Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Cabrini descobre fraude na compra de kits de Covid-19 em Macapá e discute com prefeita #boato

Cabrini descobre fraude na compra de kits de Covid-19 em Macapá e discute com prefeita #boato

Cabrini descobre fraude na compra de kits de Covid-19 em Macapá e discute com prefeita, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O jornalista Roberto Cabrini discutiu com a prefeita de Macapá após denunciar fraude na  compra de kits e de vacina contra a Covid-19. 

Falhas no sistema de informação de saúde, atraso na compra de imunizantes e problemas de logística. Essas são algumas das séries de entraves que têm atrapalhado o processo de imunização contra a Covid-19 no país. Não bastasse isso, volta e meia esbarramos em notícias sobre fraudes na aplicação de vacinas e na compra de imunizantes.

A última que circula nas redes sociais aponta para um vídeo envolvendo o jornalista Roberto Cabrini e a prefeita de Macapá. As imagens mostram uma discussão entre Cabrini e uma mulher, onde trocaram acusações. Durante a discussão, a mulher argumentou que não fazia parte da sua alçada e que não tinha tempo para fiscalizar as licitações. O texto que tem sido compartilhado junto às imagens afirma que o jornalista desembarcou em Macapá para fazer uma reportagem sobre o superfaturamento em compras do kit Covid-19 e, por isso, teria discutido com a prefeita de Macapá. Leia o que diz a mensagem:

Versão 1: Roberto cabrini desembarca em Macapá pra fazer uma reportagem sobre o superfaturamento de 5000% em cima dos kits de Covid-19, olha a reação da prefeita do DEM Versão 2: Parece que enfim, vamos descobrir porque a tal “FRAUDEMIA” virou o Brasil de cabeça para baixo… *Roberto Cabrini* desembarca em Macapá pra fazer uma reportagem sobre o *superfaturamento* de *5000%* em cima dos *Kits de Covid-19*, olha a reação da *Prefeita do DEM*. Importante é o $ e não as vidas. No Brasil todo. Mostra o tipo de políticos de prefeitos a governadores. Deus faça Justiça contra esses assassinos! Versão 3: Roberto Cabrini EM Macapá, COM a prefeita, QUE COMPROU vacinas super faturadas em 5 mil POR CENTO, Infelizmente isso vem acontecendo em varios Municipio dos Estado. no calar dos vereadores, e por tras do corona virus compraram medicamentos com preços exorbitante, acredite! Versão 4: Roberto Cabrini desembarca em Macapá pra fazer uma reportagem sobre o superfaturamento de 5000% em cima dos Kits de Covid-19, olha a reação da Prefeita. 

Cabrini descobre fraude na compra de kits de Covid-19 em Macapá e discute com prefeita?

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

A publicação circulou feito pólvora no Facebook e Twitter, em algumas versões, o vídeo já acumula mais de 190 mil visualizações e quase 30 mil curtidas. É uma pena que seja pelo motivo errado, já que o vídeo é de uma reportagem realizada antes da pandemia.

Ao bater o olho no texto, alguns detalhes chamam atenção. O primeiro deles está nas características da mensagem, que é vaga, alarmista e não cita datas ou fontes confiáveis. O histórico de mensagens sobre assunto também nos deixa com a pulga atrás da orelha, afinal de contas, não foram poucas as vezes que desmentimos histórias envolvendo “falcatruas de prefeitos e governadores”.

Uma simples busca no Google e matamos a charada. Isso porque a discussão aconteceu por causa de uma reportagem exibida no SBT, em 2015, sobre um esquema de fraude em licitações para o fornecimento de merenda escolar em São Cristóvão, em Sergipe. Ou seja, nada tem a ver com Macapá. A discussão aconteceu entre o jornalista Roberto Cabrini e Rivanda Batalha, ex-prefeita de São Cristóvão, no estúdio de uma rádio local. Por sinal, após a divulgação da reportagem, Rivanda renunciou ao cargo.

Por fim, saiba que o executivo municipal de Macapá sequer é feminino. Desde janeiro de 2021, a Prefeitura de Macapá é comandada pelo médico Antônio de Oliveira Furlan, o Dr. Furlan.

Sendo assim, podemos afirmar que Cabrini não descobriu fraude na compra de kits de Covid-19 em Macapá e tampouco discutiu com a prefeita por esse motivo. O vídeo até é verdadeiro, mas a história por trás dele é bem diferente. Ou seja, tudo boato!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. 

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3tP2fIR
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/38hcBcy