Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Água de coco de caixa é rica em açúcar e prejudica a saúde #boato

Água de coco de caixa é rica em açúcar e prejudica a saúde #boato

Água de coco de caixa é rica em açúcar e prejudica a saúde, diz boato (Foto: Reprodução/WhatsApp)

Boato – Diferentemente da água de coco natural, a que vem na caixinha é rica em açúcar, possui microorganismos e, por isso, causa muitos danos à saúde. 

É provável que esse boato tenha surgido a partir da constatação de que produtos industrializados não são bons como os naturais, por exemplo, os sucos. Apesar de parecer uma bebida mais saudável do que os refrigerantes, os sucos prontos podem ter tanto ou até mais açúcar que eles. Ou seja, a pessoa consome acreditando que está fazendo bem a si mesma quando não está.

No caso da água de coco industrializada, testes já foram realizados para atestar a sua qualidade. De acordo com informações do teste do Proteste, as principais marcas do mercado atendem aos padrões de qualidade e pH permitidos pela legislação.

Outro dado importante que o Proteste apurou é o nível de açúcar. As bebidas possuem, sim, sacarose, porém, em quantidade baixa. Além do mais, por serem produtos de consumo não imediato, elas contam com conservantes.

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

No entanto, isso não anula os benefícios da água de coco vendida em todos os lugares. Até porque, muitas pessoas não têm condições de tomar a bebida natural sempre.

No comparativo, a água de coco industrializada é uma opção mais saudável que os sucos e refrigerantes. Para quem é diabético e/ou hipertenso, porém, é necessário o consumo moderado, uma vez que o coco tem naturalmente açúcar e sódio.

Por que pode ser interessante consumir água de coco de caixa?

A primeira vantagem do consumo de água de coco de caixa é a praticidade. Em grande parte dos mercados, é possível encontrar a bebida, diferentemente do coco natural. Além do mais, não é necessário pedir para alguém abrir o fruto ou, até mesmo, gastar algum tempo para liberar o líquido interno.

Outro ponto positivo é a quantidade. Para o consumo de uma família, por exemplo, existem caixas de um litro, como as que são encontradas nas redes Dia, Extra, Pão de Açúcar, Carrefour, etc. Por sua vez, o coco costuma render para apenas ou no máximo duas pessoas.

Sem contar o custo-benefício. Um coco verde sai por R$ 3,75 no Pão de Açúcar. Já um litro da bebida em caixa, de acordo com este Folheto do Dia, custa R$ 7,91, sendo que o consumidor pode pagar ainda mais barato a partir de cinco unidades.

No que se refere à saúde, também é possível observar vantagens. A bebida ajuda a hidratar e, por isso também, é uma grande aliada da ressaca. Isso porque, diferentemente da água mineral e dos isotônicos, a de coco possui mais sais minerais.

O líquido conta ainda com substâncias antioxidantes, o que ajuda a prevenir o envelhecimento precoce. Dessa forma, a pele tende a ficar mais bonita com o consumo da bebida.

Além do mais, a água de coco de caixa pode ser adicionada nas dietas de emagrecimento. Porém, por ter um pouco mais de açúcar que a natural, é necessário que a pessoa se certifique da quantidade recomendada.

Outra vantagem é a versatilidade da bebida. Assim como o leite, a água de coco, mesmo a de caixa, pode ser usada para fazer sucos com frutas.

Viu como nem tudo o que falam na internet? Ano passado, já havíamos divulgado sobre o boato sobre alimentos que curam o coronavírus – incluindo a água de coco.

Embora a bebida não seja tão poderosa a ponto de curar de qualquer doença, ela ajuda na hidratação e possui substâncias importantes para o organismo. Então, não se deixe intimidar por notícias que vê por aí, nem acredite em soluções milagrosas!