do HC (Hospital das Clínicas)” e do Hospital São Domingos recomendaram que se tome chá de erva-doce para a “nova gripe”. O motivo seria o fato de o produto ter Tamiflu como um dos componentes da fórmula e ser eficaz contra a influenza H1N1.

Não fica claro no texto se a “nova gripe” da mensagem é relacionada à variante Ômicron ou à gripe comum (o que deixa a mensagem aberta a interpretações). Independentemente, veja o texto que circula por aí:

Confira o desmentido em vídeo:

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Diretor do HC (Hospital das Clínicas) preocupado com a nova gripe, faz as seguintes recomendações: – Fazer do álcool gel o nossso aliado. – Começar a tomar vitamina C urgente, cuidar das crianças. – Lavar as mãos muitas vezes ao dia. – evitar locais onde haja multidão; – tomar vitamina C; – comer fígado de boi; – ingerir sucos de acerola e laranja. – Tomar chá de erva-doce duas vezes ao dia.

ERVA-DOCE O chá de erva-doce tem a mesma substância que o medicamento TAMIFLU, o remédio usado para tratar a gripe A – H1N1. Aconselha-se tomar o chá como se fosse café, após as refeições. Um infectologista do hospital São Domingos, recomenda tomar de 12 em 12/horas o chá de erva doce, pois ele mata o vírus da influenza. É da erva-doce que é feito o TAMIFLU. * Repasse para seus famíliares e amigos pois é muito importante.

Diretor do HC disse que chá de erva-doce cura a “nova gripe” porque tem Tamiflu?

Não demorou muito para a mensagem se espalhar com toda força em redes sociais. Porém, não é verdade que o chá de erva-doce “tem Tamiflu” ou que o diretor do Hospital do HC fez tal recomendação.

Na realidade, essa mensagem já foi desmentida algumas vezes na história do Boatos.org. Desmentimos este fake em 2018 (quando o Brasil estava sob alerta para um surto de gripe) e 2020 (inclusive, um pouco antes da pandemia). Como o último desmentido vale para hoje, relembre o que escrevemos a respeito do assunto.

Comecemos pelo fato de que ela é bem velha, surgiu em 2009 lá quando houve a pandemia de H1N1 no mundo. Desde então, de tempos em tempos, ela ressurge das cinzas para levar “esperança” há quem morre de medo da gripe. Aliás, a mensagem até já foi desmentida naquela época.

Seguindo o baile, o próprio Ministério da Saúde já ressaltou que a melhor forma de evitar a gripe é com a vacina e que o método mais eficaz para tratar os sintomas é a ingestão de medicamentos adequados:
É importante ressaltar que a vacinação é uma das estratégias mais importantes para redução de casos graves e óbitos por influenza. Outro ponto é o uso oportuno do medicamento, logo após o início dos sintomas.

Além disso, a comunidade médica também já se manifestou sobre essa história da erva-doce, como é o caso deste médico que explica sobre a inexistência de qualquer relação entre o chá de erva-doce e o Tamiflu.

Vale apontar que, se estivermos falando sobre a variante Ômicron da Covid, temos uma solução muito mais eficaz do que “chá de erva-doce”: vacinação contra o novo coronavírus. No caso da gripe comum, se vacinar ajuda muito também.

Resumindo: é falsa a história que aponta que o diretor do Hospital das Clínicas recomendou que se tome chá de erva-doce contra a gripe assim como é falsa a história que aponta que a bebida tem Tamiflu. Trata-se de um velho fake que voltou a circular graças à chegada da Ômicron e ao surto de gripe em alguns locais do país.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3HIppbu
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso