Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > É falso que 10 mil pessoas morreram por causa da vacina contra Covid-19 em Caraguatatuba

É falso que 10 mil pessoas morreram por causa da vacina contra Covid-19 em Caraguatatuba

10 mil óbitos por causa da vacina em Caraguatatuba, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – 10 mil pessoas morreram por causa da vacina contra Covid-19 em Caraguatatuba (SP).

  Análise

Por causa de uma matéria real sobre a cidade de Caraguatatuba, que fica no litoral de São Paulo, estão circulando mensagens em redes sociais que visam atacar a vacinação contra a Covid-19.

De acordo com as mensagens, a cidade, que tem 123 mil habitantes, teria tido nada menos do que 10 mil mortes por causa da vacina contra a Covid-19. Leia uma das mensagens que estão circulando na internet:

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

– 10 mil óbitos de mal súbito em caraguatatuba  por causa da vacina ! Todas as prostitutas (mídia Globalistas e políticos) estão calados diante desse extermínio a longo prazo ! POR QUANTOS MILHÕES ELES VENDERAM AS PESSOAS ???

Checagem

Na parte da checagem, vamos responder às seguintes questões: 1) É verdade que Caraguatatuba teve 10 mil mortes causadas pela vacina contra a Covid-19? 2) Quais são os dados reais sobre a cidade de Caraguatatuba? 3) É verdade que a vacina causa mortes e ataques cardíacos?

 É verdade que Caraguatatuba teve 10 mil mortes causadas pela vacina contra a Covid-19?

Não é verdade. Para começar, os números são completamente discrepantes da realidade. A coisa é tão sem lógica que, para você ter ideia, a cidade teve pouco mais de mil mortes em todo ano de 2022. De fato, houve uma matéria falando sobre mal súbito na cidade. Porém, não tem qualquer relação com a vacinação contra a Covid-19.

Quais são os dados reais sobre a cidade de Caraguatatuba?

Essa matéria da Band Vale fala sobre dados do atendimento do Samu na cidade. Vamos aos números reais, relativos aos seis primeiros meses de 2023: 1) O Samu prestou 9.549 atendimentos. 2) Dessas, 4.294 ocorrências foram relacionadas a casos de mal súbito. 3) Não há qualquer dado sobre óbitos. 4) Obviamente, não há qualquer dado relacionado à vacina contra a Covid-19.

É verdade que a vacina causa mortes e ataques cardíacos?

Não. Na realidade, esta teoria (que busca ser sustentada por fake news relacionadas a “episódios contra as vacinas”) já foi derrubada diversas vezes por aqui. Autoridades em saúde (autoridades reais, não pseudoautoridades) apontam que as vacinas não oferecem os riscos que fake news apontam e nem são responsáveis por milhares de mortes. Na realidade, a própria Covid-19 causou um número muito maior de mortes do que a vacinação.

Conclusão

Fake news ❌

É falso que 10 mil pessoas morreram de mal súbito na cidade de Caraguatatuba em São Paulo. Também é falso que há um grande mal causado pela vacina. Ou seja: trata-se de uma grande fake news que circula na internet.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)