Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Religião > Vídeo de “pássaro-drone”, fogos de artifício e metal não é de reinauguração da Catedral de Notre Dame

Vídeo de “pássaro-drone”, fogos de artifício e metal não é de reinauguração da Catedral de Notre Dame

Vídeo de pássaro-drone é da reinauguração da Catedral de Notre Dame, diz boato (Foto: Reprodução/X)

Boato – Um vídeo que mostra um “pássaro drone foguete” é da reinauguração da Catedral de Notre Dame na França.

Análise

Primeiro, dois párocos acendem uma pira, depois um “pássaro foguete” dispara pela porta da igreja. No fim, ela acende um série de fogos de artifício em um show de metal.

A cena pitoresca está circulando na internet como se fosse da reinauguração da Catedral de Notre Dame, na França. “Vejam que belíssima reinauguração da Catedral de Notre Dame!”, diz uma das mensagens que acompanham as imagens. Assista ao vídeo:

Vídeo: é falso que Sadia esteja dando prêmios para quem compartilhar no WhatsApp

Checagem

O vídeo, de fato, chama atenção na internet. Por isso, vamos realizar a checagem do conteúdo respondendo a algumas perguntas. São elas: 1) O vídeo é, de fato, da reinauguração da Catedral de Notre Dame? 2) Qual é o contexto do vídeo gravado na igreja e no show? 3) Quando será a reinauguração da Catedral de Notre Dame?

O vídeo é, de fato, da reinauguração da Catedral de Notre Dame?

Não é. Há dois motivos que já derrubam a mensagem (que, assim como um “boato clássico”, tem características como o caráter vago, o tom alarmista e a falta de citação de fontes confiáveis). O primeiro é que os vídeos utilizados na montagem são de outras situações. O segundo é que a Catedral de Notre Dame ainda não foi reinaugurada.

Qual é o contexto do vídeo gravado na igreja e no show?

Na realidade, o conteúdo que está circulando na internet sai da montagem de dois vídeos. O primeiro foi gravado, na realidade, em uma igreja na Itália. Mais exatamente em Florença. Esta matéria do site Church Pop fala que a soltura de fogos de artifício é uma tradição de Páscoa na igreja em questão. Abaixo, você pode assistir ao vídeo completo:

A segunda parte do vídeo é, na realidade, de um vídeo de um show da banda de metal Rammstein. Aparentemente, trata-se de uma apresentação na cidade de Praga, na República Checa. Ou seja: fizeram uma montagem de dois assuntos distintos.

Quando será a reinauguração da Catedral de Notre Dame?

A Catedral de Notre Dame ainda não foi reinaugurada. Para quem não se lembra, um incêndio destruiu a igreja em 2019. A previsão é que a reinauguração ocorra em dezembro de 2024. Ou seja: isso sepulta qualquer chance de o vídeo ser relacionado à igreja da França.   

Conclusão

Fake news ❌

É falso que o vídeo em questão seja da reinauguração da Catedral de Notre Dame. O vídeo de dentro da igreja é da Itália, o de fora é de um show do Rammstein e a igreja da França sequer foi inaugurada.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).