Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Alerta falso: cera na casca da maçã da Turma da Mônica faz mal à saúde

Alerta falso: cera na casca da maçã da Turma da Mônica faz mal à saúde

Cera nas maçãs não faz mal à saúde
Cera nas maçãs não faz mal à saúde

Boato – Vídeo mostra mulher raspando cera da casca das maçãs da Turma da Mônica. Mulher denúncia mal que produto faz à saúde.

Nos dias de hoje, a saúde é uma das questões que mais causam preocupação mundial. O uso desenfreado de defensivos e a plantação de transgênicos são alguns exemplos dos medos por parte da população. A equipe do Boatos.org recebeu nesta semana o vídeo de uma mãe indignada com a situação das maçãs da ‘Turma da Mônica’, fabricadas pela empresa Fischer S.A Agroindústria.

No vídeo, ela questiona a presença da cera nas maçãs, utilizada geralmente para conservar o produto. Segundo ela, ninguém está preocupado com o que as pessoas estão colocando na mesa. Confira um trecho da postagem acompanhada do vídeo:

<div id=”fb-root”></div> <script>(function(d, s, id) { var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0]; if (d.getElementById(id)) return; js = d.createElement(s); js.id = id; js.src = “//connect.facebook.net/pt_BR/all.js#xfbml=1″; fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs); }(document, ‘script’, ‘facebook-jssdk’));</script>

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

<div class=”fb-post” data-href=”https://www.facebook.com/video.php?v=546675652144252″ data-width=”600″><div class=”fb-xfbml-parse-ignore”><a href=”https://www.facebook.com/video.php?v=546675652144252″>Publicação</a> by <a href=”https://www.facebook.com/JornalLitoralTheNews”>Jornal Litoral the News</a>.</div></div>

MÃE DESCOBRE CERA EM MAÇÃ QUE DAVA AOS FILHOS

Nesta gravação a mulher filma maçãs vindas de uma embalagem da marca “Turma da Mônica”, produzidas pela empresa Fischer S.A Agroindústria, e diz que as frutas são cobertas por uma cera. Ela teria descoberto o fato em outro vídeo na internet. Para comprovar ela fez um teste em sua casa. No vídeo ela fica indignada pelas maçãs estarem cobertas pela cera e preocupa-se com o que dá ao filho. Na internet outras pessoas aparecem relatando e reclamando da mesma situação. 

Após a publicação dos vídeos e a descoberta de inúmeras pessoas reclamando do mesmo fato, a equipe do Boatos.org foi atrás de explicações. O primeiro ponto é. Existe realmente cera nas maçãs comercializadas como a da Turma da Mônica, citada nos vídeos do Facebook? Neste sentido, a resposta é sim. Mas e a cera usada na maçã é prejudicial ou não à saúde? A resposta é simples: NÃO.

Depois de toda a confusão na web, a própria empresa Fischer (responsável pela comercialização do produto) emitiu um comunicado oficial, onde explica que a cera encontrada na maçã é um processo desenvolvido pela própria natureza. Confira um trecho do comunicado:

A cera que há na Maçã da Turma da Mônica é uma cera natural, produzida pela natureza mesmo. Da mesma forma que a maçã tem, algumas outras frutas e folhas também têm. É uma cera para proteção da própria fruta contra temperatura agressiva, sujeira, poeira e excesso de água.

O diretor do grupo Fischer, fabricante das maçãs, ainda acrescentou que as maçãs produzidas no Brasil são incompatíveis com o uso da cera de carnaúba. A professora Marney Cereda, pesquisadora do CeTeAgro/UCDB, reforça a nota oficial da empresa, ressaltando que não só as maçãs, mas outros alimentos também produzem essa cera natural.

A professora ainda explicou que os produtores brasileiros não costumam colocar cera em alimentos do mercado nacional, porque a cera é um produto caro e isso determina um acréscimo no valor final do alimento. Por fim, ela destaca que o consumo da cera em alimentos não gera qualquer problema, pois a quantidade é mínima.

Caso ainda haja dúvidas, a ANVISA possui uma lista de produtos que podem ou não serem utilizados em alimentos. Ou seja, a preocupação não possui fundamento. A cera é produzida naturalmente e não compromete qualquer função da saúde. Resumindo a história: o vídeo sobre a cera nas maçãs é um alerta falso.