Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Auto-hemoterapia cura e previne o novo coronavírus (Covid-19) #boato

Auto-hemoterapia cura e previne o novo coronavírus (Covid-19) #boato

Auto-hemoterapia cura e previne o novo coronavírus (Covid-19), diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Tratamento com auto-hemoterapia seria a cura para a Covid-19 (novo coronavírus), diz brasileiro que contraiu a doença nos EUA. 

Depois de mil e uma fórmulas milagrosas que prometem a cura da Covid-19 circularem na internet, já podemos dizer que estamos fartos de desmentir tratamentos sem pé e nem cabeça que mais atrapalham do que ajudam.

Na história de hoje, por exemplo, um vídeo tem dado esperanças às pessoas que estão com medo de serem infectadas pelo novo coronavírus. Nas imagens, é possível ver um homem brasileiro dizendo que se curou da Covid-19 por meio da auto-hemoterapia (processo de retirar o próprio sangue da veia e reaplicá-lo no músculo).

Durante o vídeo, o homem explica que foi a Washington (EUA) e contraiu o vírus de um pastor. De acordo com ele, a doença o acometeu, fazendo com que ele ficasse de cama. Ainda segundo ele, outro homem, um cubano, também teria contraído a Covid-19, mas se encontrava muito melhor. O motivo seria um tratamento de auto-hemoterapia que o cubano já vinha fazendo para combater outra doença. O brasileiro afirmou no vídeo que teria tentado o mesmo tratamento e teria se curado da Covid-19 apenas com a hemoterapia em três dias. Confira:

Atenção! Não acredite em cura milagrosa do novo coronavírus

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Versão 1: “Homem faz tratamento com o próprio sangue (auto-hemoterapia) e se cura do coronavírus”. Versão 2: “Esses homens acabaram de descobri a cura do Coronavirus”. Versão 3: “Já há um relato da eficiência da AutoHemoterapia na cura contra o coronavirus”.

Auto-hemoterapia cura e previne o novo coronavírus (Covid-19)?

A notícia logo se espalhou nas redes sociais e começou a ser considerada a nova cura para a Covid-19. Mas será que o tratamento com auto-hemoterapia pode mesmo curar e prevenir o novo coronavírus? Não é!

Vamos aos fatos! Primeiramente, não podemos desmentir o relato da pessoa, uma vez que não somos médicos e o homem não fez exames detalhados durante o período da doença. Dessa forma, nesse caso específico, não podemos afirmar se a auto-hemoterapia, de fato, colaborou para a melhora do quadro ou se a doença apenas se atenuou sozinha depois de atingir seu pico (sabemos que, na maioria dos casos, o nosso próprio organismo consegue combater o vírus e, nos casos mais leves, o tempo de recuperação é semelhante ao da gripe, em torno de uma semana).

Apesar disso, é possível sim desmentir a tese de que a auto-hemoterapia pode ser usada como tratamento para a Covid-19. Como já dissemos nessa matéria aqui, “descobrir” a cura de doenças envolve um processo científico bastante rígido e detalhado. Se começa com a hipótese, a revisão de bibliografia e produção e análise dos dados devem seguir uma metodologia pré-estabelecida. Depois disso, ainda há a publicação do trabalho e a revisão por pares (outros cientistas da área vão analisar se há algum equívoco em todo o processo). Só assim a pesquisa pode ser considerada válida. No caso de pesquisas que pretendem identificar algum tratamento eficaz ou cura para alguma doença, ainda é necessária a realização de vários testes, com randomização (escolha aleatória de grupos) e muitos voluntários, para excluir qualquer influência externa que possa interferir no resultado final. Ufa! Isso é Ciência e ela não é um sanduíche de “fast-food”. Uma pesquisa como essa, no mínimo, levaria anos para ser concluída.

A partir disso, não podemos pegar um caso isolado e o transformar em um fato universal. No caso do cubano que aparece nas imagens e que, segundo o homem do relato, ficou bem o tempo todo, não é possível afirmar que a hemoterapia teria sido a responsável pelo bem-estar. Afinal de contas, não é incomum uma pessoa ser portadora do vírus, mas não desenvolver sintomas.

É importante destacar que tanto a Organização Mundial da Saúde (OMS) quanto o Ministério da Saúde já apontaram que ainda não existe uma cura ou vacina com eficiência comprovada contra à Covid-19. Até o momento, existem pesquisas promissoras, mas ainda preliminares.

Além disso, a hemoterapia não é considerada um tratamento médico no Brasil. O Conselho Federal de Medicina (CFM) já indicou que a auto-hemoterapia não tem eficácia comprovada nem para as doenças antigas quem dirá para a Covid-19. O CFM ainda destaca que a hemoterapia apresenta inconsistência científica e que médicos que usarem a prática como forma de tratamento para seus pacientes podem ser punidos e até ter o registro profissional cassado. A Anvisa também condena a prática e informa que não existem pesquisas suficientes que comprovem os benefícios da hemoterapia. O órgão destaca que esse tipo de prática torna muitas pessoas “vulneráveis às promessas de cura” que, por sua vez, podem abandonar tratamentos eficazes.

Por fim, os serviços de fact-checking do Estadão e do Aos Fatos já desmentiram a história. De acordo com o Estadão, a cura para a Covid-19 ainda não existe e a prática da hemoterapia pode ser perigosa, por conta da manipulação de sangue. O veículo de comunicação ainda destacou que as medidas de prevenção continuam sendo mais eficazes contra o novo coronavírus. Já o Aos Fatos ressaltou que a hemoterapia não é citada como forma de tratamento por nenhum órgão nacional ou internacional de Saúde.

Em resumo: a história que diz que a auto-hemoterapia é a cura para a Covid-19 é falsa! O relato do homem não pode ser usado como verdade absoluta. A cura de qualquer doença é estudada por pesquisas científicas que precisam passar por um longo processo, incluindo diversos testes e análises com um grupo de pessoas consideráveis. Além disso, nem a OMS e nem o Ministério da Saúde indicaram a hemoterapia como forma de tratamento. O próprio Conselho Federal de Medicina não aprova a prática. Ou seja, a história é pura balela. Não compartilhe!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164. 

Confira a lista de todas as fake news sobre o novo coronavírus

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2MF7olM