Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Achocolatado Toddynho contaminado está matando crianças envenenadas #boato

Achocolatado Toddynho contaminado está matando crianças envenenadas #boato

Boato – Não bebam o achocolatado Toddynho e nem de outra marca. Crianças e adultos estão morrendo por causa do produto contaminado.

Sem dúvidas, uma das maiores preocupações das pessoas é em relação à saúde. O reflexo disso está na internet. Volta e meia, textos dando alertas sobre produtos aparecem online. A questão é que nem sempre as histórias são verdadeiras. Aqui no Boatos.org a gente já desmentiu histórias sobre Coca Cola com rato, sobre Red Bull com esperma e outras tantas.

Achocolatado Toddynho contaminado já causou diversas mortes por envenenamento, diz boato
Achocolatado Toddynho contaminado já causou diversas mortes por envenenamento, diz boato

Agora, um áudio que circula por WhatsApp está fazendo um alerta para mães de todo o Brasil. De acordo com a mensagem, várias crianças estão morrendo após consumir achocolatados contaminados. O alerta fala para as mães não darem a bebida para os seus filhos e, claro, causou pânico. Leia três versões sobre o assunto que circulam online:

Gente é urgente, repassem o Máximo que conseguir!!!! Recebi um áudio no whatsapp falando que Duas crianças morreu no pronto socorro, e um adulto tbm Morreu, a polícia está desconfiada que é um lote contaminado de “Toddynho” mas não sabe se é o Próprio “toddynho” Pode ser qualquer produto desses de Caixinha “Nescau” “toddynho” “achocolatado” NÃO TOMEM” avisa pro todo mundo, espalha o máximo possível.  

Hoje faleceu 2 crianças e 1 está em estado gravíssimo lá no PS!! Suspeita: as 3 crianças convulsionaram depois de 2h terem consumido Todinho!! A Polícia está em off investigando , pois suspeitam de lote contaminado!! Na duvida não de este produto para as criancas e nao consumam…. Recebi no grupo da escola que minha filha estuda. Toda atenção com nossos pequenos é pouca. O pediatra da minha filha mandou um audio também dizendo para evitar de consumir qualquer achocolatado

Boa tarde meus amigos.Então,eu quero dar um aviso SUPER,HIPER,MEGA IMPORTANTE! No Rio de Janeiro,houve umas 2 ou 4 mortes de crianças e adultos.Mais vcs devem estar se perguntando: “Como assim”? Bem,essas 4 mortes foram provocadas por um produto extremamente perigoso! O famoso TODDYNHO.Então,dizem que o Lote dele,está contaminado.O Nescau tbm está a mesma coisa.GENTE,CUIDADO COM ISSO! A minha irmã me disse que o meu sobrinho está com muita diarréia e isso é perigoso.Eu tbm estou passando mal.Estou com um mal estar que só Jesus pra me fazer um milagre!Por favor,cuidado com os seus filhos.E vcs adultos tbm tem que tomar cuidado.Nem Sustagem Kids pode tomar.

Achocolatado Toddynho contaminado está matando crianças?

Claro que é sempre bom ficar alerta com o que acontece. Mas será mesmo que achocolatados da marca Toddynho estão causando muitas mortes assim pelo Brasil (se calcularmos pelas mensagens acima, foram 10!)? Olha, não é bem assim. Vamos nos fatos.

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Para começar, as mensagens têm todas as características de um boato de internet. Elas não são datadas, não dão detalhes sobre onde aconteceram as mortes, são alarmistas e tampouco citam fontes. Só isso já deixa a gente com um pé atrás.

Em uma pesquisa rápida, descobrimos que realmente houve um caso suspeito de morte após ingestão de achocolatado (muito provavelmente, esse caso foi o estopim para o relato de “muitas mortes”).

De acordo com essa notícia, uma criança de dois anos passou mal após consumir achocolatado da marca Itambezinho em Cuiabá (MT) nesta semana. Por precaução, a vigilância sanitária suspendeu a venda de todos produtos do lote encontrado na casa da criança. É claro que a história causou preocupação, mas há três detalhes que afastam o fato dos textos que circulam online:

Ao contrário do que foi dito no áudio, não aconteceram “muitas mortes”. Até o momento, o caso ocorrido em Cuiabá foi o único registrado.

Para além disso, não há certeza que o achocolatado causou a morte da criança (isso vai depender de um laudo toxicológico). A própria Vigilância Sanitária teve que esclarecer, posteriormente, que a retirada do produto das prateleiras é uma medida “de praxe”.

Por fim, sequer a marca Toddynho está envolvida na história. E outra confusão foi causada por outra notícia verdadeira. Depois da história no MT e do alerta nas redes sociais, começou a circular um link que fala sobre a interdição de lotes contaminados do produto. Detalhe: a notícia é de 2014. Ou seja, uma coisa não tem nada a ver com outra.

Resumindo: não está acontecendo “muitas mortes” por causa do consumo de achocolatado Toddynho. Pegaram um caso suspeito, começaram a criar um alarde sobre uma sequência de mortes e colocaram outras marcas na história. É a velha história do aumenta e inventa.

Atualização do caso do achocolatado Itambezinho

No dia 1º de setembro, a empresa Itambé divulgou que a polícia do Mato Grosso chegou à conclusão de que foi um envenenamento de produto que causou a morte da criança de dois ano. Leia release da polícia.

Ação conjunta soluciona caso de envenenamento que matou criança em Cuiabá
Investigações conduzidas pela Polícia Judiciária Civil, em conjunto com a Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), apontaram que o menino R.C.S.S, 02 anos, que morreu após a ingestão de uma bebida achocolatada em Cuiabá na quinta-feira (25) foi vítima de envenenamento. Na manhã desta sexta-feira (01) foram presos dois homens suspeitos de participação no evento.

A apuração revelou que Deuel de Rezende Soares, 27 anos, usuário de drogas e que constantemente subtraía produtos alimentícios de casas e estabelecimentos comerciais da região do bairro Parque Cuiabá, realizou o furto de 05 caixas de bebidas achocolatadas de duas marcas na residência de Adônis José Negri, 61 anos.

Segundo as investigações conduzidas pela Delegacia Especializada de Defesa da Criança e do Adolescente (Deddica), essa não seria a primeira vez que Deuel furtava o local, tanto que o proprietário da casa teria ameaçado o suspeito na semana anterior ao crime.

“Revoltado com os constantes arrombamentos à sua residência, Adônis arquitetou a vingança fazendo uso de uma seringa para injetar o veneno nas bebidas, para deixar como uma espécie de isca para Deuel. Ocorre que Deuel não fez uso do produto, mas vendeu o produto à mãe do menino envenenado, D.C.S, 28 anos, pelo valor de R$ 10”, explica o delegado titular da Deddica, Eduardo Botelho.

LAUDO

O laudo toxicológico da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), realizado pela Diretoria Metropolitana de Laboratório Forense, deu positivo para envenenamento nas amostras de achocolatado encaminhadas pela PJC e no material biológico da criança que morreu após ingerir a bebida.

O exame pericial detectou a presença da substância Carbofurano nas cinco caixas de achocolatados de duas marcas diferentes.

A substância é o princípio ativo encontrado em pesticidas utilizados para controle de pragas em lavouras, e comumente aplicado como veneno de rato. A técnica utilizada pelos peritos foi a

Cromatografia Gasosa e Espectrometria de Massas.

Após pesquisa minuciosa, os peritos conseguiram descartar a hipótese de contaminação biológica por bactéria ou fungo, decorrente do processo de fabricação, e identificar a contaminação externa através de um furo compatível com agulha de seringa na parte lateral superior de cada embalagem.
“Unindo o histórico da morte da criança que veio a óbito muito rápido, e os sintomas apresentados, juntamente com o laudo da necropsia, tracei uma linha de pesquisa sobre a classe de venenos que poderiam trazer esses efeitos, antes de detectá-los no exame”, explicou o perito crimina Diego Viana de Andrade.

Ainda de acordo com o perito, o conteúdo gástrico coletado no estômago da vítima era visivelmente semelhante com o achocolatado enviado para análise.

“Primeiramente a substância foi encontrada no material biológico coletado no aparelho digestivo da criança e, em seguida, a mesma substância estava presente nas cinco embalagens encaminhadas à perícia. Os furos encontrados nas embalagens de achocolatados foram fundamentais para esclarecer que era um caso de contaminação criminal do produto alimentício e o laudo pericial foi definitivo para o desfecho da investigação’’, disse o perito.

PROVIDÊNCIAS

Após representação da Polícia Judiciária Civil, foram expedidos mandados de busca e apreensão e dois de prisão pela 14º Vara Criminal de Cuiabá.

As ordens judiciais foram cumpridas por policiais civis da Deddica na manhã desta sexta-feira (01), com acompanhamento de peritos da Politec que recolheram amostras na geladeira da casa de Adônis a fim de confirmar o veneno utilizado na ação criminosa.

Durante a ação conjunta, outros materiais foram apreendidos na casa de um dos suspeitos, sendo uma bandeja supostamente utilizada na manipulação do veneno, um vestígio de achocolatado dentro da geladeira e outras embalagens lacradas de achocolatado. Todos os materiais estão em análise. A seringa e a substância aplicada não foram localizadas na residência.

Adônis foi autuado por homicídio qualificado com emprego de veneno, além de homicídio tentado já que existe um amigo da família do menino que ainda está internado em unidade hospitalar após ingerir a bebida. Deuel vai responder por furto qualificado, e o procedimento investigativo será conduzido pela Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf), de Cuiabá.

Após interrogatório, os dois suspeitos serão conduzidos ao Centro de Ressocialização de Cuiabá (CRC), onde ficarão à disposição do Judiciário.

Leia também o comunicado da empresa Itambé

Nesta quinta-feira (1/9), a Delegacia Especializada de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Cuiabá efetuou a prisão de duas pessoas acusadas de envenenar uma criança em Cuiabá. Desta forma, a polícia esclarece o episódio e descarta qualquer problema de contaminação do produto Itambezinho.

A Itambé reforça que desde o dia 25/05, data de fabricação do lote em questão, já foram comercializadas mais de 5 milhões de unidades e não foram registradas reclamações de nenhuma natureza.

A empresa lamenta o ocorrido, se solidariza com a dor da família e reforça seu compromisso com os consumidores brasileiros ao entregar produtos da mais alta qualidade.