Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Não existem provas de que o café de cápsula possa causar câncer e alzheimer por causa do alumínio e do plástico

Não existem provas de que o café de cápsula possa causar câncer e alzheimer por causa do alumínio e do plástico

Café de cápsula faz mal, causa câncer e alzheimer por causa do alumínio e plástico, diz boato (Foto: Reprodução/TikTok)

Boato – Café de cápsula faz mal, pode causar câncer e alzheimer por conta da presença do alumínio e do plástico no produto.

Análise

Quem não gosta de um cafezinho, não é mesmo? Seja para começar o dia, para encerrar o almoço ou até como uma forma de afeto, durante um encontro com um familiar ou amigo. O café está presente no dia-a-dia do brasileiro.

Mas de acordo com uma história que está sendo compartilhada nas redes sociais, o café de cápsula poderia causar um enorme problema para a saúde. Segundo a publicação, o café de cápsula causaria câncer e alzheimer por conta da presença do plástico e do alumínio. Confira:

Versão 1: “O ACÚMULO DE ALUMÍNIO NO CORPO PORQUE AUMENTAR O RISCO DE ALZHEIMER! Alumínio tem correlação com Alzheimer, com Parkinson; e a quantidade de pacientes que eu pego no consultório com alumínio alto, porque toma café de cápsula. Aumenta o alumínio”.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Versão 2: “Eu tenho amigos que só tomam café em cápsulas. Fiquei preocupada quando o médico chamou a atenção para os riscos que esse tipo de café expõe a gente, por conter muito alumínio”. Versão 3: “Evitar aquele café das cápsulas, por causa do alumínio. O alumínio é um metal contaminante que a gente tem muito contato, às vezes em maquiagem, desodorante e no café também. Tem gente que toma todos os dias, tem a maquininha em casa e isso pode contaminar, pode estar relacionado ao risco de alzheimer”.

Versão 4: “Não tomem mais café em cápsula ! Pela 1a vez, em muitos pacientes, foi detectado microplasticos no sangue, leite materno e fezes. Prevendo doenças seríssimas (((em breve))) devido a isso. Voltem ao café coado ! Pelo bem da saúde de todos. Não se iludam com essas máquinas tecnológicas que tem até Wi-Fi, Se dizem ecológicas… PLÁSTICO AQUECIDO MATA”.

A informação viralizou nas redes sociais, em especial, no Tik Tok e deixou muita gente preocupada. Apesar disso, a história apresenta diversas características de fake news na internet, como o caráter vago, alarmista, a falta de fontes confiáveis e a ausência de notícias sobre o assunto.

A partir daí, investigamos essa história e vamos te contar, em três etapas, se vale a pena acreditar nessa história ou não: 1) Café em cápsula de plástico causa câncer? 2) Café em cápsula de alumínio faz mal e causa alzheimer? 3) A bebida faz bem ou mal para a saúde?

Checagem

Café em cápsula de plástico causa câncer?

Não existe comprovação científica sobre isso. A substância presente no plástico que pode causar problemas de saúde é o Bisfenol A (BPA), que penetra nos alimentos e pode desencadear diversos problemas de saúde. As cápsulas de café são feitas de alumínio com revestimento de goma-laca (que lembra muito o plástico). Ou seja, não há a presença de plástico nesse tipo de embalagem. Além disso, o tempo de contato da cápsula com a água quente é muito curto. Vale ressaltar também que não existe qualquer estudo que relacione as cápsulas de café com a ocorrência de câncer ou alzheimer.

Café em cápsula de alumínio faz mal e causa alzheimer?

Não existe qualquer prova sobre isso. Como já explicamos anteriormente, o tempo de contato da embalagem com a água quente é muito curto. Ao procurar por mais informações sobre o assunto, descobrimos que um estudo publicado na revista ACS Omega, em 2020, mostra que fazer café na cafeteira italiana e de forma coada usando a chaleira pode aumentar a presença de alumínio no café (mais do que no caso da cápsula). Porém, não existem provas de que isso faça mal à saúde.

A bebida faz bem ou mal para a saúde?

Consumir café em excesso pode sim causar problemas de saúde, especialmente, por conta da presença da cafeína. Não é recomendado ingerir mais de 400mg de cafeína por dia. Beber café em excesso pode causar taquicardia, palpitações, inquietação, tremores, dor abdominal e náuseas, por estimular o sistema nervoso central. E não precisa do excesso para começar a sentir esses sintomas. Se você tiver algum tipo de sensibilidade à cafeína, pode apresentar os sintomas com apenas alguns goles de café.

Conclusão

Boato sem comprovação 👎

Não existem provas de que café de cápsula faça mal e pode causar câncer ou alzheimer por conta do plástico e do alumínio. As cápsulas de café são feitas de alumínio com revestimento de goma-laca. Não existe plástico em sua composição. Além disso, o tempo de contato entre a cápsula e a água quente é muito rápido. Se isso não bastasse, não existem indícios de que as cápsulas de café ou as substâncias possam causar esse tipo de doenças.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)