Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Vídeo de ácaros no miojo (macarrão instantâneo) não condiz com a realidade do produto

Vídeo de ácaros no miojo (macarrão instantâneo) não condiz com a realidade do produto

Ácaros são encontrados em análise de miojo (macarrão instantâneo) no microscópio, diz boato (Foto: Reprodução/X)

Boato – Análise em microscópio mostrou a presença de ácaros em miojo (macarrão instantâneo) e denota o perigo de o consumir. 

Análise

Se você é ou já foi um estudante, principalmente universitário, com certeza já consumiu (e muito) o famoso miojo. O macarrão instantâneo é uma refeição rápida e barata.

Mas de acordo com uma história que está sendo compartilhada nas redes sociais, consumir miojo pode ser algo perigoso. Segundo uma publicação, uma análise de microscópio mostrou a presença de ácaros no peoduto. Ainda segundo a história, os ácaros estão presentes em todos os tipos de macarrão instantâneo. Confira:

Vídeo: é falso que Sadia esteja dando prêmios para quem compartilhar no WhatsApp

Versão 1: “O que ele encontrou no Miojo!”. Versão 2: “Voce gosta de miojo? MACARRÃO MIOJO NO MICROSCÓPIO  !”. Versão 3: “Entenderam agora de onde vem aquele gostinho todo especial?”.

Checagem

A partir daí, resolvemos investigar um pouco mais essa história e agora vamos te explicar os motivos para não acreditar nela: 1) O vídeo que mostra ácaros no macarrão instantâneo (miojo) é real? 2) O miojo costuma ter ácaros se consumidos cru? 3) É saudável comer macarrão instantâneo cru?

O vídeo que mostra ácaros no macarrão instantâneo (miojo) é real?

Provavelmente não. Um detalhe do vídeo acendeu um sinal de alerta. Se você reparar com atenção, vai perceber que a luz do microscópio está desligada. Ácaros são criaturas muito pequenas e, em sua maioria, são vistos apenas com a ajuda de um microscópio (iluminado). Até porque, algumas espécies são tão pequenas e incolores que chegam a ser transparentes. O serviço de fact-checking Snopes classificou a história como boato sem comprovação. Segundo o site, existe a possibilidade do vídeo ter sido encenado ou feito com inteligência artificial.

O cientista Walt, responsável pelo site e pelo canal Oneminmicro, fez um teste com dois pacotes de miojo. Ao colocar o macarrão instantâneo no microscópio, ele mostrou que não existem ácaros no miojo (alguns microplásticos, mas não ácaros). Em seguida, Walt passou um chumaço de poeira no miojo e colocou o macarrão instantâneo, novamente, no microscópio. O cientista mostrou que só depois de esfregar o chumaço de poeira no alimento, o miojo apresentou ácaros.

O miojo costuma ter ácaros se consumidos cru?

Não. Os ácaros só vão aparecer no miojo se você deixar ele cair no chão ou na poeira ou se o macarrão instantâneo for armazenado de forma incorreta. Os ácaros podem viver em diversas superfícies, como solo, água e até em alguns animais. As espécies domésticas, que vivem dentro das casas e causam problemas alérgicos, gostam de lugares quentes e úmidos. Ao contrário do que muita gente pensa, o problema não é o ácaro em si, mas sim suas fezes e os ácaros mortos, que são responsáveis por causar alergias.

O Tyrophagus putrescentiae é uma espécie de ácaro que costuma se proliferar em alimentos, como cereais, legumes, rações, queijos e carnes. Ele gosta de ambientes úmidos e cresce junto do bolor, podendo causar problemas de saúde graves. Para evitar a presença dos ácaros, especialmente em comida, é importante manter os alimentos em lugares apropriados, conforme a orientação no rótulo. Além disso, é importante consumir o alimento apenas dentro do prazo de validade e manter a casa sempre muito bem arejada.

É saudável comer macarrão instantâneo cru?

Não. Apesar de ser um alimento bastante consumido, o miojo não é uma opção saudável. Por isso, seu consumo deve ser mínimo e alternado com opções de valor nutricional mais alto. Um pacote de miojo possui uma quantidade elevada de sódio, gorduras e conservantes. Além de ser calórico, o miojo ainda não possui quantidades relevantes de vitaminas, minerais e fibras. O consumo diário ou frequente do macarrão instantâneo pode desencadear problemas de saúde, como o aumento do colesterol ruim, gastrite, refluxo, aumento da pressão arterial e retenção de líquidos.

Conclusão

Fake news ❌

Os ácaros não estão presentes em todos os pacotes de miojo. O vídeo que mostra um miojo sendo analisado em um microscópio, possivelmente, foi encenado (ou feito com inteligência artificial). Um cientista replicou o teste com dois pacotes de miojo e não encontrou ácaros em nenhum deles. Além disso, no vídeo da história de hoje, é possível ver que a luz do microscópio está desligada (o que causa estranheza, uma vez que ela é importante na visualização de criaturas tão pequenas). Existem ácaros que se desenvolvem em comidas armazenadas em má condições ou fora do prazo de validade. Por isso, é importante sempre manter os alimentos bem armazenados, conforme as orientações presentes nos rótulos dos produtos. A pessoa que gravou o vídeo da história de hoje pode até ter encontrado ácaros em seu pacote de miojo, mas afirmar que todos os miojos possuem ácaros é, no mínimo, leviano e mentiroso.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).