Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > É falso que comer alho ajude a repelir o mosquito da dengue

É falso que comer alho ajude a repelir o mosquito da dengue

Alho previne dengue e serve como repelente do mosquito aedes aegypti, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O alho ajuda a prevenir a dengue e comer o alimento libera um odor que serve como repelente do mosquito aedes aegypti.

Análise

Em tempos de epidemia de dengue no Brasil, uma mensagem tem chamado atenção na internet: de acordo com textos e vídeos (um, inclusive, de um médico), teríamos um novo aliado na luta contra a dengue: o alho.

Nas publicações, é dito que o alho seria um aliado para aumentar a imunidade das pessoas e teria um “plus”. Consumir o alimento ajudaria a criar um odor que espantaria o aedes aegypti, o famoso mosquito da dengue. Leia o texto e a transcrição:

Versão 1: Gosto muito de comer alho no arroz principalmente, então partiu comer mais uns dos aliados contra dengue Versão 2: Use alho assim para prevenir a “Dengue”, melhor remédio Versão 3: Alho cru cebola cruas imunidade imunológica contra dengue covid19 fazer imunidade através da alimentação saudável Versão 4: Eu sabia que a mosquito da dengue é do capeta, ela não gosta de alho!

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Transcrição: Curiosamente eh quando ao consumiário nossos poros emitem um odor do alho nós não A não ser quando a pessoa come muita cebola, muito alho pode aparecer sim, quem come muita cebola porque a cebola é é altamente depurativa também, ela tem alichina também, mas pela pele eh é emitido em sim um odor em pequena pequena monta, não é um odor forte, mas o mosquito não gosta. Ou a Ed não gosta de alho, né? Então e aí ele não se aproxima.

Checagem

Em meio às inúmeras receitas milagrosas em relação à dengue, resolvemos ir mais a fundo na história e fazer a checagem. Para tanto, vamos responder às seguintes perguntas: 1) É verdade que o alho ajuda a prevenir casos graves de dengue? 2) É verdade que o alho ajuda como repelente para o aedes aegypti, o mosquito da dengue? 3) Comer o alimento prejudica a saúde da pessoa?

É verdade que o alho ajuda a prevenir casos graves de dengue?

De forma direta, não. É fato que o alho é um alimento conhecido por garantir alguns benefícios para a saúde como ter ação antibacteriana, reduzir o colesterol e fortalecer o sistema imunológico. Porém, ele não vai ajudar de forma tão significante na prevenção da dengue.

Se você for picado pelo mosquito infectado, vai ter a doença e, infelizmente, a quantidade de alho não vai ser o “fator decisivo” para a evolução da doença. Haverá inúmeros fatos (idade, outras doenças, diagnóstico precoce, vezes que pegou a doença etc.) além da alimentação que vão definir se você vai ter uma evolução boa ou não da doença.

Há algumas coisas que ajudam a prevenir a dengue: uma delas é a vacina, que ainda está sendo aplicada de forma incipiente. Outra são as formas de prevenção para não deixar que o mosquito procrie. Uma terceira é se você já adquiriu a doença e é imune a algum tipo dela (se pegar os outros, pode ter uma evolução pior). Alho não é fator preponderante.

É verdade que o alho ajuda como repelente para o aedes aegypti, o mosquito da dengue?

Essa aí é fake mesmo. Algumas autoridades em saúde já desmentiram algumas vezes esta premissa falsa. É fato que alimentos como alho, cebola e gengibre fazem com que a pele exale um odor. Porém, a quantidade consumida pelas pessoas não é suficiente para afastar o aedes aegypti. Leia o que disse a Fiocruz e a Secretaria de Saúde do Paraná sobre o assunto nestes links.

Comer o alimento prejudica a saúde da pessoa?

A priori, não. Porém, se a pessoa consumir alho em excesso (como a quantidade para que você “exale o odor” para espantar o mosquito da dengue pode causar problemas estomacais, mau hálito (aí vai espantar pessoas) e pode aumentar o risco de hemorragias (o que não é nada bom para quem tem dengue).

Conclusão

Fake news ❌

Não é verdade que o alho seja um remédio milagroso para prevenir a dengue e muito menos que ajude a repelir o mosquito. A prevenção contra a doença não tem tanto segredo assim.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).