Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Vídeo que viralizou na internet não é de fabricação de castanha de caju falsificada

Vídeo que viralizou na internet não é de fabricação de castanha de caju falsificada

Castanha de caju falsificada é fabricada na Índia, diz boato (Foto: Reprodução/TikTok)

Boato – Que estão fabricando castanha de caju falsificada em uma fábrica na Índia.

Análise

Quando falamos em bons hábitos alimentares e de saúde, a procedência de um produto é algo importante a se olhar. E, de acordo com mensagens que estão viralizando na internet a castanha de caju da Índia não seria nada boa.

Um vídeo que está viralizando na internet mostra o que seria a falsificação da castanha de caju em uma fábrica com uma espécie de “massinha” que não parece ter uma aparência de muito saudável.

Junto ao vídeo, estão circulando mensagens que apontam que se trata de uma castanha de caju falsificada está sendo fabricada na Índia. As mensagens também apontam que devemos comprar a castanha de caju nacional para não cair no golpe.

Vídeo: é falso que Lula parou doações em Lajeado e Encantado destruiu donativos

“E agora? Nada se cria, tudo se copia? Castanha falsificada produzida na Índia”, diz uma das mensagens. “Castanha de caju falsificada”, aponta outra. Leia as duas transcrições e veja o vídeo:

Versão 1: Se alguém te falar que alguém fazia, você não acreditaria. Então vou te mostrar. Sabe o que que é isso aí? É Castanha, mano. só que não é original é uma castanha tipo uma massinha que eles criaram tipo quando você vai fazer fazer um brigadeiro e essa Castanha ficar Idêntica Idêntica a original inclusive no Sabor como vocês podem ver ela pode ser até levada ao fogo para ser assada olha só a aparência dela gente então é um alerta para um alerta para você você tem que ter cuidado para você chegar no Supermercado isso é admirar com um produto importado não aceite ele usa imitações original é a do Brasil é a do Pará é do Norte é do Amazonas essa que tá rolando aí que tá vindo daí a gente tá tá viralizando aqui na internet é uma castanha fake tá produzida lá por aí sabe lá como que tá dada a dica aí se alguém te falar se alguém te falar se você não gente gente

Versão 2: Gente olha o nível de falsificação que os indianos chegaram você tá vendo essa massinha Branca aí eles estão criando a Castanha de caju falsificado tem até molde de olhar lá pra você ver Depois de Frito Essa massa ela fica Idêntica a uma castanha de cajú tá olha só o nível de perfeição que eles estão fazendo É a embalagem Então se atende quando você for no mercado comprar uma castanha de caju veja procedência e veja se ela vem aqui ela é nacional porque senão importados você corre um grande risco ele está consumindo uma coisa que não é tá saindo de Caju o que que você acha isso aí escreva nos comentários gostou curte e compartilhar

@carlinhospanda5 

♬ som original – carlinhospanda5

Checagem

Claro que o vídeo é bem impressionante e, de fato, os produtos ficam muito parecidos com uma castanha de caju. Por isso, nós vamos fazer a checagem do conteúdo respondendo algumas questões.

São elas: 1) Estão produzindo castanhas de caju falsificadas na Índia? 2) Qual é a origem do vídeo que está circulando na internet? 3) É possível que haja algum tipo de castanha de caju falsificada vendido em mercado?

Estão produzindo castanhas de caju falsificadas na Índia?

Ao contrário do que apontam as mensagens, o vídeo não é de  uma falsificação de castanhas de caju. Fomos buscar na internet por mais referências em relação ao assunto e encontramos um desmentido de um site de fact-checking indiano, o The Quint.  Depois da repercussão internacional do vídeo, eles buscaram a origem do vídeo. E não tem nada de castanhas de caju falsas.

Qual é a origem do vídeo que está circulando na internet?

O site apontou que na realidade o vídeo é de uma fabricação de um salgadinho em formato de castanha de caju. O nome do produto, aliás, é Kaju Biscuit. Nesta página, é possível ver que, em nenhum momento, o produto é vendido como “castanha de caju”. 

“Biscoito salgado em formato de caju, temperado com especiarias do punjab. Com crocância extra e riqueza de sabor”, diz a descrição do produto. Vale lembrar que o produto não é vendido no Brasil.

É possível que haja algum tipo de castanha de caju falsificada vendido em mercado?

Além da imagem que está circulando e já se mostrou de uma falsa acusação, nada existe sobre “castanha de caju” falsificada (muito menos no Brasil).

Conforme apontado na própria checagem do site indiano, não é tão simples “falsificar o sabor e textura da castanha”.  Como o ônus da prova é de quem acusa, temos que dar o crédito aos vendedores.

Conclusão

Fake news ❌

A acusação de que estão fabricando castanhas de caju falsas na Índia não procede. Na realidade, a fábrica que aparece no vídeo é de um salgadinho que não se apresenta com “legítima castanha de caju” e sequer é comercializado no Brasil.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).