Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > AstraZeneca anuncia que vacina contra Covid-19 falhou #boato

AstraZeneca anuncia que vacina contra Covid-19 falhou #boato

AstraZeneca anuncia que vacina contra a Covid-19 falhou, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – A AstraZeneca anunciou que a vacina contra Covid-19 desenvolvida em parceria com a Universidade de Oxford falhou nos testes de combate à doença.

Enquanto a vacinação caminha, por assim dizer, em uma velocidade aquém na desejada para um país que sofre duas mil mortes diariamente com a pandemia, ainda tem gente, infelizmente, escolhendo qual imunizante tomar. E uma notícia mal interpretada está fazendo algumas pessoas ficarem com temor de tomar a vacina Oxford/ AstraZeneca.

Após a divulgação por parte de veículos de mídia de uma matéria com o título “AstraZeneca anuncia que seu tratamento para a Covid-19 falhou” e imagens de ilustração com a vacina contra a Covid-19 está causando desinformação na internet (sim, a grande mídia, de vez em quanto, dá para trás).

Com o link e a foto do imunizante, alguns internautas estão publicando mensagens antivacinas e também de medo pelo fato da vacina da AstraZeneca estar no calendário de imunização brasileiro. “E agora José? AstraZeneca anuncia que seu tratamento para a Covid-19 falhou”, diz uma mensagem. “Luz giratória de carros de políciaATENÇÃO Luz giratória de carros de polícia”, aponta outra.

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

No Boatos.org, o assunto também foi muito buscado. Entre os termos que apareceram na nossa busca interna estão “AstraZeneca anuncia que vacina falhou”, “Ineficácia da AstraZeneca” e “Sobre a vacina astrazeneca”.

AstraZeneca anunciou que vacina contra Covid-19 falhou?

Infelizmente, uma notícia real mal contada também dá margem para desinformação. Por isso, estamos aqui para falar que não é real que a vacina Oxford/AstraZeneca falhou no combate à Covid-19.

Na realidade, a matéria em questão (apesar do título dúbio e da imagem errada da vacina como destaque) se refere ao medicamento experimental AZD7442. Nesta matéria, que usa uma imagem da sede da farmacêutica (boa escolha), está muito claro no título que os testes são referentes ao coquetel de anticorpos que estavam sendo testados pela empresa. De acordo com a própria empresa, o medicamento teve apenas 33% de eficácia contra a doença.

Vale apontar que a vacina da AstraZeneca é considerada eficaz para proteger contra a Covid-19. No teste mais recente, contra a variante Delta (também chamada de “variante indiana”) do coronavírus, a empresa apontou 92% de eficácia contra hospitalizações e 64% para se evitar a infecção pela variante.

Resumindo: não é verdade que a AstraZeneca anunciou que a sua vacina contra a Covid-19 falhou. A matéria que está circulando na internet é relativa a um medicamento experimental. A vacina continua eficaz (inclusive contra variantes) e deve, sim, ser tomada se for oferecida a você.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3aIzl5T
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3w3sv3d
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/34S2jgr