Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Cadastro do Conecte SUS será obrigatório para se vacinar contra Covid-19 #boato

Cadastro do Conecte SUS será obrigatório para se vacinar contra Covid-19 #boato

Cadastro do Conecte SUS será obrigatório para se vacinar contra Covid-19, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Para receber a vacina contra a Covid-19, a pessoa precisa se cadastrar no Conecte SUS. O cadastro é feito no site https://conectesus-paciente.saude.gov.br/.

A vacinação contra a Covid-19 está cada vez mais próxima no Brasil e as primeiras desinformações “com boas intenções” sobre o assunto começam a circular na internet. Uma delas aponta para uma “regra” para receber a vacina contra o coronavírus.

De acordo com uma mensagem que está circulando no WhatsApp, as pessoas devem se cadastrar no sistema Conecte SUS (do Ministério da Saúde) para receber a vacina contra a Covid-19. O texto aponta, ainda que o cadastro deve ser feito em https://conectesus-paciente.saude.gov.br/. Leia a mensagem que se espalhou, principalmente no WhatsApp:

Confira o desmentido em vídeo:

Pessoal, todo mundo precisa se cadastrar no conectesus para vacinar. Sugiro fazer já. Provavelmente o site nao aguentará os acessos quando for o momento. https://conectesus-paciente.saude.gov.br/ É um cadastro no SUS. Quem tomou a vacina da Febre Amarela em 2018 já tem. Ou quem usou o SUS nos últimos anos. O aplicativo funciona mais ou menos como esses apps de carteira de motorista ou título de eleitor

Cadastro do Conecte SUS será obrigatório para se vacinar contra Covid-19?

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

A mensagem se espalhou com muita força em aplicativos de mensagem. Porém, a informação que aponta que o cadastro no Conecte SUS será obrigatório para a vacinação contra a Covid-19 não procede (pelo menos por enquanto).

Antes de continuar, vamos explicar o que é o Conecte SUS. Trata-se de uma plataforma do Ministério da Saúde que compila dados de saúde de cidadãos brasileiros. Caso você tenha utilizado serviços do SUS (como atendimento, vacinação ou retirada de remédios) com o Cartão Nacional do SUS, seus dados já estarão na plataforma e poderão ser acessados por profissionais de saúde (fizemos o teste e confirmamos que, mesmo sem cadastro, os dados estavam lá).

É possível que você acesse os dados no site mostrado na mensagem. Para tanto, é preciso fazer o cadastro no Conecte SUS. Ou seja: o cadastro serve apenas para que você tenha acesso aos serviços de saúde utilizados, carteira de vacinação etc. Até o momento, nunca houve exigência de que você faça o cadastro no Conecte SUS para, por exemplo, se vacinar ou ser atendido em uma instituição pública de saúde.

Vale dizer que o Ministério da Saúde ainda não apresentou regras específicas para a vacinação contra a Covid-19. E, pensando que nem todos têm acesso à internet para fazer o cadastro, não há muita lógica em pedir o cadastro obrigatório no Conecte SUS.

Para além disso, o cadastro em questão não é feito no site https://conectesus-paciente.saude.gov.br/. O cadastro é feito na plataforma https://www.gov.br/pt-br (que compila vários serviços ao cidadão).

Resumindo: o Conecte SUS é um ótimo serviço (que ainda está sendo aperfeiçoado) e o cadastro até que é bem-vindo. Porém, não é verdade que o cadastro será obrigatório para receber a vacina contra a Covid-19. Além de não existirem regras específicas até o momento sobre a vacinação, não há muita lógica em exigir essa burocracia para vacinar os cidadãos brasileiros.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99458-8494.

– Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
– Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
– Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
– Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
– Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2YViiVK
– Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
– Siga-nos no TikTok http://bit.ly/38hcBcy