Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Religião > Talibã (Estado Islâmico) faz leilão de meninas cristãs no Afeganistão, mostra foto #boato

Talibã (Estado Islâmico) faz leilão de meninas cristãs no Afeganistão, mostra foto #boato

Talibã (Estado Islâmico) faz leilão de meninas cristãs no Afeganistão, mostra foto, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Foto mostra o momento em que um membro do Talibã (ou do Estado Islâmico) faz o leilão de uma menina cristã no Afeganistão.

Infelizmente, o mundo tem visto a volta do Talibã ao poder no Afeganistão com perplexidade e com o temor de que direitos de minorias étnicas, religiosas e, principalmente, de mulheres sejam extintos. E uma imagem que voltou a circular na internet está corroborando com isso.

Na imagem um homem que seria do Talibã fala ao microfone enquanto uma menina, que seria uma cristã, chora copiosamente. Mensagens que acompanham a imagem apontam que ela é de um “leilão” da menina promovido no Afeganistão. Estranhamente a legenda na imagem aponta que a “leilão” seria, na realidade, do Estado Islâmico. Leia algumas versões da mensagem que circula online:

Versão 1: E tem gente comemorando que os soldados de USA deixaram o Talibã, é isso ai, muito triste e desumano… Versão 2: Este mundo está perdido. No século XXI ainda se vive atrocidades desta natureza. O grupo islâmico Talibã faz leilão de meninas em praça pública e leva quem paga mais. Os homens não as compram para lhes dar uma família e um lar, mas para realizar todo tipo de O… S… e depois descarta-las como lixo humano. O mundo precisa manifestar revolta contra isso. Onde estão os tribunais de Direitos Humanos? Onde estão cortes internacionais de Direitos Humanos? Onde está a ONU? Onde está a OTAN e outros organismos de defesa da dignidade humana? Revoltante!

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Versão 3: Estado Islâmico leiloa meninas cristăs para satisfação sexual dos homens. Vale ressaltar que, após se satisfazerem, eles tem o direito de fazer o que quizer com elas, até mesmo decapitá-las ! Não estão procurando seus pais. leiloando pela melhor oferta. O Estado Islamico permite isso. Peço que compartilhe. O mundo precisa saber disso.

Foto mostra Talibã ou Estado Islâmico fazendo leilão de meninas cristãs no Afeganistão?

É fato que há muita gente ameaçada com o golpe promovido no Afeganistão (e não apenas cristãos como “alguns homens de Deus” têm espalhado por aí). Porém, a foto que está circulando por aí não tem nada a ver com leilão de menina por parte do Talibã ou do Estado Islâmico.

As mensagens que circulam por aí carregam características de boatos online como ser vaga, alarmista, ter erros de português e não citar nenhuma fonte confiável que confirme a informação. Além disso e como mostramos no nosso último A Semana em Fakes, boatos sobre a situação do Afeganistão têm sido comuns.

E a imagem em questão nada tem a ver com Talibã leiloando crianças. Na realidade, trata-se de um boato desmentido (em sua versão Estado Islâmico) pelo e-Farsas em 2015. Na época, o site explicou que a imagem da menina chorando é, na realidade, de um concurso de recitação do Alcorão.

A história também foi desmentida em um site grego de fact-checking. Na época, o site publicou prints da publicação original (que não tinha nada a ver com venda de meninas por parte do Estado Islâmico) do concurso (realizado em Aleppo, na Síria).

Recentemente, a história foi desmentida em inglês pelo site Politifact. O site apontou que o choro se deu porque ela errou alguns versos durante o concurso. Ou seja: além de ela não ser uma “escrava”, também não é cristã.

Resumindo: a história que aponta que uma menina cristã estava sendo vendida pelo Talibã (ou pelo Estado Islâmico) na imagem em questão é falsa. Apesar de, infelizmente, direitos das mulheres já terem sido desrespeitados por ambos grupos, a foto nada tem a ver com a denúncia que circula por aí.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3vN6CET
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: