Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Bombeiro alerta que coronavírus se espalhou em Minas Gerais e hospital será construído #boato

Bombeiro alerta que coronavírus se espalhou em Minas Gerais e hospital será construído #boato

Bombeiro alerta que coronavírus se espalhou em Minas Gerais e hospital será construído, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Em áudio, um bombeiro chamado Jeferson alertou que há muitos casos de coronavírus em cidades como Contagem, Betim, Ibirité e Belo Horizonte (em Minas Gerais). Ele afirmou que um hospital será construído no estado.

O que não tem faltado nos últimos dias são notícias falsas relacionadas ao coronavírus. Muitas delas, de cunho regional, falam de surtos em diversos locais. Hoje, vamos tratar de dois desses casos. O primeiro é um áudio que está circulando em Minas Gerais.

Um homem que se identifica como “comandante Jeferson”, um bombeiro, teria alertado as pessoas que já há muitos casos de coronavírus confirmados em Minas Gerais (cidades como Contagem, Betim, Ibirité e Belo Horizonte) e que os bombeiros, por ordem do governador, vão construir um hospital no local. Leia a transcrição do áudio:

Pessoal, boa tarde. Aqui é o comandante Jeferson, do 13º batalhão do Corpo de Bombeiros. Eu to gravando esse áudio aqui porque eu acabei de sair de uma reunião com o coronel e o coronel falou que a coisa tá muito suspeita, gente. A coisa tá muito complicada. Pessoal da imprensa não quer divulgar porque o governo não quer alarmar o povo. O governo não quer que o povo fique alarmado. Fique desesperado.

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

O coronavírus já chegou na região de Contagem, de Betim e de Ibirité. Não frequenta os hospitais, evite sair de casa. Quem for pegar ônibus, pelo amor de Deus, usa máscara para andar de ônibus. Porque já tem mais de 58 casos de coronavírus espalhados em Contagem, Betim e Belo Horizonte. Coronel falou que não para a gente alarmar, mas acho uma sacanagem não falar isso para a população. Não falar isso com o povo, pro povo não ficar sabendo, mas acho uma sacanagem.

Nós já estamos de plantão para nós podermos construir um hospital. Veio uma ordem direto do governador que vai instituir um hospital na base do 12 BI. Então vocês fiquem atento com qualquer movimento que ver por aí. Espalhe esse áudio, avise o povo porque o trem já complicado. Aqui no Brasil já chegou o coronavírus e muito antes do carnaval. Um abraço.

Bombeiro alerta que coronavírus se espalhou em Minas Gerais e hospital será construído?

O áudio se espalhou com muita força em contas de WhatsApp de mineiros. Mas será mesmo que o tal bombeiro fez o alerta e será que essa informação de novo hospital no país é real? A resposta é não. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.

Como falamos anteriormente, o número de informações falsas relacionadas ao coronavírus tem sido muito grande. Por causa disso, você deveria desconfiar de informações como essa. Ainda mais quando se trata de um tipo de informação que tem algumas das principais características de boatos online (é vaga, alarmista, com erros de português, pedido de compartilhamento).

A mensagem, ou melhor, o áudio, até cita uma fonte confiável: o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais. E foi justamente com a corporação que encontramos a resposta: trata-se de uma fake news. Junto com uma mensagem com a descrição “13h30 – BOMBEIROS ESCLARECE FALSO ÁUDIO”, o comandante Pedro Aihara, porta-voz da instituição, afirmou que a informação era falsa.

Aihara apontou que não existe nenhum comandante com o nome de Jeferson no 13º Batalhão e frisou que até o momento não existe nenhum caso confirmado de coronavírus em Minas Gerais. Veja o vídeo que foi publicado no Twitter da instituição:

Resumindo: a história que aponta que um bombeiro de Minas Gerais alertou que há muitos casos confirmados no estado e que será construído um hospital para tratar do coronavírus no estado é falsa. Assim que circulou já foi desmentida pelas autoridades locais.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164. 

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/3ciCNDx