Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Religião > Teólogo Leonardo Boff morre aos 83 anos #boato

Teólogo Leonardo Boff morre aos 83 anos #boato

Teólogo Leonardo Boff morre aos 83 anos, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – A Editora Vozes acabou de informar que o teólogo Leonardo Boff morreu aos 83 anos de idade.

Quem acompanha o Boatos.org sabe que boatos de morte de pessoas conhecidas não são incomuns. O que não é lá muito comum são mensagens que envolvem pessoas que têm um lado político. É o caso da história de hoje.

Perfis em redes sociais estão compartilhando uma mensagem atribuída à Editora Vozes que aponta que o teólogo Leonardo Boff teria morrido aos 83 anos de idade. “EDITORA VOZES Editora Vozes @VozesEditora. 7 min O teólogo Leonardo Boff morre aos 83 anos”, diz a mensagem que circula online.

Teólogo Leonardo Boff morreu aos 83 anos?

Não demorou muito para a história se espalhar com todas as forças na internet e começar a chamar atenção por aí. Porém, a informação que aponta para a morte de Leonardo Boff é falsa.

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

Para chegar à veracidade da informação, precisamos apenas checar na fonte citada pela história: a própria Editora Vozes. Foi por meio de redes sociais, que a empresa desmentia informação falsa. Leia o que foi publicado no perfil do Twitter:

EDITORA VOZES COMUNICADO É falsa a notícia que está sendo veiculada nas diversas redes sociais sobre o falecimento do autor Leonardo Boff. O mesmo encontra-se bem, com saúde, na sua residência. A Editora Vozes repudia todo tipo de fake news e notícia caluniosa a respeito de qualquer assunto.

Reiteramos que os canais oficiais da editora são: facebook.com/editoravozes Instagram: @editoravozes Twitter: @editora_vozes youtube.com/editoravozes Qualquer outro comunicado publicado em canais diferentes destes não condizem com a verdade ou com o posicionamento da editora.

É possível perceber, ainda, que o perfil printado na suposta mensagem não é o da editora. A @ que está na mensagem é @VozesEditora. Já a @ da empresa é @editoravozes.

Quando a história se espalhou, o próprio Leonardo Boff se manifestou para desmentir a história falsa. Por meio do Twitter, ele escreveu o seguinte:

Corre por aí a notícia de que teria falecido.Não sei qual é a intenção desta fake. Mas comunico que estou vivo. Vivo para lutar pela vitória da vida já no primeiro turno. Não percamos tempo:lutemos pela vitória do LULA já no primeiro turno.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que Leonardo Boff morreu aos 83 anos. A publicação que foi printada é falsa e o boato já foi desmentido pelo próprio teólogo e pela editora citada na mensagem.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: