Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Carne processada é feita de animais triturados, diz informação errada

Carne processada é feita de animais triturados, diz informação errada

Boato – Vocês ainda têm coragem de comer carne processada? Saiba como ela é feita.

Não faz nem uma semana que o Boatos.org desmentiu a história que apontava que nuggets eram feitos de pintinhos triturados vivos e outra história muito parecida começou a circular online: a de que a carne processada era feita de animais mortos triturados.

Um vídeo de cerca de quatro minutos apontava como eram feitos alimentos de carne processada (exemplo, as salsichas). O vídeo começava com animais inteiros sendo descartados em um moedor gigante. Eram bois, cavalos e outros animais de grande porte. Na segunda parte, o vídeo mostra o processo da fabricação da salsicha.

Assistiu ao vídeo? Pois bem, vamos falar o que realmente é fato e o que é boato na história. A parte que fala da fabricação da salsicha e aquela pasta que é formada por toda a trituração da carne é verdadeira. E de fato, fica difícil querer comer o alimento se a gente racionar e ver como a coisa é feita.

Agora precisamos nos atentar aos fatos. A primeira parte do vídeo (a mais chocante) não tem nada a ver com o processo de fabricação de alimentos processados. Não são colocados animais inteiros na fabricação deles. Esse texto da revista Mundo Estranho explica como é o processo.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Apesar do processo de fabricação da salsicha não ser para pessoas com estômago fraco (aliás nada que envolva carne de animais é) não há como fazer animais com pelo e fezes virarem alimento. Os animais do vídeo, na realidade, são triturados para descarte.

Na realidade, a história não é tão nova assim. Em 2014, o Boatos.org falou sobre uma história muito parecida com essa. Da oportunidade, o boato dizia que o hambúrguer era feito do animal triturado vivo. Se tiver curiosidade, o desmentido está aqui.

Resumindo, os animais não são triturados vivos para fazer alimentos de carne processada. Há a trituração, mas são de partes de animais. A trituração deles é para fins de descarte. Se isso é humano ou não, você pode responder para a gente nos comentários.