Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Alexandre Kalil anuncia fechamento do comércio em Belo Horizonte a partir de sábado (janeiro de 2022) #boato

Alexandre Kalil anuncia fechamento do comércio em Belo Horizonte a partir de sábado (janeiro de 2022) #boato

Alexandre Kalil anunciou fechamento do comércio em Belo Horizonte a partir de sábado (janeiro de 2022) (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Em entrevista coletiva, o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, anunciou o fechamento do comércio da cidade a partir de hoje (sábado, janeiro de 2022) por causa do aumento de casos de Covid-19.

Neste início de janeiro de 2022, o Brasil está começando a ter um choque de realidade em relação à pandemia da Covid-19. Depois de um final de 2021 com queda no número de casos e um apagão de dados no Ministério da Saúde, o ano tem começado com um aumento de casos da doença no Brasil (felizmente, a vacinação está freando o número de mortes).

Em meio a esse quadro, um áudio está se espalhando em grupos na cidade de Belo Horizonte. Nele o prefeito Alexandre Kalil teria anunciado um novo fechamento do comércio a partir deste sábado para conter os casos de Covid-19. Escute a transcrição do áudio que está se espalhando por aí:

Belo Horizonte e são números absolutamente assustadores como nós não fechamos a cidade e no dia seguinte o número Caiu um por cento eu pessoalmente fui tomado por um otimismo enganoso o e perigoso mas hoje e nós detectamos uma alta de sete porcento nos nossos números e isso nos põe e em sinal de alerta máximo e nós vamos aqui diz é o seguinte e sem muita expectativa voltamos à estaca zero zero não sei que cor que é não mas só abre serviços essenciais a partir de sábado amanhã e as 14 horas bom então nós vamo trancar cidade novamente porque nós não sabemos a há tradições até dos próprios médicos

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

O que há uma conversa que dois terços da infecção de Belo Horizonte São da nova Cepa e o mais grave hoje nós temos quatro crianças crianças internadas com covid eu não tô falando mais de jovens de 40 30 35 não crianças e internados então nós mudamos de patamar porque a morte de 95 98 99 por mais que doa na família e não é a morte de 40 de 34 de três ou de dois anos né então provar questão de responsabilidade Por uma questão de números números seguindo a mesma metodologia da prefeitura não mudou em nada e caindo em dois vermelhos e não vamos esperar perder o controle da cidade e para poder tomar qualquer atitude temos a colaboração da Polícia Militar de Minas Gerais da guarda municipal da fiscalização tanto sanitária quanto da política Urbana e vamos atuar seriamente em tudo isso antes de terminar eu gostaria de dizer o seguinte é preciso da colaboração das cidades que rodeiam Belo Horizonte precisamos eu peço aos prefeitos

Eu só não consegui ligar para ele porque a notícia foi agora tá certo e essa doença parece que ela não é contada em dia contada em hora e eu ainda não conseguia comunicar com todos faço isso através de vocês nós precisamos de tomar atitudes nós precisamos aos prefeitos do interior como da capital e o dico a população entende a população compreende a população inteligente ela quer viver e eu tenho um dado matemático para isso foi eleito em plena pandemia no primeiro turno tendo uma das medidas mais duras contra a morte que esse país já viu bom então a população entende a respeito de escolas eu quero dizer o seguinte eu faço questão de mandar tirar aquela placa que tem na porta da prefeitura um ano sem escola recebi a notícia hoje 2000 professoras infectadas em São Paulo 29 mortas bom então gente vamos ligar a população tem que pegar a rádio televisão jornal e internet e saber o que que tá acontecendo no Brasil alguma pergunta João Felipe Loja Itatiaia

Alexandre Kalil anunciou fechamento do comércio em Belo Horizonte a partir de sábado (janeiro de 2022)?

O áudio se espalhou por aí e causou apreensão nos moradores da capital mineira (também causou revolta em alguns negacionistas). Mas só há um detalhe: o áudio em questão não é de janeiro de 2021.

Resolvemos buscar pelo teor da fala de Alexandre Kalil e chegamos a março de 2021. A fala dele ocorreu em uma entrevista coletiva no dia 5 de março. De fato, ele estava anunciando o fechamento do comércio em Belo Horizonte por conta da explosão de casos na capital mineira. Na época, os hospitais estavam superlotados na cidade e até crianças aguardavam na fila da UTI.

Por enquanto, o quadro na capital mineira não aponta que haverá novos fechamentos. Apesar do aumento de casos a da ocupação dos leitos de UTI na cidade (que está em 68%), ainda não está previsto qualquer fechamento de comércio na cidade. O que há é uma previsão de aumento de leitos para pessoas com síndromes gripais.

Vale apontar que não é a primeira vez que uma fake news sobre fechamentos em Belo Horizonte circula na internet. Em novembro de 2020, o Boatos.org teve que desmentir um vídeo que apontava que a cidade iria fechar o comércio. Detalhe: o vídeo era de março de 2020.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que Alexandre Kalil vai fechar o comércio em Belo Horizonte em janeiro de 2021. O áudio que está circulando é antigo e não há qualquer previsão (pelo menos por enquanto) de restrições sanitárias na capital mineira.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3HIppbu
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso