Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Religião > Vacina espiritual contra Covid-19 será aplicada pela Casa de Caridade Maria de Nazaré #boato

Vacina espiritual contra Covid-19 será aplicada pela Casa de Caridade Maria de Nazaré #boato

Vacina espiritual contra Covid-19 será aplicada pela Casa de Caridade Maria de Nazaré, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Casa de Caridade Maria de Nazaré vai aplicar uma vacina espiritual contra a Covid-19. Para tanto, você precisa deixar seu braço livre por cinco a dez minutos e ficar deitado ou sentado.

A fé, não importe em qual crença (desde que pregue o bem, claro), é muito importante em momentos difíceis como esse em que enfrentamos uma pandemia. O problema está quando algumas pessoas usam a fé para justificarem comportamentos negligentes em relação aos cuidados que devemos tomar. E uma mensagem que está circulando na internet pode gerar interpretações como essas (apesar de não ser a intenção).

De acordo com um texto que circula online, a Casa de Caridade Maria de Nazaré vai aplicar uma vacina espiritual contra Covid-19 nas pessoas. Para tanto, quem quiser receber a vacina terá que ficar sentado ou deitado entre cinco a dez minutos e deixar o braço descoberto. É preciso reconhecer que, pelo menos, há orientações de que é preciso respeitar orientações de cuidado contra a disseminação do coronavírus na mensagem. Leia a mensagem que circula online:

Vacina Espiritual. Pessoal, queremos avisar vocês que no dia: Dia 13/03/2021(sábado)- das 15h às 17h, A Espiritualidade da Casa de Caridade Maria de Nazaré, Equipe Médica do Espaço – Dr. Bezerra de Menezes- equipe Dr Frederik e Dr Cesar, farão vacinação espiritual. Basta você se conectar com o Plano Espiritual, com seu Anjo da Guarda e pedir a vacina . Pode estar sentado ou deitado e deixar seu braço esquerdo livre e descoberto, de 5 a 10 minutos. Principal de tudo é ter Fé, acreditar e embora vacinado, continuar respeitando as orientações físicas da Terra, como lavar bem as mãos, usar álcool 70% e máscara, não subestimando o vírus. Copie para conseguir enviar para mais pessoas…

Vacina espiritual contra Covid-19 será aplicada pela Casa de Caridade Maria de Nazaré?

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

A mensagem se espalhou muito, principalmente entre grupos ligados ao espiritismo na internet. Porém, precisamos vir aqui para dizer duas coisas. 1) A vacina espiritual não protege contra a Covid-19. 2) A Casa de Caridade Maria de Nazaré não fará a tal aplicação.

Antes de começar, é importante lembrar que não é a primeira vez que uma mensagem como essa (que tem características de boatos como ser vaga, alarmista, com erros de português, pedido de compartilhamento e falta de citação de fontes confiáveis). No início da pandemia, desmentimos (em texto e em vídeo, como vocês podem ver abaixo) uma mensagem apontando que o “Centro Tupyara” iria aplicar a tal vacina.

Ao buscar mais detalhes sobre a tal história, descobrimos que o centro espírita que está sendo citado na mensagem em questão é localizado em Natal (RN). Descobrimos também que a informação foi desmentida na página do Facebook da instituição.

Pessoal, boa tarde. Quem escreve esta mensagem é o Presidente da Casa de Caridade Maria de Nazaré. Estou me reportando a todos para informar que esta mensagem sobre vacinação que esta tramitando nas redes sociais, nada tem a ver com a nossa Casa de Caridade.

Ao buscar por quaisquer informação sobre “outra casa” com o mesmo nome organizando a tal vacina espiritual, nada encontramos além da mensagem que circula na internet.

Vale reforçar que, por mais importante que orações e ações religiosas (como a aplicação de vacinas espirituais) sejam, ela não substituem a prudência que temos que ter neste momento. Ou seja: se alguém aparecer lhe oferecendo uma “vacina espiritual” contra o coronavírus, saiba que você também vai precisar da “vacina física” contra Covid-19.

Resumindo: além de a mensagem incorrer no risco de causar uma falsa sensação de segurança nas pessoas (infelizmente, uma vacina como essa não protege contra o coronavírus), não é verdade que a Casa de Caridade Maria de Nazaré está aplicando uma vacina espiritual à distância nas pessoas.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/3kWrohw
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/38hcBcy