Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Chá de banana faz você emagrecer milagrosamente em 15 dias #boato

Chá de banana faz você emagrecer milagrosamente em 15 dias #boato

Chá de banana faz você emagrecer milagrosamente em 15 dias, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Tomar chá de banana ajuda a emagrecer, desinchar, reduzir o açúcar no sangue e aumentar a imunidade em apenas 15 dias

Diariamente, somos bombardeados por padrões. Alguns alertas são sutis, outros nem tanto, mas sempre com um objetivo: mostrar que corpos magros e cabelos e olhos claros são bonitos (e mais aceitáveis).

Esse tipo de conteúdo coloca uma pressão absurda em homens e, principalmente, mulheres que estão fora do padrão. Com isso, surge a busca incansável de receitas ou métodos milagrosos que transformem corpos da noite para o dia.

E a história de hoje é apenas mais um dos tantos exemplos que encontramos na internet. De acordo com uma publicação que viralizou nas redes sociais, consumir chá de banana ajuda a desinchar o corpo e a emagrecer em apenas 15 dias. Segundo a história, o chá ainda seria bom para prevenir doenças cardíacas, limpar a gordura do fígado, aumentar a imunidade e ajudar a dormir melhor. Confira:

Versão 1: “Beba saúde! Chá de banana resultado em 15 dias”. Versão 2: “Chá de banana desincha e emagrece”. Versão 3: “OI GENTE! HJ TROUXE UM CHÁ PRA VCS QUE É MARAVILHOSO! AJUDA A EMAGRECER, DESINCHAR, AJUDA A REDUZIR O AÇÚCAR NO SANGUE, COMBATE A INSÔNIA, E A GORDURA NO FÍGADO, ALÉM DE TER UM SABOR DELICIOSO! COMPARTILHEM BASTANTE E DEIXEM AQUELE LIKE!”. Versão 4: “CHÁ DE BANANA que EMAGRECE EM 15 DIAS, DESINCHA, LIMPA O FÍGADO. Esse FUNCIONA mesmo! Esse famoso chá vai te ajudar muito a EMAGRECER, perder os famosos pneus, gordura abdominal, além de ajudar controlar pressão arterial, melhora a imunidade e muitos outros benefícios”.

Análise das mensagens que estão circulando

Vídeo: é falso que Quiz do Pix dê R$ 150 para quem compartilhar no WhatsApp

Para realizar essa checagem, encontramos fragmentos dessa história em diversas redes sociais, como no YouTube (onde alguns vídeos chegam a centenas de milhares de visualizações), no TikTok (onde alguns vídeos já chegam a quase 30 mil compartilhamentos) e no Facebook.

Ao anaisar as publicações, identificamos algumas características de fake news nos conteúdos. 1) Os textos possuem caráter vago (sem muitas informações de onde a teoria surgiu) e alarmista; 2) As mensagens não citam fontes confiáveis, como textos científicos ou relatos de médicos; 3) O histórico gigantesco desse tipo de informação, que abre brecha para alimentar ainda mais esse tipo de assunto: receitas milagrosas de emagrecimento que colocam a saúde das pessoas em risco.

Boa parte dessas “dicas amigas” encontradas na internet não ajudam em nada e se sustentam na venda de produtos que não possuem embasamento científico. Nos últimos anos, a equipe do Boatos.org já desmentiu algumas histórias dessas (aqui e aqui), que além de propagarem desinformação, também colocam a saúde das pessoas em risco.

Chá de banana faz você emagrecer milagrosamente em 15 dias?

Como já constatamos, as publicações não citam de onde a informação foi retirada. Ao procurar por evidências científicas sobre o assunto, descobrimos que não existem pesquisas sobre o assunto. De acordo com nutricionistas, a ideia de que o chá de banana pudesse emagrecer surgiu da sabedoria popular, muito provavelmente pela quantidade de fibras presente no alimento. Ainda segundo os nutricionistas, o chá de banana não possui investigações científicas e não existem evidências de que ele tenha efeito emagrecedor.

Por fim, é importante ressaltar que não existe uma fórmula milagrosa para emagrecer. O que existe são mudanças de hábitos. Além da adoção de uma alimentação saudável, também é importante escolher uma atividade física que seja prazerosa e te ajude a manter uma rotina. E lembrando que o acompanhamento com profissionais é de extrema importância, pois só ele pode identificar as melhores abordagens para o seu caso.

Em resumo: a história que diz que o chá de banana pode emagrecer em apenas 13 dias é falsa! Não existem evidências científicas de que o chá de banana tenha efeito emagrecedor. Além disso, não existe uma receita milagrosa para emagrecer. O que existe são mudanças de hábitos e a adoção de uma rotina de exercícios, que podem ajudar no emagrecimento de forma saudável e sem prejudicar a saúde.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm
Marcações: