Significado de Ratimbum é ‘eu amaldiçoo você’ #boato

Boato – Palavra dita na música de parabéns é uma maldição utilizada em rituais satânicos da Idade Média.

Em tempos de redes sociais e mensagens instantâneas, o telefone tem sido subutilizado. Estamos usando a internet para cada vez mais coisas, inclusive para parabenizar pessoas. Para quê dar um abraço ou um presentinho se uma foto com uma declaração no Facebook resolve, certo?

Pois apesar da internet ter modificado várias coisas, inclusive as formas de parabéns, algo não saiu de moda: a musiquinha de aniversário, clássica nas festas (a até nos cumprimentos online) é a mesma desde sabe-se lá quando. O problema é que parte dela é um ritual satânico e as pessoas nem desconfiam. Confira no texto:

‘SIGNIFICADO DE RATIMBUM!! RATIMBUM É uma palavra mágica usada pelos magos persas na Idade Média. Em rituais satânicos, elas eram pronunciadas assim e ao contrário fazendo o mestres dos magos surgir das cinzas e realizar os desejos de quem os proclamou.  Por muito tempo cantamos inocentemente um”parabéns” pra alguém que está aniversariando.

Mas até aqui tudo bem. O que muitos não sabem é que depois damúsica vem um tal de “ra tim bum” (isso significa: eu amaldiçôo você) muitos não sabem, mas os demônios se divertem em muitas festas até cristãs. Esse ratimbum é pronunciado até para os pastores e devemos tomar cuidado porque é essa mesma a finalidade do maligno. Muitos não sabem porque acontecem tantas coisas misteriosas depois de uma simples festa de aniversário.

Deixo aqui o meu alerta a todos os que lêem essa mensagem porque a obra do maligno é essa: festejar a ruína do homem. Existiu até certo tempo um programa infantil numa determinada emissora de TV “Tv Cultura-SP (Castelo Ratimbum) que significa “castelo da  maldição”. Reflitam: Como podemos cantar felicitando uma pessoa e depois amaldiçoa-la? Agora que VOCÊ já sabe…tome muito cuidado. Passem isso adiante. Que Deus nos guarde! Detalhe que depois de dizer ratimbum, se pronucia o nome do aniversariante várias vezes… Vamos nos atentar para isso.

CERTAMENTE VOCÊ JA CANTOU ISTO PRA ALGUEM???… ” É BIG É BIG É HORA É HORA RA-TIM-BUM FULANO … FULANO” VOCÊ SIMPLESMENTE FALOU…. ” É GRANDE (a palavra ) É GRANDE, É HORA ( nessa hora, nesse momento ) É HORA, EU AMALDIÇÔO VOCÊ!!! FULANO, FULANO” EVIDENTEMENTE VOCÊ NÃO SABIA O SIGNIFICADO… Agora que já sabe…’

Significado de Ratimbum é ‘eu amaldiçoo você’?

Essa mensagem circulou por muitos e-mails. Muitos mesmo, só que isso aconteceu há pelo menos seis anos. Encontramos o alerta dos parabéns em postagens de 2009, de 2011, 2012 e agora novamente.

Com um enorme apelo religioso e zero noção de ridículo, a mensagem acima é uma junção de baboseiras. Não faz sentido, não aponta fatos, nem fontes e sequer se dá ao trabalho de explicar de onde essa versão amaldiçoada dos parabéns saiu. Dos persas? Quem disse?

O que sim sabemos é que há duas versões explicativas para o ‘ratimbum’ na música de aniversário, e nenhuma delas tem relação com o Diabo ou maldições.

Segundo o Dicionário Etimológico Nova Fronteira da Língua Portuguesa, a palavra é uma onomatopeia, ou seja, trata-se da imitação de um som. As sílabas remetem à caixa, aos pratos e ao bumbo tocados em apresentações finais de circo.

conforme uma pesquisa publicada na Revista Fapesp a frase ‘é pique, é pique, é hora, é hora, ratimbum’ foi tirada de um bordão utilizado por estudantes dos anos 1930. Segundo a revista, ‘pic-pic’ era o apelido de um aluno e ‘é hora’ fazia referência à empolgação dos estudantes no momento de tomar cerveja.

Por fim, ‘Ratimbum’ é uma modificação do nome de um rajá indiano – Tim Bum – que cativou o pessoal da universidade. Dessa forma ‘pic-pic, é hora, é hora, rajá Tim Bum’ se transformou na frase aparentemente desconexa dos parabéns.

E relembrando, é muito comum que os idiomas se transformem com o tempo. A simples palavra ‘você’, por exemplo, um dia foi ‘vossa mercê’, nem por isso dizemos que é um termo maldito.

Ignorância, em seu sentido correto, é falta de conhecimento. Sejamos ignorantes sobre os parabéns da maneira certa, afinal ninguém é obrigado a saber de onde veio o ‘Ratimbum’. Só não vale acreditar em mensagem sem sentido, porque aí não é ignorância, é estupidez.

Compartilhe este artigo:

44 comentários em “Significado de Ratimbum é ‘eu amaldiçoo você’ #boato

  • 04/07/2018 em 19:22
    Permalink

    crentes sempre crentizando! kkkkkkkkkkkk

    Resposta
  • 22/06/2018 em 15:32
    Permalink

    É verdade? Esse ” ratimbum” não é maldição? Se VC não acreditar. nada vai mudar . Assim também como muitos não acredita que existe o demonio da ” morte” , nada muda…
    As pessoas continuam falecendo, morrendo . A descrença não te transforma em um ser humano imortal. Nem te livrara das calamidades … aceita a Jesus Cristo e ele te dará a vida eterna só ele tem

    Resposta
  • 15/05/2018 em 08:14
    Permalink

    Por mim podem continuar cantando o tal ra Tim Bum nas minhas festas de Aniversário! A minha vida é super normal, com muitas alegrias e também algumas tristezas e tropeços, que fazem parte da vida. Definitivamente sou uma pessoa mais realizada e feliz a cada ano que passa!
    Paz pessoal! Ninguém ou credo algum e mais importante que outro. Foco nos objetivos e trabalho constante para alcançar o que se quer, sejam coisas materiais ou coisas da alma!

    Resposta
  • 05/05/2018 em 17:33
    Permalink

    Eu prefiro cantar para o aniversariante:é benção,é benção….(no lugar do pic)é hora,é hora….da vitória(no lugar do rátimbum).Abençoando a vida dele

    Resposta
    • 21/08/2018 em 21:46
      Permalink

      Kkk amiga que Deus te abençoe na sua escolha Jesus Cristo sempre está com tigo na fé

      Resposta
  • 05/05/2018 em 17:27
    Permalink

    Eu prefiro cantar pro aniversariante:é benção ,é benção….é hora,é hora…da vitória!abençoando a vida dele,ao invés de cantar palavras sem sentido ^_^

    Resposta
  • 30/04/2018 em 21:32
    Permalink

    As palavras tem poder em sua própria essência , se você não sabe o real significado de qualquer palavra, então não fale, muito menos diga as pessoas que isso é ignorância ou estupidez.
    “Maria vai com as outras” isso sim é estupidez.

    Resposta
  • 28/04/2018 em 09:17
    Permalink

    Tudo é nova era tudo e satânico…daqui a pouco nada vai se poder fazer porque e satânico…acho que metade disso e conversa pra boi dormir

    Resposta
    • 08/05/2018 em 13:15
      Permalink

      mano mais eu acredito nisso porque eu acho sempre acontece alguma coisa na festa sempre isso e vdd eu acredito po risso eu acho que e vdd

      Resposta
  • 23/04/2018 em 13:36
    Permalink

    Os que leram a materia do Boatos.org e perceberam a mentira dita pela outra parte. A verdade é tudo.

    Resposta
  • 15/04/2018 em 04:17
    Permalink

    Partindo do Zé Povinho é simples ignorância. Partindo de um pastor é estupidez.

    Resposta
    • 21/04/2018 em 23:50
      Permalink

      Vc é que é um ignorante com relação a vontade de Deus vai ler a bíblia

      Resposta
  • 14/04/2018 em 15:22
    Permalink

    Eu acho que as pessoas deveriao acreditar mas em Deus e nai se deixar se levar por besteiras que falam nas redes sociais .em um aniversario por exemplo ninguem esta ali para maldiciar ninguem mas sim um juntamento em familha para alegarmos , se fosse maldicao nao esistiriao mas ninguem abencoado neste mundo de Deus

    Resposta
    • 18/04/2018 em 14:16
      Permalink

      Outra coisa, foi afirmado que esse bordão era dito pelos Persas em Rituais Satânicos…. qual a fonte ? Desde qd os Persas promoviam esses rituais ?…Os Persas adoravam imagens d animais…..não do diabo………..baboseira mor

      Resposta
      • 10/05/2018 em 02:08
        Permalink

        E adorar imagens é idolatria, pecado, não é coisa de Deus. Ele é único e não há nenhum outro igual ou parecido!

        Resposta
  • 13/04/2018 em 20:34
    Permalink

    E porquê tem pessoas que fizeram vários aniversários e estão com suas vidas profissionais e familiares muito bem até hoje??

    Resposta
  • 13/04/2018 em 11:10
    Permalink

    Vc falou sobre fontes… Vamos dizer que está certo, não fez nenhuma menção à citação de sua fala. Isso é então boato de boato. Kkkkk

    Resposta
  • 12/04/2018 em 01:58
    Permalink

    Vc cobrou as fontes sobre a possível maldição do Ratimbum, mas não citou nenhuma fonte sobre as afirmações que fez…
    Poderia citá-las?

    Resposta
    • 17/04/2018 em 19:36
      Permalink

      Você é cego, rapaz? Uma pesquisa da FAPESP, uma das principais agências de pesquisa cientifica e tecnológica do país e o dicionario Etimologico Nova Fronteira da Lingua Portuguesa não são fontes pra você não?

      Mas um textinho do facebook é?

      Resposta
  • 11/04/2018 em 18:29
    Permalink

    A pergunta que eu faço é: Porque será que uma palavra aparentemente tão simples, causou uma grande discordância entre dois grupos de pessoas?
    E de alguma forma tentando menosprezar os que se dizem religiosos?
    Quem seria o previlegiado nesta discordância toda? Pensem…!!!

    Resposta
    • 12/04/2018 em 00:54
      Permalink

      Boa noite pessoal!
      Eu acho que antes de compartilhar, discordar, criticar a opinião de alguém Devemos ter informação, capacidade intelectual, educação respeito não se consegue na escola.
      Tá cheio de gente por aí achando que sabe tudo. Religiosidade não dar a ninguém a sabedoria de Deus, pessoas que acham que são politicamente corretas não entendem o que é, ou o que pode se tornar uma maldição na própria vida vai buscar informação em livros, dicionários e ETC… Fontes que vão distorcendo, e distanciando as pessoas da verdade.
      Vivemos em uma sociedade onde há indivíduo que destrói, envergonha, contamina o ambiente onde vive e se acha normal, coitados Deus tenha misericórdia.
      Examinemos a nois mesmo, busquemos informação direto na fonte que é Jesus Cristo, e, no manual da mais perfeita criatura de Deus que somos nois.
      E o manual é a BÍBLIA SAGRADA.
      E Quanto as palavras que vc não sabe o significado, não profira, por que você pode estar se amaldiçoando mesmo!
      E esse tipo de inteligência e discernimento. Só se adquire com Deus

      Resposta
    • 15/05/2018 em 19:44
      Permalink

      Eu te respondo.

      É vergonhoso uma pessoa ficar gritando no meio do Parabéns Jesus enquanto todos estão seguindo o Parabéns, principalmente quando essa pessoa é sua mãe.

      Resposta
  • 10/04/2018 em 23:28
    Permalink

    E MEIO SEM SENTIDO ESSA FRASE NO PARABENS ,MAIS TEM AQUELA MUSICA CHICLETE DO ANOS 80 DO PARABENS QUE COLOCARAM O RATIBUM, AI PEGOU

    Resposta
  • 06/04/2018 em 19:26
    Permalink

    Isso deve ser poderoso mesmo, faz mais de 30 anos que cantaram isso pra mim e até hoje minha vida é difícil. Deve ser essa maldição!!

    Resposta
    • 12/04/2018 em 14:36
      Permalink

      É sério que você acredita nesses contos da internet? Pelo visto deve acreditar em Papai Noel também…

      Resposta
  • 06/04/2018 em 15:27
    Permalink

    Muito boa a matéria. Agora a galera gosta é de polêmica, mostrar os fatos e descobrir que vem de uma brincadeira universitária não tem graça. O legal é falar que tem demônio no meio, e maldição. Porque se tem gente que adora falar nisso são esses fanáticos.

    Resposta
  • 26/03/2018 em 12:56
    Permalink

    Ai ai eu vou é para a escola infantil aprender coisas boas não deixo coisas ruins entra

    Resposta
  • 28/01/2018 em 21:59
    Permalink

    Fundamentalismo pseudo cristão puro e simples. Daqui a pouco os ignorantes vão chamar o Chaves de satânico porque o Seu Madruga diz muito “Com mil demônios”. Religião e ignorância são uma combinação tão perigosa quanto bandido e revólver.

    Resposta
  • 26/01/2018 em 15:41
    Permalink

    as pessoas precisam e respeitar o proximo ,nao e ofendendo e rebaixando ,todos nos temos livre arbitrio acredite no que quiser . apenas respeite ,o que falta as pessoas e amor ao proximo nao vai mudar nada voce ofender. tem gente que ensina pro filhos que existe papai noel tira ate foto com ele e seu filho , ensina que jesus nasceu em dezembro ,que coelho bota ovo ,que a cegonha que trouxe ele , quando a pessoa morre ele vai para o ceu , quando a pessoa morre foi Deus que quis que ela morresse onde esta escrito que isso e certo .? .

    Resposta
  • 24/01/2018 em 13:01
    Permalink

    Adoro esses crentes que vê maldição em tudo…. kkkkkk…. bem próprio das igrejas de hoje….

    Resposta
  • 09/12/2017 em 19:18
    Permalink

    Os crentes quer que todas as pessoas aceitem suas filosofia, e lançam essas histórias .no final só quem lança maldições são eles mesmos com sua seita e seu deus único. A mente é poderosa e são os únicos que aceitam ratimbum como maldição, então são eles quem trazem a maldição.

    Resposta
    • 05/02/2018 em 02:11
      Permalink

      Claro quem ta no mundao nao se importa mesmo quando DEUS VOLTAR QUERO VER

      Resposta
      • 06/04/2018 em 19:20
        Permalink

        Nem sou religioso mas fiquei chocado com essa informação! Deus que seria onipresente, foi-se daqui. Nem os religiosos o convenceram. Que pena!!

        Resposta
      • 15/04/2018 em 17:10
        Permalink

        Pelo que me consta DEUS NUNCA FOI …. ELE É e ESTÁ , então não há QUANDO VOLTAR ! Evidente !

        Resposta
    • 12/04/2018 em 01:08
      Permalink

      Jefferson: Se vc ainda estiver vivo resume a sua vida aí agora e vc verá que nada o que vc tem feito até agora tem dado certo. Porque será?
      Mais vc ainda tem uma soainda, entrega sua vida a Deus e vc verá o seu poder.

      Resposta
  • 20/11/2017 em 10:11
    Permalink

    “Magos Persas da Idade Média”

    HAHAHHAHAHAH

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)