Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Banco Mundial escolhe Brasil como melhor país no combate ao coronavírus #boato

Banco Mundial escolhe Brasil como melhor país no combate ao coronavírus #boato

Banco Mundial escolheu Brasil como melhor país no combate ao coronavírus, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O Banco Mundial escolheu o Brasil como o melhor país no combate ao coronavírus. Em nota, a instituição destacou as medidas adotadas como o melhor exemplo a ser seguido para minimizar o impacto da doença na economia. 

Em mais uma série do debate nas redes sociais sobre o isolamento social, novos argumentos vêm surgindo na internet para defender o fim da quarentena, especialmente entre eleitores pró-governo. O problema é que, muitos deles, aparecem meio distorcidos, digamos assim.

Desta vez, uma notícia que está circulando no Facebook há alguns dias dá conta de que o Banco Mundial supostamente escolheu o Brasil como o melhor país no combate ao coronavírus. De acordo com a publicação, a instituição teria divulgado uma nota destacando as medidas tomadas pelo governo brasileiro como melhor exemplo para lidar com o comércio internacional e diminuir os impactos da pandemia na economia.

Confira, a seguir, o texto original da publicação que está compartilhando a a notícia e, também, um trecho da nota si, que pode ser vista em um link deixado na postagem:

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

Versão 1: Banco Mundial classifica o Brasil como melhor país no combate ao Coronavírus MEDIDAS ADOTADAS POR BOLSONARO É RECONHECIDA PELO BANCO MUNDIAL NO COMBATE AO CORONAVÍRUS, A ESQUERDA ODEIA NOTÍCIAS BOAS COMO ESSA

Versão 2: Banco Mundial classifica o Brasil como melhor país no combate ao Coronavírus O Banco Mundial emitiu uma nota de orientação sobre gerenciamento de risco e facilitação do comércio durante a pandemia do coronavírus e classificou o Brasil como melhor exemplo a ser seguido para lidar com o comércio internacional, visando minimizar o impacto da doença na economia.

Banco Mundial escolheu Brasil como melhor país no combate ao coronavírus?

A boa notícia viralizou rapidamente, principalmente entre apoiadores de Bolsonaro. Mas será mesmo que o Banco Mundial escolheu o Brasil como o melhor país no combate ao coronavírus? A resposta é não! E o porquê você confere a seguir.

Para começar, desconfiamos de toda essa história quando nos deparamos com superlativos do tipo “o melhor, o maior” e etc., já que estes são bem típicos de boatos online. E, então, ao buscarmos mais a fundo pela notícia, descobrimos que, de fato, a informação não procede.

O que houve foi uma confusão baseada em um relatório publicado pelo Banco Mundial, como você vai entender melhor a seguir. Em primeiro lugar, o relatório do Banco Mundial não tratava do tema combate ao coronavírus, como aponta o overview da página:

Esta página fornece orientação inicial para os formuladores de políticas sobre as melhores práticas para mitigar riscos comerciais relacionados a pandemias, apoiar a facilitação e logística do comércio e implementar políticas comerciais em tempos de crise.

Ou seja, não fala nada de práticas no combate ao coronavírus. Até porque ações desse tipo não são da competência do Banco Mundial, mas sim da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Além disso, o mesmo relatório em questão não tem nada a ver com ranking. O que há é uma citação ao exemplo brasileiro, que, inclusive, foi publicada no próprio site do governo:

O trabalho do Banco Mundial coloca o Brasil como “Exemplo 1” no quadro “Melhores Práticas em Lidar com a Covid-19”. A publicação destaca as políticas de redução tarifária, facilitação de comércio e agilização alfandegária adotadas pelo governo brasileiro como exemplos que devem ser seguidos.

O Banco Mundial se refere a medidas como a Resolução No. 17 (de 17 de março de 2020) do Ministério da Economia (Camex), que reduziu a zero o Imposto de Importação de produtos médicos e hospitalares para o combate ao coronavírus.

E já que estamos falando em ranking, a verdade é que, se realmente existisse um, o Brasil estaria longe do primeiro lugar. Países como Coreia do Sul e, em escala menor, Alemanha e a própria China, são os mais citados por suas práticas ao Covid-19.

Para piorar, neste sentido, o Brasil ainda sofre com uma “bateção de cabeça” em termos de isolamento social (o debate continua acirrado dentro do próprio governo), além de não ter sido totalmente avaliado, já que o pico de casos de contaminação por coronavírus ainda vai chegar ao país, momento em que, enfim, será possível “testar” a capacidade de resposta da medida.

Resumindo: A publicação que dá conta e que o Banco Mundial escolheu o Brasil como o melhor país no combate ao coronavírus não é verdadeira. O relatório da instituição não falou em ranking, mas apenas citou o exemplo brasileiro neste sentido, além do fato de que, se realmente existisse um, o Brasil não estaria em primeiro lugar, pois perderia para países como Coreia do Sul e Alemanha, por exemplo.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164.

Confira a lista de todas as fake news sobre o novo coronavírus

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2oQa6tD