Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > É falso que suco de bardana e água alcalina curem a dengue em 72 horas

É falso que suco de bardana e água alcalina curem a dengue em 72 horas

Água alcalina e suco de bardana curam a dengue em 72 horas, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – A cura da dengue está em tomar água alcalina e suco de bardana. Versão hemorrágica é curada em 72 horas.

Análise

Nos últimos dias, estamos vendo uma série de informações falsas e/ou duvidosas sobre “coisas que curam a dengue” se espalhar pela internet. Muitas delas são de arquivos antigos que estão voltando à tona por conta da epidemia da doença no país. É o caso da história de hoje.

Um vídeo e diversas mensagens apontam que a cura da dengue estaria em dois alimentos. Uma deles seria uma espécie de água alcalina (que teria o pH baixo para evitar que o vírus se reproduzisse). O outro seria suco de bardana. Este segundo, de acordo com as mensagens, curaria a dengue hemorrágica. Leia a mensagem que circula na internet:

Versão 1: Tratamento e eu vou mostrar pra vocês como é que se faz um tratamento eh de dengue pra pessoa sarar em setenta e duas horas. Isso é pelo eh pelo sistema que estamos criando. Conseguimos desenvolver uma medicina. Eh e sempre trabalhamos a causa e efeito. Não é? Então veja o tratamento que nós temos. Primeira coisa que a pessoa deve fazer, tomar três litros de água alcalina, por quê? Porque num ambiente alcalino, né? O PH acima de sete ponto dois, de sete ponto dois, sete ponto quatro, não se desenvolve vírus. E nenhum de doença. Agora o vírus se desenvolve e desenvolve eh num ambiente ácido e todo mundo que desenvolve dengue está com sangue ácido, está com a beia de ácido por isso que é por isso que desenvolve desenvolve o vírus. Suspender alimentação de origem animal e derivados suspender todos os alimentos que possa vir alimentar o vírus. Então o que que a pessoa eh o que que a pessoa pode fazer eh nesse tempo de tratamento de setenta e duas horas? Tomar somente suco de verduras e legumes cruas

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Versão 2: Neste vídeo o Professor Pedro Makiyama (especialista em terapias alternativas), explica como solucionar os sintomas da dengue, seja ela clássica ou hemorrágica em até 72 horas, tomando água alcalina.

Versão 3: PARA FACILITAR O TRATAMENTO URGENTE PARA QUEM ESTÁ COM DENGUE OU SINTOMAS DELE: TRATAMENTO PARA CURA DA DENGUE em 72 HORAS
1 – TOMAR 3 LITROS DE ÁGUA ALCALINA POR DIA. MOTIVO: Em um ambiente alcalino o pH acima de 7.2 a 7.4 não se desenvolve vírus e nenhum tipo de doença. O vírus se desenvolve em um ambiente ácido e toda pessoa que desenvolve dengue está com o sangue ácido, o ambiente ácido.

2 – SUSPENDER ALIMENTAÇÃO DE ORIGEM ANIMAL E DESIVADOS, que sustentar e alimentam o vírus. 3 – TOMAR SOMENTE SUCO DE VERDURAS E LEGUMES CRUAS DURANTE 72 HORAS. Esse tratamento faz com que o organismo fique alcalino e o vírus não se sustenta, morrendo pela mudança de pH. ATENÇÃO: NO CASO DE DENGUE HEMORRÁGICA TOMAR SUCO DE BARDANA 1 COLHER DE SOPA 2 VEZES AO DIAS. EM 12 HORAS ESSA HEMORRAGIA ESTANCA. Para melhorar metabolismo e a circulação periférica e ajudar a desintoxicação mais rápida do organismo, tomar BANHOS ALTERNADOS: 1 MINUTO DE ÁGUA FRIA e 1 MINUTO DE ÁGUA QUENTE, fazendo 2 BANHOS DE 19 MINUTOS cada um. -Prof. PEDRO MAKIYAMA.

Checagem

É claro que o conteúdo está sendo compartilhado com força em redes sociais e aplicativos como o WhatsApp. Porém, a história não é bem assim (na realidade, não é nada assim). Por isso, vamos realizar a checagem do conteúdo.

Para elucidar o caso, vamos responder às seguintes questões: 1) O que é a tal água alcalina e o suco de bardana? 2) É verdade que a água alcalina e o suco de bardana curam a dengue? 3) Qual é o tratamento indicado para a dengue?

O que é a tal água alcalina e o suco de bardana?

De acordo com esta matéria do Metrópoles, a água alcalina seria uma água com o pH acima de 7,5 (considerado já alcalino). Os fabricantes apontam que ela teria propriedades medicinais, mas não há comprovação disso.

A bardana é uma planta de origem asiática que, de acordo com os fabricantes, tem propriedades medicinais e também é utilizada na culinária. O suco seria um “chá” feito da raiz da planta.

É verdade que a água alcalina e o suco de bardana curam a dengue

Infelizmente, não há qualquer comprovação científica disso. De fato, é recomendado que se beba muita água (alcalina ou não) quando se está com dengue. Porém, não é possível afirmar que a pessoa vai se curar da dengue em 72 horas só bebendo a água.

Na realidade, o vírus, uma vez inoculado no corpo da pessoa, tem um ciclo de vida maior do que esse. Não é possível dizer se a água alcalina (que, como falamos, não tem nenhuma eficácia de melhoras para a saúde comprovadas) ajuda no processo.

Sobre o suco de bardana para a dengue hemorrágica, a questão é um pouco mais grave. Não se deve tratar caseiramente quanto se tem a versão grave da doença. Muito menos com chás, sucos e afins.

Qual é o tratamento indicado para a dengue?

Já falamos algumas vezes, em outros desmentidos sobre os tratamentos recomendados para a doença. Como não existe nenhum antiviral para a dengue (nem água alcalina nem suco de bardana), a recomendação é de que se trate os sintomas (como febre com analgésicos) e se hidrate muito.

É importante procurar atendimento médico para se saber a magnitude da gravidade da doença. Também é preciso evitar medicamentos que são anticoagulantes.

Caso a pessoa não consiga se hidratar via oral, é importante buscar formas de se hidratar intravenosamente. Também, em alguns casos gravíssimos, é preciso transplante de sangue. Outra coisa importante: não se guie por receitas milagrosas de internet. Busque atendimento médico.

Conclusão

Fake news ❌

É falso que água alcalina cure a dengue em 72 horas ou que o suco de bardana acabe com a dengue hemorrágica. Trata-se de mais uma receita milagrosa contra a doença que circula na internet.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).