Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Ambev tritura pombos com cevada em fábrica de cerveja #boato

Ambev tritura pombos com cevada em fábrica de cerveja #boato

Boato – Vídeo mostra pombos sendo moídos junto com cevada da Ambev. De acordo com diretores, tudo vai junto com a cerveja.

Enquanto o Brasil todo discutia Lava-Jato, BBB e Reforma da Previdência, um novo assunto tomou de assalto os debates no dia 17 de março de 2017. Após a Polícia Federal deflagrar a maior operação da história, diversos frigoríficos foram acusados de adulterar a carne que está na mesa do povo brasileiros.

A operação “Carne Fraca” ajudou a suscitar ainda mais a desconfiança com a qualidade do que comemos e bebemos. Junto a isso, surgiu uma nova denúncia na internet: a Ambev estava moendo pombos junto com a cevada em uma das suas fábricas. Um vídeo com pombos sendo triturados em uma máquina seria a prova. Assista ao vídeo e leia o texto:

Ambev, fabricante das cervejas Brahma, Antartica, Skol e outras, moendo cevada em sua principal fábrica em São Paulo. Os pombos são atraídos p/ cevada e acabam moídos junto. Tudo vai na cerveja. Funcionário filmou escondido e disse que não adianta denunciar porque nada é feito contra a gigante das cervejas. “Tudo é proteína”, dizem os diretores.

Ambev tritura pombos junto com cevada em fábrica de cerveja?

É claro que a filmagem se espalhou rapidamente no WhatsApp e no Facebook. Mas será que a história que aponta que pombos são triturados na fábrica da Ambev é real? A resposta é não. Vamos aos fatos.

Vídeo: é falso que viúva de Eduardo Campos, Heloísa, escreveu texto sobre Lula

A resposta para o tal mistério está na origem do vídeo. Descobrimos que ele é de outubro de 2016. Mas não tem nada de Brasil na história. A denúncia inicial que surgiu com o vídeo é que pombos seriam triturados em um silo de grãos na Rússia. O RT foi um dos primeiros a noticiar a história.

À época, todos os principais tabloides britânicos falaram sobre o assunto. De acordo com o Daily Mail, a história aconteceu na cidade de Kazan. O The Sun já “aumentou a história” e perguntou se os animais estavam indo para os pães. O Mirror classificou a cena como “horrível”.

Depois de a história viralizar na internet, começaram a aparecer outros “flagras” dos pombos mundo afora. No Brasil, a versão falsa da Ambev (com direito a fala de um dos diretores) foi a que mais fez sucesso.

Resumindo: não! A Ambev não está triturando pombos junto com a cevada na fabricação de suas cervejas. O vídeo que está viralizando online nasceu na Rússia e está enganando meio mundo. Boato.

PS.: esse artigo é uma sugestão Digi Realista e de diversos leitores via WhatsApp. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook ou WhatsApp no telefone (61) 99331- 6821.

Assista também: desvendamos o boato que fala que Skol dá câncer: