Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Informação errada: cúrcuma pode substituir o creme dental

Informação errada: cúrcuma pode substituir o creme dental

Boato – Componente do curry, cúrcuma ajuda a combater cáries, problemas nas gengivas e pode substituir o creme dental.

Na semana passada (20), a apresentadora Bela Gil causou reboliço nas redes com mais um hábito curioso. Ela, que já levantou debates nas redes sociais com outras práticas duvidosas, dessa vez resolveu falar sobre o uso da cúrcuma como substituta da pasta dental.

A apresentadora postou em sua página do Facebook, os benefícios promovidos pelo uso da substância – também conhecida por açafrão-da-terra e comumente utilizada em temperos, como o curry. A postagem já tem quase 13 mil compartilhamentos.

Cúrcuma como pasta dental é a nova receita alternativa de Bela Gil
Cúrcuma como pasta dental é a nova receita alternativa de Bela Gil

Confira o texto publicado por ela:

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

“Cúrcuma para escovar os dentes! Melhor do que qualquer pasta de dente por aí (na minha opinião)!!! Anti-séptica, antibiótica, anti-inflamatória, 100% natural e sem efeito colateral (a não ser as manchas amarelas na escova e na toalha de rosto). Não contém flúor, sulfato, adoçantes, aromas artificiais, goma xantana e outros porcaritos mais! Quem quiser experimentar vale a pena, o seu bolso e sua saúde agradecem! Ah, antes que alguém pergunte, não deixa os dentes amarelos e sim super limpos e branquinhos. Se quiser pode adicionar uma pitada de canela também. #cúrcuma #pastadedentenatural #turmeric #farmacianatural #belacozinha“.

Apesar de Bela Gil ter dividido seus saberes populares, muitos profissionais não concordam com o uso da cúrcuma como pasta dental. No programa Bem Estar, da Rede Globo, o dentista Marco Antonio Manfredini, secretário-geral do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo, explicou que nenhum estudo científico comprovou ainda que a substância pode evitar cáries ou problemas nas gengivas.

Em alguns artigos científicos, cientistas sugerem a utilização da substância como tratamento de doenças. Outras até recomendam o uso da cúrcuma como auxiliar na higiene bucal, mas sem excluir o uso da pasta dental convencional. A apresentadora, inclusive, até publicou esses estudos em seu site pessoal.

A jornalista Anahi Martinho, do F5 da Folha, chegou a testar a novidade e conversou com um especialista sobre o assunto. O dentista Cléber Soares, entrevistado, sugeriu ressalvas na utilização. Ele explicou que a cúrcuma pode pigmentar os dentes. Além disso, o dentista também destacou que a quantidade de flúor presente na pasta dental não causa problemas à saúde, como sugeriu a apresentadora Bela Gil.

Resumindo: Cúrcuma pode até ajudar, mas não substitui o creme dental. O restante é história mal explicada.