Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Empresa de Bill Gates é a dona da patente do novo coronavírus #boato

Empresa de Bill Gates é a dona da patente do novo coronavírus #boato

Empresa de Bill Gates é o dona da patente do novo coronavírus, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Empresa de Bill Gates patenteou o novo coronavírus em 2015 e agora também possui a patente da vacina contra o vírus que está assustando o mundo. 

Desde que a China anunciou o primeiro contágio pelo novo coronavírus, o mundo todo ficou em alerta com medo do novo vírus se espalhar pelo mundo. Pouco mais de um mês após o anúncio, o novo coronavírus já atingiu 24 países (além da China) e tem causado bastante preocupação entre os cidadãos do mundo todo.

Em meio à crise, diversas histórias começaram a circular na internet. Uma delas chamou a atenção. De acordo com a história, Bill Gates teria patenteado o novo coronavírus em 2015. Com isso, diversas teses também começaram a pipocar na internet, como a teoria de que Bill Gates teria espalhado o vírus para vender vacinas ou até mesmo a tese da redução populacional. Confira:

Versão 1: “Olha que “Curioso” isso: Coronavirus, US Patente 10.130.701 data: 2015. Ep 3172319A1 Instituto Europeu de Patentes. Cessionário atual: Inst. Pirbright. Financiado por: OMS, Comissão Européia, e Inst. Bill e Melinda Gates. Acho que todo mundo deveria assistir este video…”. Versão 2: “A PATENTE DA VACINA CONTRA CORONA VIRUS PERTENCE À BILL GATES !”. Versão 3: “CORONAVIRUS CHEGA AO BRASIL PATENTEADO POR BILL GATES?”.

Bill Gates é o dono da patente do novo coronavírus?

A informação caiu como uma bomba nas redes sociais e deixou muita gente incomodada. Mas será que essa história de que Bill Gates teria patenteado o novo coronavírus é verdade? A resposta é não!

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Vamos lá! A mensagem segue uma linha bastante recorrente em fake news sobre o novo coronavírus: o alarmismo (que acaba deixando muita gente em pânico e transformando a situação em algo pior do que realmente é). Além disso, várias teorias da conspiração sobre grandes planos de dominação global, como os caixões da FEMA e as vacinas com o vírus do câncer, estão sendo relacionadas ao surto de coronavírus.

Vale ressaltar que a história segue aquele velho roteiro de fake news na internet. Ela é vaga, alarmista (como dito antes), possui erros de português e não cita fontes confiáveis. Resolvemos, então, verificar sobre a patente (do Instituto Europeu de Patentes) citada na mensagem. Descobrimos que a informação não procede.

De acordo com um serviço de fact-checking internacional (o Fullfact), o tal coronavírus citado na patente não é o mesmo identificado em Wuhan, na China. Sequer é um tipo de coronavírus humano. Além disso, o serviço ainda lembra que o Instituto Pirbright, de fato, recebeu doações da Fundação Bill e Melinda Gates, mas não para essa patente em específico.

É importante ressaltar que ainda não há uma vacina para o novo coronavírus. Os pesquisadores ainda estão trabalhando para desenvolver a medicação. Logo, a vacina não foi patenteada. No Brasil, ao Aos Fatos, a Fundação Bill e Melinda Gates negou que tenha alguma relação com o que é dito na história. Ela, inclusive, negou qualquer participação na patente do outro tipo de coronavírus.

Por fim, há uma ressalva. Apesar de tudo isso, a Fundação decidiu (depois da história já ter viralizado) anunciar uma doação para combater o novo coronavírus. E, bem, apesar de tudo, isso não tem nada a ver com a fake news inicial.

Em resumo: a história que diz que Bill Gates patenteou o novo coronavírus e também sua vacina é falsa! A patente citada na história é de 2015, de outro tipo de coronavírus e que sequer é um vírus humano. Além disso, a Fundação Bill e Melinda Gates faz doações para o Instituto Pirbright, mas não para a patente em específico. Ou seja, pura balela. Não compartilhe!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164. 

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2UyyDRF