Bióloga Leda Beck compara salários de biólogos e jogadores de futebol #boato

Boato – Bióloga Leda Beck compara salário de biólogos e jogadores e diz para pessoas pedirem a cura do coronavírus para Cristiano Ronaldo e Messi.

E estamos aqui, novamente, para falar sobre o surto da Covid-19. A descoberta do novo coronavírus e a rápida propagação da doença causada por ele trouxeram à tona a importância da Ciência para a população.

Como entender de onde o vírus surgiu, o que é o novo coronavírus, quais seus impactos na vida humana, remédios ou vacinas para combatê-lo já estão disponíveis? Simples. Ciência e (bastante) pesquisa!

Nos últimos dias, uma história envolvendo a bióloga e pesquisadora espanhola Leda Beck tem chamado a atenção. De acordo com uma publicação, Leda teria tentado chamar a atenção para o trabalho dos pesquisadores. Segundo o texto, a bióloga teria afirmado que as pessoas pagariam um salário muito maior aos jogadores de futebol em comparação aos pesquisadores. Por isso, de acordo com a publicação, Leda teria sugerido que as pessoas pedissem a Cristiano Ronaldo ou Messi o tratamento para o coronavírus. Confira:

Comentário: “FOI CURTA E GROSSA. PARABÉNS. Em entrevista a pesquisadores espanhóis a pesquisadora e bióloga Leda Beck foi questionada do porque estavam demorando tanto para encontrar um antídoto que combatesse a Covid19 e a resposta foi:”.

Imagem: “Uma bióloga espanhola, pesquisadora: – Vocês pagam 1 milhão de euros por mês para um jogador de futebol e 1.800 euros para um pesquisador em Biologia. Agora vocês querem um tratamento. Vão perguntar ao Cristiano Ronaldo ou ao Messi e eles vão encontrar a cura pra vocês”.

Bióloga Leda Beck fez comparação entre salários de biólogos e jogadores de futebol?

A informação foi bastante compartilhada nas redes sociais, especialmente pelo contexto de descredibilização da Ciência brasileira e cortes nos investimentos em pesquisas. Mas será que a bióloga e pesquisadora Leda Beck realmente comparou os salários de biólogos e jogadores de futebol? A resposta é não!

Vamos aos fatos! Uma rápida leitura na publicação é o suficiente para colocar uma pulga atrás da orelha. Ela apresenta diversas características de boatos online, como o caráter vago, (bastante) alarmista, os erros de português e a falta de fontes confiáveis.

Além disso, fake news sobre declarações falsas são bastante comuns na internet. A equipe do Boatos.org já desmentiu inúmeras delas, como a história que dizia que o jogador Sadio Mané teria dito que não quer Ferraris ou aviões e que doa dinheiro a pessoas de Senegal. Também a que indicava que Lula teria chamado os nordestinos de ignorantes, pobres e os teria comparado com Dilma e, por fim, a que apontava que o presidente Donald Trump teria dito que papa não fará Lula ser mais respeitado.

Resolvemos, então, buscar por mais informações sobre a bióloga Leda Beck e pela declaração que a pesquisadora teria dado, mas não encontramos absolutamente nada que pudesse embasar a história.

Foi aí que resolvemos pesquisar pela foto da suposta bióloga Leda Beck que acompanhava a publicação. Após algumas buscas, descobrimos um vídeo de onde a foto foi retirada. E, bem, não foi surpresa alguma descobrir que a mulher não é bióloga e pesquisadora e muito menos se chama Leda Beck.

A mulher da foto, na verdade, se chama Isabel García Tejerina. Ela é uma política espanhola e foi ministra da Agricultura e Pesca, Alimentação e Meio Ambiente da Espanha, e 2014 a 2018.

Com essas informações, acabamos descobrindo também que o serviço de fact-checking espanhol do site Maldita já havia desmentido a história. De acordo com o site, o vídeo mostra uma entrevista, em abril de 2018, da então ministra. No momento, Isabel falava sobre a aposta de Marrocos no campo agrícola.

Em resumo: a história que diz que a bióloga e pesquisadora espanhola Leda Beck comparou os salários de jogadores de futebol e biólogos é falsa! É verdade que o investimento em pesquisa em muitos lugares do mundo é baixo, como no Brasil. Entretanto, a mulher que aparece nas imagens não questionou essa situação. Ela sequer é bióloga e não se chama Leda Beck. A mulher é Isabel García Tejerina, política espanhola. A imagem foi retirada de uma entrevista na qual Isabel falava sobre a economia agrícola em Marrocos. Ou seja, tudo não passa de balela. Defenda a pesquisa brasileira e não compartilhe fake news! Até a próxima.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164. 

Confira a lista de todas as fake news sobre o novo coronavírus

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2Mm2JRu
error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)