Aparelho para medir glicose prova que Coca-Cola tem altos níveis de açúcar #boato

Boato – Em vídeo, glicosímetro (aparelho para medir glicose) prova que Coca-Cola possui níveis alarmantes de açúcar. Resultado bate 351 e impressiona.

Com o calor que tem assolado todas as regiões do país nas últimas semanas, a sede tem aumentado e, com isso, a procura por líquidos gelados também. Além do uso do ventilador ou do ar-condicionado, ingerir bebidas geladas, como a Coca-Cola e outros refrigerantes, tem se tornado um item básico de sobrevivência ao calor.

Você também ficou com água na boca só de ouvir falar em uma Coca-Cola geladinha? Então, senta que lá vem história (ou melhor, uma advertência). Uma das bebidas favoritas do brasileiro parece ter se envolvido em mais uma polêmica na internet e anda causando burburinho por aí.

Segundo um vídeo que está circulando nas redes sociais, já existiria uma maneira de provar os índices alarmantes de glicose no produto. As imagens mostram um farmacêutico fazendo um teste com um glicosímetro. Ao encostar a fita de medição na Coca-Cola, o aparelho indica o valor de 351. Confira:

Versão 1: “IMPRESSIONANTE ESSE TESTE… Teste glicose na coca cola e pepsi…”. Versão 2: “Importante esse vídeo fala sobre a quantidade de glicose na coca cola”. Versão 3: Este farmacêutico mede a glicose da coca-cola Daí você pode comprovar uma gordinha ali 350 de glicose

Aparelho para medir glicose provou que Coca-Cola tem altos níveis de açúcar?

A informação causou espanto na rede e a história, claro, logo viralizou. Mas é importante saber que, apesar da tese (e o resultado) ser impressionante, a metodologia empregada no processo é totalmente errada, o que derruba toda a história. E se você quiser mais detalhes sobre esse caso, então continua lendo.

De cara, já vamos fazer uma ressalva antes que você saia se entupindo de Coca-Cola ou de outro refrigerante como se não houvesse amanhã: as bebidas prontas, seja refrigerante ou suco, possuem índices altos de açúcares. Portanto, é preciso consumir com moderação e, em caso de suspeita de diabetes, é necessário consultar um médico.

Dito isso, vamos lá! Ao buscar pela metodologia de testes de níveis de açúcares em refrigerantes, nossa equipe não encontrou nada sobre o uso do glicosímetro (para quem não conhece, esse é o aparelho para medir a taxa de glicose no sangue). E o motivo parece ser bastante simples: como o próprio nome do aparelho sugere, que ele serve para medir a glicose do sangue e não dos alimentos.

Em um dos vídeos, inclusive, há diversos comentários criticando as imagens e indicando os caminhos corretos para a medição. E não é preciso muito esforço para chegar à verdade. Ao procurarmos na internet, descobrimos que o método correto empregado para a medição é conhecido como método titulométrico de oxirredução de Eynon-Lane, que consegue medir a quantidade de monossacarídeos nas bebida. Vale ressaltar que, desde 2005, esse é o método oficial empregado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para a medição de açúcares em bebidas. Além desse método, existem outros possíveis para a medição, como o de refratômetro, o de espectrofotômetro de Somogyi-Nelson e o de cromatografia líquida de alta eficiência. Mas nenhum utiliza um glicosímetro no processo.

É importante destacar também que os manuais dos glicosímetros deixam bastante claro que o aparelho serve apenas para medir a quantidade de glicose no sangue e não outras coisas. Esse tipo de informação pode ser encontrada facilmente já nas primeiras páginas dos manuais.

Frente à toda essa polêmica, a Coca-Cola resolveu emitir uma nota explicativa sobre todo o caso. No comunicado, a empresa afirmou que medir a Coca-Cola com glicosímetro para determinar os níveis de glicose da bebida “não faz sentido”.

Não faz sentido, do ponto de vista científico, utilizar equipamentos de medição de glicose no sangue para aferir o açúcar de alimentos e bebidas. Para conhecer os níveis de açúcar de Coca-Cola ou de qualquer um de nossos produtos, recomendamos a leitura das informações sobre calorias em todas as nossas embalagens. Como todos os alimentos e bebidas, refrigerantes com açúcar podem ser apreciados com moderação. Para aqueles que querem reduzir a sua ingestão de calorias e açúcar, oferecemos uma grande variedade de bebidas saborosas com redução de açúcar, baixa ou zero caloria, como a Coca-Cola Sem Açúcar. Também temos muitas de nossas bebidas em embalagens menores. Qualquer pessoa preocupada com o risco de diabetes deve entrar em contato com seu médico.

Em resumo: a história que diz que aparelho para medir glicose provou que Coca-Cola tem altos níveis de açúcar é falsa! O glicosímetro não serve para essa função. O método empregado no Brasil para a realização desse tipo de medição é o método titulométrico de oxirredução de Eynon-Lane. Ou seja, apesar da intenção de quem gravou o vídeo ser boa, a metodologia é totalmente errada e não dá sentido algum, jogando essa história para o canto de boatos. Portanto, não compartilhe!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)