Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Bill Gates contesta vacinas e diz que elas falharam contra Covid-19 #boato

Bill Gates contesta vacinas e diz que elas falharam contra Covid-19 #boato

Bill Gates contesta vacinas e diz que elas falharam contra Covid-19, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – Bill Gates admite falha das vacinas e contesta a eficácia dos imunizantes contra a Covid-19, aponta mensagem.

Bill Gates é, sem dúvidas, uma das personalidades famosas mais comuns no mundo dos boatos, especialmente quando o assunto é Covid-19. Por aqui, no Boatos.org, não foram poucos os boatos sobre a pandemia e a produção de imunizantes que envolveram o nome do famoso. No caso de hoje, a história envolve falhas na vacina e uma declaração do empresário.

A história que viralizou aponta para uma declaração de Bill Gates, onde ele admite o fracasso das vacinas e afirma que as vacinas não impedem a propagação do vírus. A notícia se baseia em um vídeo com uma declaração de Bill Gates sobre o uso das vacinas. Leia o que dizem algumas das mensagens:

Versão 1: Após 7,4 bilhões de braços picados, Bill Gates contesta as vacinas.  Versão 2: Bill Gates admitindo o fracasso das vacinas e aqui no Brasil os “sientistas” querendo obrigar todo mundo a torná-las, inclusive sob pena de perder o emprego por justa causa. Versão 3: Bill Gates admite que vacinas não impedem a propagação da Covid. Versão 4: O globalista Bill Gates finalmente admite a falha das vacinas COVID 

Bill Gates contesta vacinas e diz que elas falharam contra Covid-19?

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

A história, assim como as outras que já circularam sobre o empresário, viralizou. E, como você pode imaginar, é tão falsa quanto as anteriores.

De cara, o histórico de notícias falsas sobre os efeitos colaterais, origem da vacina e Bill Gates chamam atenção. Afinal de contas, não foram poucas as vezes que esses termos apareceram nas páginas do Boatos.org.

Antes de começar, saiba que o boato começou a circular após uma entrevista do empresário ao Policy Exchange. Na entrevista, Bill Gates explica que as “vacinas não bloqueiam [totalmente] a transmissão” – o que é verdade e sempre foi dito, diga-se de passagem. Pois bem, a declaração foi um prato cheio para as mentes brilhantes da internet, que distorceram as palavras de Bill Gates.

Obviamente, as declarações de Bill Gates estão sendo distorcidas a ponto de ser interpretada de que as vacinas são uma “farsa” e não funcionam. Pois bem, de fato, as vacinas não impedem a transmissão, mas isso não quer dizer que não funcionem.

O que as mentes brilhantes não falaram é que a vacina, aliada às medidas de isolamento e distanciamento social, diminui a transmissão do vírus. É o que mostra os novos dados dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC, na sigla em inglês). Segundo os dados, as vacinas contra a Covid-19 podem retardar a propagação do vírus. Além de todos os benefícios como a redução de mortes, casos graves e hospitalizações.

Vale lembrar que em nenhum momento Bill Gates falou que as vacinas não funcionam ou que falharam. O empresário apenas explicou o que já é de conhecimento de todos e, inclusive, afirmou que é possível produzir vacinas melhores no futuro. Além disso, Bill Gates é um grande entusiasta das vacinas. Em novembro de 2021, Bill Gates afirmou em sua conta no Twitter que para enfrentar os maiores desafios globais de saúde, os países devem ter acesso a vacinas. Em outro tuíte, parabenizou a Índia pelos avanços na vacinação.

Para finalizar, sobre o crescimento de casos na Europa, há dois detalhes: o primeiro é que, apesar do crescimento em alguns países (como a Alemanha e no Reino Unido) as mortes não acompanharam, ou seja, as vacinas estão cumprindo o seu papel, que é reduzir os riscos da doença e salvar vidas. Segundo essa matéria da BBC News, boa parte do problema está em gente como essa, que criou e compartilhou o boato do Bill Gates. Isso porque o problema é atribuído à taxa de vacinação relativamente baixa.

Resumindo: Bill Gates não contestou as vacinas e não disse que elas falharam contra Covid-19. Isso porque o empresário sempre incentivou o uso de vacinas e acreditou na eficácia e na importância dos imunizantes e medidas de proteção. Ou seja, #boato.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3vN6CET
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso