Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Religião > Vídeo mostra milagre do sol piscando em Medjugorje #boato

Vídeo mostra milagre do sol piscando em Medjugorje #boato

Vídeo mostra milagre do sol piscando em Medjugorje, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Em Medjugorje, na Bósnia e Herzegovina, Sol pisca no céu durante celebração religiosa. Fiéis dizem se tratar de um milagre.

Se existe uma coisa que realmente intriga a internet são os eventos sem explicações científicas plausíveis e imediatas. E na história de hoje, temos um vídeo que anda causando frisson entre os internautas. O motivo? Ninguém (ainda) conseguiu explicar o que acontece nas imagens.

O vídeo, que viralizou na internet, mostra o que seria o Sol “piscando” nos céus de Medjugorje, uma vila localizada em Bósnia e Herzegovina, durante uma oração, no dia 2 de setembro de 2019. O texto ainda indica que, no mesmo dia, Nossa Senhora teria enviado um recado à uma vidente local.

Durante a aparição, a Virgem Maria teria pedido para que os fiéis rezassem o terço todos os dias, para que “as almas se convertam”. Nossa Senhora ainda teria dito que o “tempo está acabando” para as pessoas reconhecerem Jesus Cristo “como seu Deus”. Confira:

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Urgente Medjugorje! Sol Piscou Dia 2\09\2019 Mensagem extraordinária de Nossa Senhora dada à vidente Mirjana Dragicevic Soldo no dia 2 de setembro de 2019, em Medjugorije: Queridos filhos: rezem, rezem o terço todos os dias: essa coroa de flores que me une, como mãe, às suas dores, sofrimentos, desejos e esperança. Apóstolos do meu amor, eu estou com vocês pela graça e pelo amor do meu Filho e peço a vocês orações. […]

Apóstolos do meu amor, a força da oração, realizada com o coração intenso e cheio de amor, transforma o mundo. Por isso, filhos meus, rezem, rezem, rezem. Eu estou com vocês. Obrigada.” COMPARTILHEM! INSCREVA-SE! APERTE O SINO DE NOTIFICAÇÕES! VEJAM TAMBÉM OS OUTROS VÍDEOS AQUI DO CANAL! DEIXE O SEU LIKE E O SEU COMENTÁRIO!

As imagens deixaram muitos fiéis agitados e foram compartilhadas diversas vezes nas redes sociais. Mas será que essa história de aparição de Nossa Senhora e o milagre do sol piscando realmente aconteceram? A resposta é não!

Vamos aos fatos! Desde o início dos anos 1980, Medjugorje é uma localidade cercada por histórias religiosas, como aparições (ainda não reconhecidas pela Igreja Católica) da Virgem Maria e por sinais, que indicariam uma forma de comunicação entre Deus e seus fiéis.

Tudo começou em 1981, quando seis crianças afirmaram terem visto a Virgem Maria na vila de Medjugorje. Depois do episódio, as mesmas crianças passaram a relatar outras aparições (quase que diárias) de Maria na região. Elas, então, passaram a ser conhecidas como videntes e a pequena vila se tornou um local de peregrinação cristã.

De acordo com a internet, dentre os “sinais” mais observados na região, destacam-se aqueles que envolvem algum fenômeno relacionado ao Sol. Segundo a fé cristã, em 1917, fiéis teriam presenciado em Fátima (Portugal) o que ficou conhecido como o  ‘milagre do sol’ (evento em que, segundo os fiéis, o sol giraria em volta do próprio eixo, mudando de cor e formato, enquanto milagres aconteciam). E tudo estaria relacionado com os eventos presenciados em Medjugorje. Essa história, por outro lado, é contestada por cientistas (que juram existir uma explicação lógica para o fenômeno).

Embate entre religião e ciência à parte, é possível ver que toda a história que ronda a pequena vila de Medjugorje cria um ambiente propício para a imaginação. E, se por um lado, é impossível desmentir o caso do “sol dançando, em 1917”, por outro, podemos cravar que a história que acompanha o vídeo de hoje é falsa!

Após algumas pesquisas, encontramos a publicação original das imagens. Ao que tudo indica, a história surgiu, originalmente, em italiano e traduzida, posteriormente, para o português.

Nos dois casos, a mensagem e o vídeo deixam furos difíceis de serem explicados por quem defende a tese de milagre. O principal deles é a falta de reação das pessoas frente ao suposto evento. Ao olhar as imagens, é possível perceber que, enquanto o suposto fenômeno ocorre, as pessoas permanecem inertes, como se nada estivesse acontecendo. O que é, no mínimo, estranho, uma vez que o fenômeno estaria ocorrendo durante uma celebração religiosa.

Outro ponto que gera desconfiança é o fato de não encontramos nenhuma informação nas línguas originais (bósnio e croata) do país sobre o ocorrido. Além disso, também não existem outras versões do vídeo (caso o ‘milagre’ realmente tivesse acontecido, outras pessoas teriam registrado o fenômeno, o que geraria outros ângulos de gravação do acontecimento).

Por fim (mas não menos importante), no dia 15 de setembro de 2019, uma das jornalistas do Boatos.org também conseguiu gravar o sol “piscando”. Não em Medjugorje, mas em Campinas (SP). E a explicação é bem mais simples do que você imagina.

Vídeo mostra milagre do sol piscando em Medjugorje?

Ao ligar a câmera do celular, você se depara com o ajuste de luminosidade do aplicativo. Ao clicar sobre um ponto com mais luz, a câmera diminui a luminosidade. Já ao clicar sobre um ponto com menos luz, a luminosidade aumenta. Durante a gravação de vídeos, é possível ‘brincar’ com essa funcionalidade. Ao arrastar o ajuste de um lado para o outro, a câmera tenta regular a quantidade de luz sobre o ponto, o que acaba criando a sensação de que o sol (ou outro ponto luminoso) esteja “piscando”. Simples assim.

Em resumo: a história que diz que um vídeo mostrou o milagre do sol piscando em Medjugorje é falsa! Apesar das imagens impressionarem, a explicação para todo o caso é bastante simples. O suposto fenômeno, na realidade, não é nada do que aparenta. O evento nada mais é do que uma brincadeira com a função de ajuste de luminosidade da câmera. Ou seja, a história é apenas boato. Não compartilhe!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.